Durante uma conferência com investidores, a CD Projekt RED disse que focou muito em Cyberpunk 2077 no PC, PS5 e Xbox Series, o que resultou em “tempo insuficiente” sendo gasto no jogo para PS4 e Xbox One.
“É mais sobre nós olhando – como foi afirmado anteriormente – o desempenho do PC e da próxima geração em vez da geração atual. Definitivamente, não gastamos tempo suficiente olhando para isso,” diz uma parte da transcrição da conferência.
“Em janeiro e fevereiro, você verá melhorias maiores – que já declaramos. Também afirmamos que, se a sua expectativa é que o jogo será igual a, digamos, próxima geração ou PC em termos de desempenho, isso definitivamente não vai acontecer. Dito isso, não estou dizendo que será um jogo ruim – mas se você tem expectativas em relação a, digamos, visuais ou outro ângulo de desempenho, são assim, então estamos declarando abertamente que não será o caso.”
CD Projekt Red had a conference call few hours ago where they admit that they didn't spend enough time on the last-gen versions of Cyberpunk 2077 and assume that Sony and Microsoft expected them to fix the problems before launch
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— Nibel (@Nibellion) December 15, 2020
Além disso, Adam Kiciński, CEO da CD Projekt, falou na conferência (via GamesIndustry.biz) que “subestimaram a escala e complexidade dos problemas” e também que “ignoraram os sinais” de que precisavam de ainda mais tempo para melhorar o jogo.
“Após três adiamentos, nós como Conselho de Administração estávamos muito focados em lançar o jogo,” disse Kiciński. “Subestimamos a escala e complexidade dos problemas, ignoramos os sinais sobre a necessidade de tempo adicional para refinar o jogo nos console base da geração passada. Foi a abordagem errada e contra a nossa filosofia de negócios. Além disso, durante a campanha, mostramos o jogo principalmente em PCs.”
Ao ser perguntado por que estavam mostrando o jogo rodando apenas em computadores de ponta, o CEO adjunto, Marcin Iwiński, disse: “A razão é que nós estávamos atualizando o jogo nos consoles da geração passada até o último minuto, e pensamos que conseguiríamos fazer isso a tempo.”
“Infelizmente isso resultou em dá-lo aos analistas apenas um dia antes do lançamento, o que definitivamente era muito tarde e a mídia não teve a chance de analisá-lo adequadamente. Isso não foi intencional; estávamos apenas arrumando o jogo até o último momento.”
A produtora também disse que mais funcionários na equipe não iriam prevenir estes problemas de acontecerem, que a Sony e Microsoft não tem culpa pelo que ocorreu e que a responsabilidade é inteiramente da CD Projekt.
Por fim, Kiciński informou que outros projetos da empresa estão normais e que após um descanso, terão uma “equipe sólida” trabalhando em atualizações para Cyberpunk 2077 “pelo menos até fevereiro”.
“Isso provavelmente levará mais algum tempo, mas é claro que estamos ramificando e trabalhando em projetos futuros também,” disse. “Também estamos programando férias; as pessoas estão cansadas e – independentemente da situação e independentemente dos patches, não vamos continuar trabalhando como antes; nosso pessoal precisa descansar um pouco. Teremos uma equipe forte trabalhando nos patches pelo menos até fevereiro.”