O hacker e modder brasileiro, Vitor Vilela, anunciou há alguns dias o lançamento de uma versão modificada de Super Mario World, que pode ser jogada em telas widescreen, ou seja, é compatível com monitores e TVs 16:9 e 16:10.
Conforme explicado por Vilela no Github, ele conseguiu fazer o jogo rodar dessa forma expandindo a resolução horizontal em 96 pixels, aumentando de 256×224 para 352×224. Como o Super Nintendo original não possui essa resolução, é necessário utilizar o emulador bsnes-hd, focado em mods de alta resolução, para poder jogar.
Ele também disse que a proporção de pixels do SNES foi mantida e isso quer dizer que aquilo que você verá na tela é como seria se o videogame estivesse conectado a uma TV de verdade, mas com resolução widescreen.
NEW RELEASE: Super Mario World Widescreen (SNES) is now available for download! Explore the new expanded adventure, natively enhanced to work with modern screens. The true 2021 gaming experience mixed with the wonderful 1990 gaming golden age!
Download: https://t.co/UugJXT4Fvh pic.twitter.com/BDTMIECQhP
— Vitor Vilela (@HackerVilela) June 18, 2021
Ele informou que futuramente pretende dar suporte para outras proporções de resolução, citando 2:1 e 21:9, que ainda encontram-se em desenvolvimento.
Por último, Vitor disse que embora Super Mario World Widescreen tenha sido feito para ser jogado nos PCs, também dá para jogar em outras plataformas via RetroArch usando o “bsnes-hd beta”. Caso haja bugs, ele trabalhará o mais rápido possível para consertá-los.