GamesNotícias

Cartucho ou CD, qual a melhor mídia?

O Nintendo 64 foi o último console de mesa a utilizar cartuchos, e na época a indústria ficou satisfeita com esta notícia. O uso de discos compactos, os CD’s, se popularizou na quinta geração de videogames e desde então se tornou um padrão no segmento.

Entretanto os registros do Nintendo NX disponíveis na Internet indicam que o novo console híbrido (mesa e portátil) da Big N voltará a usar a mídia do século passado. Em um primeiro momento a atitude parece “vintage” demais, mas a verdade não essa. Entenda o porquê esta pode ser uma boa ideia.

Imagem conceitual do Nintendo NX
Imagem conceitual do Nintendo NX

Não se trata dos cartuchos dos anos 80

Quando se fala em cartucho muitas pessoas imaginam a mídia utilizada no SNES ou Mega Drive, mas com certeza não é isso que a Nintendo tem em mente. Desde os primeiros cartuchos do Nintendinho, lançado há 33 anos no Japão muita coisa mudou e a tecnologia evoluiu muito. Logo, quando se fala em cartucho pode-se pensar no atual formato de memória flash, ou seja, os famosos cartões de memória.

Cartões de memória? Mas isso pode dar certo?

Então, quais seriam as vantagens? Primeiramente a capacidade de armazenamento. Enquanto um Blu-Ray dual-layer chega a 50GB um cartão de memória pode ter 256GB de espaço, por exemplo. A produção de memórias também é mais barata do que a de discos, e além disso, são mais resistentes a quedas e variações do ambiente.

Outro fator importante é a instalação de jogos. Para ajudar o disco Blu-ray e o leitor óptico a ler o game é necessário instalar os jogos, por isso, os consoles atuais tem HD’s robustos, mas mesmo assim para muitas pessoas 500GB ou até mesmo 1TB é pouco espaço. Com memórias flash a instalação de mídia não seria necessária, pois a taxa de leitura é bem mais rápida.

E se a moda pegar, seria o fim da retrocompatibilidade no formato disco?

Caso as teorias sobre cartões de memória sejam verdade e Sony e Microsoft se adaptem ao padrão no futuro a resposta é sim, a menos que as empresas produzam consoles com os dois tipos de entrada ou algum leitor de disco como acessório opcional.

***

Por mais que tudo indique que a Nintendo vá realmente trabalhar com cartuchos, só o tempo nos revelará isso. Vale lembrar que o formato, de certa forma está presente nos atuais portáteis, PS Vita e 3DS/2DS e tem dado muito certo, então, é provável que não se tenha muito a temer caso os consoles voltem a usar “fitas”. E você, gostaria de ter cartuchos na sua estante novamente?

Gabriel Magalhães

Colaborador do GameHall, fundador do Forever Jogando e Analista de Marketing.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!