Share Button

Já faz um tempo que os videogames deixaram de ser apenas uma brincadeira. Com o surgimento dos eSports, as competições passaram a ficar cada vez mais sérias e, claro, o dinheiro envolvido nas disputas é uma prova disso. Obviamente, como existem muitos jogos perfeitos para competições, alguns acabam ficando mais populares do que outros.

Por esse motivo, resolvemos criar uma pequena lista com alguns dos jogos mais populares do eSport. Como você irá perceber, todos os jogos apresentados são capazes de movimentar as massas e oferecer premiações que superam, por muito, a casa dos milhões. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim e conhecer um pouco mais sobre os fenômenos que têm mexido com o mundo dos games.

Divulgação

PUBG – Playerunknown’s Battlegrounds

Lançado em 2017, e disponível para diversas plataformas, Playerunknown’s Battlegrounds, o popular PUBG, se tornou um sucesso rapidamente. Já no fim do ano do seu lançamento, o game contava com 2 milhões de jogadores simultâneos.

Em linhas gerais, podemos dizer que PUBG é um dos maiores expoentes entre os games do gênero Battle Royale, competindo diretamente com outro fenômeno, chamado Fortnite. Até hoje, o game já distribuiu mais de 10 milhões de dólares em prêmios e promoveu 131 torneios.

Divulgação

Overwatch

Lançado em 2016, Overwatch foi uma surpresa em relação ao padrão dos jogos já lançados pela Blizzard. O game é um belo FPS, que tem um caráter extremamente voltado para um gameplay cooperativo, apresenta heróis curiosos e um enredo interessante.

Competindo contra games como Team Fortress 2 e Battlefield 4, Overwatch foi um dos games que mais cresceram nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, a estreia da Overwatch League ajudou a deixar o game ainda mais popular. Seus números indicam que o game já distribuiu mais de 13 milhões de dólares em prêmios e promoveu 645 torneios.

Hearthstone Goblins vs Gnomes - Topo
Divulgação

Hearthstone

Hearthstone, cujo título original era Hearthstone: Heroes of Warcraft, é mais um dos grandes sucessos da Blizzard. Lançado em 2014, o jogo se tornou muito popular ao longo dos anos e seu gameplay acabou se tornando muito interessante para as competições do eSport.

Em linhas gerais, Hearthstone é um jogo estratégico de cartas. Essas cartas são baseadas no universo do famoso Warcraft. Resumindo, a Blizzard deu uma nova visão para o seu universo mais famoso. Ainda hoje, o Campeonato Mundial de Hearthstone é um dos grandes eventos do mundo do eSport e o game já ofereceu quase 17 milhões de dólares nos 828 torneios que já foram realizados.

Divulgação

Fortnite

Muito provavelmente, Fortnite é o maior nome entre os games do gênero Battle Royale. O game foi lançado em 2017 e promoveu uma verdadeira revolução, fazendo a Epic Games se tornar uma das novas gigantes da indústria dos games.

No ano passado, Fortnite alcançou a quinta colocação entre os jogos do eSport que mais distribuíram prêmios. Os registros do game indicam mais de 26 milhões em prêmios, oferecidos em 291 torneios. Para 2019, a Epic Games prometeu distribuir 100 milhões em prêmios e a Copa do Mundo de Fortnite.

Divulgação

StarCraft II

Novamente, temos um jogo da Blizzard entre os mais populares do eSport. Na verdade, o nome StarCraft tem sido uma das constantes na cena competitiva, já que o primeiro game foi um dos precursores das disputas virtuais.

O game foi lançado em 2010, aparecendo com um destaque entre os jogos do gênero RTS. A Blizzard criou diversas competições famosas com o jogo e já ofereceu mais de 30 milhões de dólares em prêmios, promovendo 5324 torneios ao longo dos anos.

Divulgação

League of Legends

League of Legends foi um dos games que ajudaram a deixar o mundo do eSport em evidência. Não à toa, as competições envolvendo o jogo continuam movimentando muitas pessoas e muitos milhões de dólares. O game foi lançado em 2009 e continua firme e forte com suas competições emocionantes.

As competições promovidas pela Riot Games sempre chamam muita atenção, pelas grandes disputas e pelos prêmios. Até hoje, League of Legends já ofereceu mais de 66 milhões de dólares, em 2242 torneios. Sem dúvidas, o game é uma das grandes referências no mundo do eSport.

Divulgação

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)

Conhecido ela abreviação CS:GO, o game Counter-Strike é o quarto título de uma franquia que possui uma longa história em competições. O game é um dos grandes jogos do gênero FPS e suas disputas geralmente dão origem a relatos memoráveis e muito importantes para o universo do eSport.

Lançado em 2012, o game continua sendo muito bem explorado pela Valve, que, em 2018, adicionou uma versão Battle Royale ao título e passou a oferecê-lo de graça para os jogadores. Por ser um veterano na cena competitiva, o game já ofereceu quase 75 milhões de dólares em prêmios e promoveu 4018  torneios.

Divulgação

Dota 2

Dota 2 é uma das lendas do eSport. Lançado em 2013, o game conquistou os jogadores e se tornou o maior ícone da cena competitiva no mundo dos games. Até hoje, Dota 2 já ofereceu quase 180 milhões de dólares em prêmios e promoveu 1088 torneios.

O game é o sucessor de Dota e seu gameplay foi uma verdadeira referência para os jogos dos gênero RTS e MOBA. Aliás, os “pro players” de Dota 2 são conhecidos por serem os mais bem pagos do mundo (em relação às premiações). Isto é, temos aqui um título que ajudou a construir esse mundo de disputas virtuais que não para de crescer.

E isso é apenas o começo!

Como pôde notar, os jogos mais populares do eSport são, na verdade, máquinas de gerar dinheiro. Por esse motivo, não é de se estranhar que as premiações continuam aumentando de uma forma surreal. Embora tenhamos jogos do início da década figurando na lista, muitos ainda permanecem no topo do ranking de favoritos.

No futuro, é possível que outros fenômenos surjam e que alguns games mais recentes alcancem um patamar maior, em termos de popularidade. De todo modo, esses jogos são a prova de que o mudo do eSport veio para ficar e ainda vai promover muitas competições lendárias. Até mais!