NotíciasYahoo

CCJ aprova PEC de isenção de impostos a jogos e consoles nacionais

Divulgação

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro planeja a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os games, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta terça (6) a Proposta de Emenda à Constituição que garante isenção de impostos para jogos eletrônicos e consoles fabricados no Brasil (via SenadoNotícias).

O benefício fiscal é previsto na PEC 51/2017 e recebeu voto favorável do relator, senador Telmário Mota (Pros-RR) e visa proibir estados e municípios de taxar esses produtos.

Para Mota, a proposta não evidencia privilégio para um setor econômico, “mas sim o aproveitamento de oportunidade real para o desenvolvimento dos jogos eletrônicos, com o incremento do emprego, dos lucros e também da arrecadação“.

Estamos seguros de que a imunidade, embora tenha impacto sobre a arrecadação específica dos impostos dispensados, no contexto geral, vai promover um incremento de arrecadação de tal monta que o saldo será positivo para os entes federativos“, acrescentou o relator , exaltando, ainda, seu mérito em lançar um “golpe fatal” sobre a pirataria desses produtos.

 Vale lembrar que essa redução só é válida em produtos que são totalmente fabricados aqui no Brasil.

A PEC agora segue para votação no Plenário.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!