GamesNotícias

Canal Fox usa vídeo de jogo do YouTube em Family Guy e o bloqueia após fazer isso

Muito provavelmente se você é assinante de TV a cabo e assiste aos canais da Fox, conhece bem o desenho Family Guy. O episódio desta semana (Run, Chris, Run) utilizou um vídeo colocado no YouTube em 2009 de um jogo de basquete do Nintendinho chamado Double Dribble, mostrando um bug que permitia a você sempre fazer cestas de três pontos.

Até aí tudo bem, só que logo após o episódio ir ao ar, a Fox informou ao YouTube que o vídeo original havia infringido direitos autorais e, acreditem, o YouTube pegou e o retirou do ar.

Esse bug mostrado acima realmente existe, e foi documentado por um usuário chamado sw1tched em fevereiro de 2009. O vídeo dele havia sido realmente bloqueado, como você pode conferir na imagem abaixo:

5AKRuMv

O YouTube, percebendo o erro, já colocou o vídeo no ar de novo, e você pode assistir abaixo e notar que o conteúdo dele é o mesmo utilizado pela Fox no episódio de Family Guy:

Mas aí você se pergunta, por que raios isto aconteceu? Bem, o YouTube possui algo chamado DMCA (Digital Millennium Copyright Act), que basicamente impede que uma empresa processe o site caso ele hospede um vídeo que tenha qualquer conteúdo com direitos autorais. O detentor do conteúdo pode usar o DMCA para pedir ao YouTube que derrube qualquer vídeo que tenha algo que ele alegue que tenha sido produzido por ele e esteja sendo transmitido sem autorização.

Para isso, temos o Content ID. Trata-se de um sistema do site que pode derrubar um vídeo automaticamente, caso a pessoa ou grupo que detém os direitos de seu conteúdo estabeleça que é isso que ele quer que aconteça, cabendo ao criador do vídeo provar que ele não quis infringir os direitos autorais.

O Content ID interpretou então que todo o conteúdo do episódio desta semana de Family Guy era da Fox, incluindo as cenas onde aparecem Double Dribble, julgando automaticamente que o vídeo de 2009 é que havia copiado o vídeo de 2016 da Fox, derrubando-o em seguida. Algo inacreditável.

O problema nesse sistema é que, por ser automatizado, às vezes acontecem esses erros grotescos. Ele ainda não consegue distinguir um conteúdo justo de algo que foi copiado ilegalmente.

De acordo com o site TorrentFreak, não é a primeira vez que isso acontece. Em agosto de 2015, uma transmissão ao vivo da Sky News foi interrompida pelo uso do DMCA, novamente pela Fox, alegando que a Sky News estava infringindo direitos autorais.

Via TorrentFreak

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!