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Coca-Cola e McDonald’s estão entre as marcas mais conhecidas pelo público gamer no Brasil

A Pesquisa Game Brasil 2022 (PGB 2022) divulgou hoje o painel “Marcas do Coração” atualizado conforme a 9ª edição do estudo.

Por meio de uma análise de mais de 280 marcas de 19 setores diferentes, o ranking mensura quais são as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e utilizados pelo público de jogos eletrônicos no país.

Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas pelo público de jogos eletrônicos no Brasil. Os segmentos de meios de pagamento, café, cerveja, bebidas alcoólicas, food services, lojas de vestuário e roupas, além da separação entre snacks salgados e doces, são novidades da PGB 2022.

BANCOS
• Marca mais conhecida: Nubank (82,2%)
• Marca mais utilizada: Nubank (55,4%)

CARTÕES DE CRÉDITO
• Marca mais conhecida: 
Mastercard (90,2%)
• Marca mais utilizada: Mastercard (77,1%)

MEIOS DE PAGAMENTO
• Marca mais conhecida: PicPay (84,1%)
• Marca mais utilizada: PayPal (65,8%)

TELECOMUNICAÇÕES
• Marca mais conhecida: VIVO (83,1%)
• Marca mais utilizada: VIVO (44,9%)

REFRIGERANTES
• Marca mais conhecida: Coca-Cola (93,9%)
• Marca mais consumida: Coca-Cola (81,7%)

ENERGÉTICOS
• Marca mais conhecida: Red Bull (92,0%)
• Marca mais consumida: Red Bull (70,0%)

CAFÉ
• Marca mais conhecida: 3 Corações (82,0%)
• Marca mais consumida: 3 Corações (56,8%)

CERVEJA
• Marca mais conhecida: Brahma (84,1%)
• Marca mais consumida: Heineken (56,1%)

BEBIDAS ALCOÓLICAS
• Marca mais conhecida: Johnnie Walker (65,6%)
• Marca mais consumida: Smirnoff (45,2%)

SNACKS SALGADOS
• Marca mais conhecida:
 Doritos (76,2%)
• Marca mais consumida: Doritos (56,5%)

SNACKS DOCES
• Marca mais conhecida: BIS (76,7%)
• Marca mais consumida: BIS (65,0%)

FOOD SERVICE
• Marca mais conhecida: 
McDonald’s (80,8%)
• Marca mais utilizada: McDonald’s (64,3%)

APPS DE ENTREGA DE COMIDA
• Marca mais conhecida: 
iFood (90,4%)
• Marca mais utilizada: iFood (84,9%)

APPS DE TRANSPORTE
• Marca mais conhecida: Uber (93,4%)
• Marca mais utilizada: Uber (83,8%)

COSMÉTICOS
• Marca mais conhecida:
 O Boticário (87,8%)
• Marca mais utilizada: O Boticário (71,2%)

LOJAS DE VESTUÁRIO
• Marca mais conhecida: 
Riachuelo (83,3%)
• Marca mais utilizada: Renner (56,7%)

TÊNIS
• Marca mais conhecida: 
Nike (87,5%)
• Marca mais utilizada: Nike (62,3%)

ROUPAS
• Marca mais conhecida: Nike (79,6%)
• Marca mais utilizada: Nike (57,8%)

AUTOMÓVEIS
• Marca mais conhecida: FIAT (84,1%)
• Marca mais utilizada: Chevrolet (24,5%)

Mais dados da pesquisa

Desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2022 mostra que 74,5% da população no Brasil joga algum tipo de jogo, maior marca histórica desde o início do estudo. Além de jogar, o público gamer brasileiro também possui um comportamento de consumo consistente, ainda mais quando se considera que 78,6% possui cartão de crédito e que 71,8% realizam investimentos em diversas esferas, como na poupança (36,3%), em renda fixa (21,5%) e em criptomoedas (17%), de acordo com dados da 9ª edição da pesquisa.

Cabe destacar que a faixa etária dos jogadores no Brasil é equilibrada, sendo ocupada em maior parcela pelo público que tem de 20 a 24 anos (25,5%). Na sequência, adolescentes de 16 a 19 anos representam 17,7%; pessoas de 25 a 29 anos representam 13,6%; pessoas com 30 a 34 anos representam 12,9% e quem tem de 35 a 39 anos representa 11,2% do público.

Em relação à classe social, a PGB 2022 mostra que a maioria do público é de classe média (B2, C1 e C2), com 62,7%, enquanto que pessoas de classe A representam 13,5%, procedidas pela classe média alta (B1), com 12,3%; e pela base da pirâmide (classes D e E) com 11,6%. Já em relação à renda média familiar dos jogadores, a maioria (29,1%) declara ter de R$ 2.090,01 à R$ 4.180, procedida por pessoas que recebem até R$ 2.090 (27,5%). O público com renda de R$ 4.180,01 à R$ 10.450 é de 26,7%.

Em relação às marcas de videogames domésticos, a PGB 2022 mostra que o PlayStation 4, da Sony, é como o console mais popular, estando em posse de 34,1% dos gamers brasileiros, seguido pelo Xbox 360, da Microsoft, presente na casa de 24,3% dos jogadores no Brasil. A plataforma favorita para jogar jogos eletrônicos no país é o smartphone, com 48,3% da preferência, seguido pelos computadores, com 23,3% (na soma entre desktops e notebooks), e pelos consoles domésticos, com 20%.

Acesse o site oficial da PGB para obter mais informações e baixar a versão gratuita do estudo.

Foto em destaque: Reuters/Regis Duvignau

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