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Conheça algumas estratégias motivacionais para prender a atenção dos jogadores

Os jogos exigem bastante tempo e dedicação para serem finalizados, não é mesmo? Atualmente, em média, as campanhas necessitam de 10 horas para serem concluídas, porém jogos mais complexos, como RPGs podem precisar de mais de 50 horas para serem fechados (ignorando side quests). Isso sem falar nos jogos on-line que consomem “horas infinitas” do jogador. Claro que para prender as pessoas o título deve ser interessante, e as desenvolvedoras fazem o que podem para que seu game traga satisfação a quem o está jogando. Confira agora alguns recursos que funcionam como motivadores durante a jogatina:

Bônus de acesso antecipado

Atualmente é comum os jogos serem vendidos em diferentes pacotes variando de versão standard a deluxe, além disso, temos também conteúdo extra e exclusivo (temporário ou não) para aqueles que compram o título de forma antecipada. Estes pacotes podem ofertar cosméticos ou itens que melhorem a jogabilidade, dando um diferencial no gameplay da pessoa. Muitos gamers ficam extremamente felizes e ostentam seus itens exclusivos, principalmente em games com modo multiplayer.

Conquistas e troféus

Uma iniciativa que começou na geração passada foi a recompensa por méritos feitos dentro do game, como, por exemplo, passar um level ou vencer um boss muito forte. No Xbox a premiação é em pontos, chamados de “Conquistas” que tem diferentes valores, gerando no final um score para a gamertag do proprietário da conta; já no Playstation é conhecida como  “Troféu”, que são divididos em bronze, prata e ouro, além disso quando se adquire todas os troféus de um game o título de platina é alcançado.

Conquistas e troféus deram um novo significado a jogatina e os gamer puderam passar a compartilhar seus méritos e exibir orgulhosamente seus feitos e comparar o progresso pessoal com o de amigos.

Leaderboards

Aparecer no placar de líderes é o sonho de muitos gamers. Embora superar os mestres do Top 10 seja algo complicado, muitos gamers se contentam em ser o melhor entre seus amigos e adoram comparar seus resultados com os dos demais colegas que curtem os mesmos games. Os placares estimulam a competitividades saudável, bem como a prática, que consequentemente melhora as habilidades da pessoa em determinado game.

Adjetivos in game

“Awesome”, “incredible”, “pentakill”, “insane”. Estes são alguns exemplos de elogios proferidos pelos jogos quando se realiza um feito especial, como, eliminar um determinado número de inimigos em sequência ou se executa um combo com diversos golpes sem parar num game de luta. Estes adjetivos são comumente associados a uma pontuação que no fim do level/partida são somados ao seu score.

Dependendo game esta pontuação ainda pode servir para comprar itens, como potes de vida ou upgrades para armas. Em outras palavras, além de inflar o ego do jogador muitas vezes ele pode se beneficiar verdadeiramente pelas suas habilidades.

Presentes ao jogador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algo muito comum, principalmente em jogos de smartphone são as recompensas diárias, oferecidas aos games assíduos que frequentam o game de maneira regular. Essas recompensas costumam ser moedas de troca usadas para comprar itens ou vantagens que podem ser utilizadas nas partidas. Recentemente alguns games de consoles também começaram a apresentar algo semelhante, como é o caso de Fortnite, SMITE e Paladins.

Gabriel Magalhães

Colaborador do GameHall, fundador do Forever Jogando e Analista de Marketing.

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