Entrevista

Conheça a cosplayer Letícia Faria, a Lara Croft do Anime Friends 2014

por Márcio Alexsandro Pacheco

Milhares de pessoas estiveram pelo Anime Friends 2014, realizado em São Paulo na semana passada e que reuniu, num mesmo espaço, as mais diversas tribos da cultura pop. Por lá você encontrava fãs de animes, mangás, quadrinhos, super-heróis, RPGs, séries, cinema, videogame, entre outros, listar tudo aqui é uma missão impossível. Mas certamente uma das atrações mais aclamadas neste mega evento são os famosos “Cosplays“.

O termo “Cosplay” é uma abreviação do inglês “Costume Play“, que pode ser traduzido como “representação de personagem“, ou seja, consiste da pessoa se fantasiar como o seu personagem favorito, seja de animes, mangás, comics, videogames e até da vida real está valendo. Além da fantasia, muitas vezes fruto de um árduo trabalho artesanal meticuloso e nem sempre muito barato, um bom cosplay também é acompanhado pela interpretação da pessoa imitando o personagem, geralmente uma pose característica. Em alguns casos pode acontecer até mesmo um mini teatro, em que o Cosplayertermo designado para os participantes dessa atividade – deve falar e agir como o seu personagem.

pôster oficial do jogo vs cosplay

O site Gamehall Network esteve no Anime Friends 2014 e teve a oportunidade de conferir de pertinho muitos desses cosplays (você pode ver nossa galeria de imagem clicando aqui) e um que mais nos impressionou foi a da paulista Letícia Faria que personificou a personagem Lara Croft, do novo “Tomb Raider” lançado recentemente. Letícia há pouco tempo descobriu o universo cosplay e ainda está aprendendo as manhas da atividade, mas sua fama e legião de fãs cresce a cada dia e a cada evento – e um aviso que vai quebrar o coração de muita gente: ela tem namorado!

Nós conversamos com ela e agora trazemos a entrevista exclusiva, para que você possa conhecer melhor esse fantástico universo do Cosplay pelos olhos de uma Cosplayer. Confira abaixo a entrevista completa:

Entrevista

Gamehall – Olá Letícia, em primeiro lugar gostaríamos de agradecer por conceder um pouco do seu tempo para nós. Para começar, faça sua apresentação aos nossos leitores falando um pouco de você, onde mora, idade, se estuda, trabalha, se gosta de animes, videogames, etc.

R: Olá a todos! Eu que agradeço a oportunidade. Meu nome é Letícia, moro em São Paulo – SP, sou estudante e pretendo me formar em aviação militar como piloto e também me formar em veterinária. Gosto de videogames e sou sonysta. Sou muito fã de “Transformers”, “Tomb Raider” e “Dragon Ball” (mas não curto animes, já que DB pra mim é arte rs), gosto muito de zumbis e AMO “The Walking Dead”.

GH – Conte-nos sobre sua vida de cosplayer. Como ela começou, quais foram suas influências, alguém ajudou?

R: Eu não me lembro muito bem como, mas eu soube de um evento, em 2012 ,que se chamava “Zombie Walk”. Eu, toda fã de zumbis, inventei de fazer uma ”roupa” da Jill Valentine ,bem armário mesmo, e nem sonhava na palavra ”cosplay”. Aí conheci um cara lá que me indicou o AnimABC, um evento de anime que ocorreria na mesma semana, e eu resolvi ir. Conheci muita gente lá,  aos poucos fui entendendo e aprendo o significado de cosplay e finalmente mudei meu cosplay de Jill Valentine (UFA)! rs

GH – O que a sua família e amigos acham disso? Eles te apoiam a fazer cosplays? E o seu namorado, não tem ciúmes com o assédio da galera em cima de você? Ele também faz cosplay?

R: Eles ficam bobos. Apoiam super! Quando mostro minhas entrevistas e minhas fotos na internet eles ficam hiper orgulhosos. Meu pai é quem mais me apoia e compra tudo pra mim!Meu namorado tem um pouco de ciúmes , claro! É impossível não ter. Ele faz sim, e há muito mais tempo do que eu (e eu também tenho muito ciúmes dele rsrsrs).

GH – Fiquei bastante impressionado com o seu cosplay de Lara Croft, você realmente personificou a personagem. Como surgiu a ideia de faze-la e como você se preparou para ela? Você já a conhecia dos games antigos ou só do mais atual?

R: Lol obrigada! Meu pai comprou o jogo e eu fui dar uma jogadinha. Essa jogadinha fez eu zerar o jogo em 5 horas seguidas rsrsrs, realmente fiquei muito fã do jogo e resolvi fazer o cosplay. Aí postei no Facebook e tudo mundo gostou da ideia. Eu estava bem viciada na Lara nessa época, então eu me empenhei muito em fazer todos os detalhes da roupa dela! Eu conhecia sim, mas não entendia nada. Depois que fui me envolvendo. Hoje sou muito fã de “Tomb Raider”.

Jill Valentine

GH – Quais outros cosplays você já fez? 

R: Fiz pouquinhos, tenho pouco tempo como cosplayer. Fiz a Jiil Valentine do RE3 e do RE- Apocalipse, Ada Wong do RE4, Padmé Amidala do Star Wars, Lara Croft do Tomb Raider 2013, e a EVA do Metal Gear Solid 3.

GH – Quais as maiores dificuldades para um cosplayer (alguma roupa já chegou a rasgar em eventos, cair e pagar mico, chuva?). Alguém já chegou a te criticar ou dizer que cosplay é “perda de tempo” ou “coisa de criança“?

R: Já descolou meu coldre num evento! fiquei com muita raiva porque não tinha levado super bonder! rsrsrs Já peguei chuva também!!! Mas nunca estraguei cos em evento. Claro que eu sempre estou arrumando e dando uns retoques a cada lugar que vou. Já fui criticada sim. Mas fazer o que,  é bem normal isso. Nunca me disseram que o que eu faço é perda de tempo, mas já vi comentários assim em fotos de outras pessoas.

Ada Wong

GH – Você gasta muito nas confecções de suas roupas? A de Lara Croft por exemplo, parece ser simples de se fazer, como foi a produção dela?

R: Em alguns sim. Parece simples mas não é rsrsrs… Deu muito trabalho. Eu fiz todos os acessórios. Não foi fácil, foram meses de trabalho. E o que eu não pude fazer (minha AK e meu machado, por exemplo) foram bem caros e demoraram muito para chegar. Eu dei muito duro nele, e ainda estou fazendo mudanças a cada evento que vou, porque pra mim ainda não está ótimo rsrsrs…

GH – Você acha que qualquer um pode fazer cosplay? Há alguma regra?

R: Com certeza! Para mim não há regras, pois o enfoque principal é a diversão.

Eva

GH – Você participa de eventos, concursos? Já chegou a ganhar alguma coisa?

R: Sempre estou em eventos. Concursos não sou fã, porém já participei de alguns e já ganhei 2 troféus, ambos com a Lara Croft.

GH – Quais os planos para o futuro, continuar fazendo cosplays? Tem algum personagem que você sonhe em fazer?

R: Com certeza sim! Mas vou dar uma parada para estudar rsrsrs… Tenho muitos. Os principais são : Vegeta, Bulma, Número 18, Lara Croft Anniversary, Black Cat e a Lara Croft do Rise of Tomb Raider quando sair mais imagens oficiais.

GH – Qual é a melhor coisa de se fazer cosplay? As pessoas te reconhecem na rua sem fantasia?

R: É divertido e é gostoso! LOL, minha fama não esta em alta ainda pra isso rsrsrs…

GH – Nos fale da sua vida de gamer. Que videogames possui, quais os jogos favoritos, quando começou a jogar.

R: Sou Sonysta, tenho PS3, PS4 e PSP. Meus jogos favoritos são Tomb Raider (2013) (Definitve Edition), e Guitar Hero 3.

GH – Quais seus animes favoritos?

R: Dragon Ball é minha vida!

GH – O que você gosta de fazer fora do universo do cosplay?

R: Gosto muito de Viajar, ouvir música, jogar videogame e sair com meus amigos.

GH – E para finalizar, que dicas você daria para alguém que gostaria de entrar no universo do cosplay?

R: Dar o melhor de si, sem se preocupar com as críticas ou o preconceito, pois cosplay é diversão e cada um tem sua forma de fazê-lo. Qualquer um pode fazer cosplay, então o faça sem medo e Boa Sorte!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!