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Como melhorar o ranking de procura local



São cada vez mais as pessoas utilizam o Google como ferramenta de pesquisa, assim sendo a procura local é uma das melhores maneiras de alavancar o seu negócio (principalmente se a sua maior fonte de receitas é uma loja física como por exemplo um restaurante).

Quando um consumidor utiliza a internet para pesquisar por um determinado produto ou serviço, ele não procura por um negócio qualquer, mas sim por algo que fique relativamente perto da sua área de residência ou local de trabalho devido à facilidade de acesso.

Desta forma, você vai com toda a certeza querer que o seu negócio apareça no topo dos resultados apresentados para a procura orgânica que inclua a localização geográfica.

Felizmente é possível aumentar o seu ranking de procura local, e para isso basta seguir estas 10 dicas que temos para lhe dar.

10 dicas para melhorar o ranking de procura local do seu negócio

10 – Tenha em conta a experiência de utilização do cliente

Se o seu objetivo passa por melhorar o ranking do seu negócio nos motores de busca, é muito importante aplicar boas técnicas de SEO local (ou seja, técnicas que permitem que os algoritmos dos motores de busca assumam o seu negócio como relevante para a pesquisa de um serviço para determinada zona).

Embora lhe possamos dar diversas dicas nesse sentido, uma das mais importantes passa por colocar-se na pele do cliente, ou seja, escreva para esclarecer as dúvidas do mesmo melhorando desta forma a experiência do utilizador no seu site.

É muito importante que o seu site seja user-friendly e responsivo em dispositivos móveis, uma vez que mais de 70% das pessoas realiza pesquisas no telemóvel.

9 – Publique conteúdo exclusivo para aquela localidade

É muito comum que as empresas bem-sucedidas no ranking de procura local produzam conteúdo exclusivo para determinada localidade. Assim sendo, se quer aumentar o seu ranking de procura local, deve apostar em conteúdos que atraiam as pessoas até á sua loja.

Imagine que tem um restaurante em Sintra, ao publicar conteúdo relevante sobre Sintra (por exemplo locais a visitar) as pessoas acabem por associar o seu restaurante a informação que foi valiosa para eles, e numa visita a esta localidade vão acabar por ir comer ao seu restaurante.

8 – Responda a comentários

Embora muitos empresários não saibam, sempre que um cliente deixa um comentário no seu site ou que identifique a empresa, os mesmos ajudam a aumentar o ranking dessa página nos motores de busca.
Assim sendo, é importante que motive sempre os seus clientes a deixarem comentários e avaliações online.
Independentemente da mesma ser positiva ou negativa, deve sempre responder de forma simpática (ou pedir desculpa se for esse o caso), pois vai estar a melhorar a sua reputação e consequentemente o seu ranking nos motores de busca.

7 – Ter um site mobile friendly

Tal como dissemos anteriormente, mais de 70% dos utilizadores fazem pesquisas através de dispositivos móveis. Assim sendo, o Google mudou o algoritmo, de modo a privilegiar os sites que sejam compatíveis com este tipo de dispositivo.

Se quer mesmo aumentar o seu ranking de procura local, o seu site deve proporcionar ao seu cliente uma boa utilização independentemente de o acesso ser feito por telemóvel, tablet ou computador.

Neste ponto, é também importante que tenha cuidado com o tamanho da imagens que usa (no caso de não ter nenhuma imagem alusiva, saiba que pode utilizar um banco de imagens grátis para fazer download da mesma).

6 – Use palavras-chave maiores

Uma das técnicas mais importantes para melhorar o SEO do seu site é a utilização de palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio.

Ao utilizar palavras-chave maiores, além de ajudar o cliente a encontrar um serviço específico, também melhora a sua classificação no ranking dos motores de busca (uma vez que está a utilizar palavras que não têm tanta concorrência).

Por exemplo se tem um cabeleireiro exclusivo para mulheres poderá utilizar “cabeleireiro feminino no Porto” em vez de “cabeleireiro no Porto”.

5 – Páginas localizadas

De forma a aumentar o seu ranking de procura local, não pode apenas colocar o nome da empresa no título e no conteúdo da primeira página do site.

Quanto mais específico for na produção de conteúdos, melhor para a sua empresa. Por exemplo, em vez de utilizar “cabeleireiro em Lisboa” utilize “cabeleireiro masculino em Campo de Ourique”. Esta especificidade vai aumentar a probabilidade de melhorar a sua classificação nos motores de busca.

4 – Conseguir links fora do seu site

As páginas brancas e os sites de classificados não são a única alternativa para conseguir obter links fora do seu site.

Pode através de diversas parcerias, incentivar outros sites (ou meios de comunicação locais e blogues) a criarem links que redirecionem para o seu site.

É importante que tenha em conta que patrocínios, eventos e uma boa rede de networking podem ser ótimos para aumentar a sua exposição online.

3 – Listagens de empresas

A colocação da sua empresa num site como as páginas amarelas ou classificados é uma das partes mais importantes para ajudar á otimização do ranking de procura local, uma vez que além de aumentar a sua visibilidade, permite que o Google indique que a sua empresa é relevante e confiável para determinado tipo de produto ou serviço.

2 – Identidade consistente

Uma das avaliações mais importantes que os motores de busca fazem a um negócio online, é verificar se o nome, morada e telefone são iguais em todas as referências.

As variações (mesmo que sejam pequenas) são suficientes para que os motores de busca sejam confundidos, diminuindo desta forma o ranking dos mesmos. Assim sendo, seja consistente em todas as citações de morada, nome e contacto.

1 – Tenha a página do Google Business preenchida

Embora seja a dica mais simples, é também aquela que tem um maior impacto positivo no ranking de procura local. A página do Google Business é aquela que vai permitir que a sua empresa apareça registada no Google Maps.

De forma a ter um perfil bastante atrativo para os motores de busca, deve preencher todos os campos (morada, número de telefone, horário de funcionamento…), e se possível adicione também fotografias do local e dos funcionários.

Agora que já sabe 10 maneiras simples, práticas e eficazes de melhorar o seu ranking de procura local através dos motores de busca, comece a alavancar as suas vendas offline através das mesmas.

Sammy Anderson

Fundador do GameHall e produtor do programa Versus.
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