Notícias

Como jogar a serie ‘Metal Gear Solid’ na ordem cronológica

IMAGEM DE ABERTURA

Algumas franquias de videogame conseguiram evoluir com o passar do tempo, sem”prequels” – ou jogos precursores — ou “spin-offs”: apenas com uma história continua. Outras franquias, nem se preocuparam com a existência de uma linha do tempo, em vez disso, optam por manter suas histórias separadas umas das outras.

Por quase 30 anos, Metal Gear teceu uma das mais detalhadas – e embaraçosas – histórias nos videogames. Mesmo que não seja a franquia mais fácil para se adentrar, é incrível ver que Metal Gear manteve sua história intacta com o passar dos anos. Dito isso, os jogos não foram lançados em ordem cronológica: muito longe disso!

Para se ter uma ideia, o primeiro Metal Gear, lançado em 1987 para MSX2,  serve como o ponto médio da série – provando que nem sempre é fácil dizer quais jogos vêm antes e depois na linha do tempo.

Caso você seja um novato na serie Metal Gear e deseja começar a jogar a partir do início, acompanhe abaixo a ordem cronológica da franquia de ação furtiva de maior sucesso nos games, e fique tranquilo que não daremos spoilers:

Metal Gear Solid 3: Snake Eater (Originalmente lançado para PlayStation 2)

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Ambientado para o ano: 1964
Personagem principal: Naked Snake

Snake Eater é o 5º jogo da série e foi lançado originalmente em 2004. Cronologicamente trata-se do primeiro, e em Snake Eater, os jogadores aprendem as origens do Big Boss e conhecem os eventos iniciais da história de toda a franquia. Ambientado na Rússia da época da Guerra Fria, a história se centra no agente da unidade FOX, Naked Snake, cujas missões são resgatar um fabricador de armas e sabotar uma superarma experimental. Os jogos anteriores se passavam em ambiente urbano, mas em Snake Eater a franquia adotou uma floresta soviética dos anos 60 como atmosfera principal, com as armadilhas semi-futurísticas de alta tecnologia.

Metal Gear Solid: Portable Ops (Originalmente lançado para PSP)

Metal Gear Solid Portable Ops

Ambientado para o ano: 1970
Personagem principal: Naked Snake

A América do Sul foi o local escolhido para os acontecimentos em Portable Ops, lançado em 2006 para PSP. O jogo, que se passa seis anos após os eventos de Snake Eater, foca nos atos de Naked Snake após a sua ex-unidade, a FOX, tornar-se renegada. Portable Ops também acompanha os fatos que proporcionaram a fundação da FOXHOUND e dos Patriots, como também a inspiração do estado militar Outer Heaven. O jogo serviu como um protótipo na mecânica de construção de exércitos utilizada em Peace Walker e The Phantom Pain.

Metal Gear Solid: Peace Walker (Originalmente lançado para PSP)

Metal Gear Solid Peace Walker

Ambientado para o ano: 1974
Personagem principal: Naked Snake

Lançado originalmente para PSP em 2010, Metal Gear Solid: Peace Walker acontece na Costa Rica, em 1974, quando uma força militar desconhecida ameaça o mundo com armas nucleares e invade o país.  No papel de Snake, que agora não faz mais parte das forças secretas americanas, juntamente com Kazurira Miller (Master Miller) são contratados para livrar o país desta invasão e por fim ao perigo. O Big Boss agora está no comando dos Militares Sem Fronteiras, soldados sem pátria, que tem como causa ajudar os necessitados, acreditando em seus ideais e seguindo as ordens de Snake.

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes 

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes

Ambientado para o ano: 1975
Personagem principal: Naked Snake

O décimo título da franquia Metal Gear foi lançado em 2014 e sua história acontece depois de Metal Gear Solid: Peace Walker. Ground Zeroes é a primeira parte de Metal Gear Solid V, servindo de prólogo a Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. O jogo segue a história da infiltração de Big Boss em um acampamento em Cuba para resgatar a agente dupla da Cipher “Paz” e a criança soldado “Chico” – ambos de Peace Walker.  Originalmente planejado para ser lançado com The Phantom Pain, servindo como uma missão prólogo assim como em Metal Gear Solid 2 e 3, mas o longo tempo de produção em The Phantom Pain fez com que o criador, designer e diretor Hideo Kojima tivesse que dividir o projeto em dois, de forma que os jogadores tivessem “acesso antecipado” a novidades e à nova jogabilidade de Metal Gear Solid V.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain 

Metal Gear Solid V Phantom Pain

Ambientado para o ano: 1984
Personagem principal: Punished ‘Venom’ Snake

Sem estragar a experiência de quem ainda não jogou o último lançamento da série, The Phatom Pain, que acontece no Afeganistão, reproduz uma história sobre vingança, tanques gigantescos e Diamond Dogs. No papel do mercenário Punished “Venom” Snake, que se aventura na África (no decorrer da Guerra Civil Angolana, na fronteira Angola-Zaire) e no Afeganistão durante a Guerra Soviética-Afegã, para procurar vingança sobre as pessoas que destruíram as suas forças e que quase o mataram durante os eventos ocorridos nove anos atrás, em Ground Zeroes.

Metal Gear (Originalmente lançado para MSX2)

Metal Gear MSX

Ambientado para o ano: 1995
Personagem principal: Solid Snake

O primeiro jogo da série Metal Gear foi lançado em 1987 para o MSX2 e, posteriormente, com uma conversão um pouco inferior para o NES/Famicom. O primeiro jogo da série serviu não apenas como uma introdução para um dos maiores heróis dos videogames, mas como modelo para jogos do gênero furtivo. Metal Gear se passa em uma fortaleza chamada Outer Heaven, que foi criada por um soldado veterano e está localizada em uma região florestal da África do Sul. A premissa do jogo gira em torno de um soldado das forças especiais apelidado de ‘Solid Snake‘, que possui uma única missão em Outer Heaven: destruir Metal Gear, um tanque bípede capaz de lançar mísseis nucleares para qualquer região do mundo. Metal Gear foi responsável por colocar o designer Hideo Kojima em evidência, e o fato de que a série viva há 28 anos, mostra o quão à frente de seu tempo ela realmente esteve.

Metal Gear 2: Solid Snake (Originalmente lançado para MSX2)

MG2 - Solid Snake

Ambientado para o ano: 1999
Personagem principal: Solid Snake

Lançado também para MSX2, em 1990, Metal Gear 2 foi como uma expansão e melhoria de quase tudo do original: o modo furtiva, os personagens, a história, a apresentação, tudo foi bastante melhorado. Solid Snake deve infiltrar-se em um território com uma defesa de alto nível, chamado Zanzibar Land que se situa entre a União Soviética, Paquistão, China e Afeganistão. A missão de Snake é salvar o cientista sequestrado, Dr. Kio Marv, responsável por criar uma bactéria que fermenta petróleo de excelente qualidade e, também, encontrar e destruir o Metal Gear D.

Metal Gear Solid (Originalmente lançado para PlayStation)

Metal Gear Solid

Ambientado para o ano: 2005
Personagem principal: Solid Snake

Primeiro jogo da série lançado no PlayStation, em 1998. O agente especial aposentado Solid Snake foi despachado para Shadow Moses, uma ilha fortificada remota no Alasca. Sua missão é colocar fim em um motim sucitado pela FOXHOUND, uma célula terrorista que controla o segredo da ilha: uma arma ambulante do apocalipse nuclear Metal Gear Rex.

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (Originalmente lançado para PlayStation 2)

Metal Gear Solid 2

Ambientado para o ano: 2007-2009
Personagem principal: Raiden

Disfarçado como Iroquois Pliskin – referência ao herói de Fuga de Nova York –, Snake é apenas um observador durante a maior parte de Metal Gear Solid 2, porque os holofotes se voltam para um novo rosto: o agente Raiden, da FOXHOUND. Após o prólogo no petroleiro, o agente de cabelos loiros é mandado para uma plataforma de petróleo que foi sequestrada, chamada Big Shell, para resgatar o presidente dos Estados Unidos, mantido como prisioneiro pelo grupo rebelde antiterrorismo Dead Cell. 

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (Exclusivo para PlayStation 3)

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Ambientado para o ano: 2014
Personagem principal: Old Snake

Em meio a campos de batalha projetados para refletir um século de guerra, gerações de personagens decidiriam seus destinos. Na abertura no Oriente Médio, o jogo introduz Old Snake. Antes conhecido com Solid Snake, esse lendário soldado está perdendo a batalha contra dois inimigos mortais: a velhice e um vírus mortal criado pelo homem chamado FOXDIE. Cinco anos após o incidente com Big Shell em Metal Gear Solid 2, o mundo entrou em uma nova era de guerras, em que exércitos de propriedade de companhias militares particulares alimentam a economia mundial com intermináveis conflitos. O principal acionista é Liquid Ocelot, uma mistura mutante dos dois mais ferozes adversários de Snake. Controlando o sistema, estão os Patriotas, um governo secreto que conseguiu implantar nanomáquinas controláveis em todos os soldados e armas existentes na Terra. O que Snake e seus aliados ignoram é que o poder está prestes a mudar de mãos. Metal Gear Solid 4 eleva os padrões de produção da série para um novo patamar, pois anteriormente a franquia era limitada à montanhas de textos e narrações. A emoção em Guns of the Patriots está visível no rosto dos personagens, em especial Hal “Otacon” Emmerich – personagem recorrente na série, dono de um passado bastante trágico.

Metal Gear Rising: Revengeance 

Metal Gear Rising Revengeance

Ambientado para o ano: 2018
Personagem principal: Raiden

Lançado em 2013, Metal Gear Rising foi produzido pela Platinum Games em parceria com a Kojima Productions no desenvolvimento do design dos personagens. A história é um “spin-off” da série Metal Gear, com um enredo que se passa quatro anos depois dos eventos de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots e foca-se no cyborg ninja de nome Raiden, em uma luta contra a empresa militar privada envolvida em atividades terroristas, a Desperado Enterprises.

Essa é toda a franquia Metal Gear em ordem cronológica. Claro que, jogá-la dessa maneira dará muito mais trabalho, mas caso você venha a realizar esse feito, conte para a gente logo abaixo.

Victor Coelho

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Cosplayer do Aaron Paul. Apaixonado por música, tecnologia e games. Comentarista no EGames, da RedeTV!, na Rádio Gazeta, jornalista de entretenimento, cantor e instrumentista.

Artigos relacionados