Entrevista

Conheça ArnaldoDK, o brasileiro que tem a maior pontuação Gamerscore na Xbox Live

por Márcio Alexsandro Pacheco

Você pode não saber quem é Arnaldo “DK” Montagnoli, mas uma coisa é certa: ele possui uma pontuação Gamerscore na Xbox Live bem maior do que a sua! O cara é o primeiro colocado na pontuação de Conquistas do Xbox no Brasil. Se você é um “Caçador de Conquistas” sabe que esse título não é pouca coisa, e que para “conquistá-lo” é necessário dezenas de jogos, incontáveis horas e uma dedicação de fazer inveja aos monges tibetanos.

O gamer já acumula mais de 585 mil pontos no ranking (585.760 para ser exato, no momento desta entrevista), número que vem cultivando desde 2007, quando comprou o seu Xbox 360. Curioso para saber como é a vida de um Caçador de Conquistas dedicado? Então confira nossa entrevista exclusiva abaixo e deixe seu comentário dizendo qual é a sua pontuação no Gamerscore, se gosta de caçar Achievements ou se nem se importa com isso.

Entrevista

1 – Arnaldo, conte para nós um pouco de você. Quantos anos tem, qual sua profissão, cidade onde mora, hobbies, se é casado, tem filhos?

Resposta – Olá amigos e amigas do GameHall, meu nome é Arnaldo Montagnoli, sou mais conhecido como ArnaldoDK, tenho 29 anos, trabalho como Taxista, sou natural do Rio de Janeiro, moro e trabalho aqui na capital carioca, meus hobbies são Games (Duh), Cinema, Colecionar Bonecos no melhor estilo virgem de 40 anos, hahahahaha, gosto de correr maratonas também, sou solteiro e não tenho filhos.

2 – Agora nos fale de sua vida gamer. Qual foi seu primeiro videogame? Quais seus consoles e jogos favoritos? Que gêneros gosta de jogar, e quais não gosta?

Resposta – Meu primeiro console foi um Dactar em 1990, era o modelo de Atari fabricado no Brasil, o console que mais me marcou sem dúvida foi o Dreamcast, na época quase ninguém tinha PC em casa (lá em 1999), e navegar na internet pelo Dreamcast e jogar online era algo revolucionário.

Alguns dos títulos que mais me marcaram durante esses 24 anos de jogatina foram o “The Legendo of Zelda: A Link To The Past” e “Doom” no Super Nintendo, “Final Fantasy VII”, “Metal Gear Solid” e “Soul Reaver” no Playstation 1, “Shadow of the Colossus” e “God of War” 1 e 2 no Playstation 2, “Shenmue” 1 e 2 no Dreamcast, nessa última geração gostei muito da franquia “Bioshock”, “Batman Arkham Asylum” e City, “Dead Space”, “Dead Rising”, “Alan Wake” e “Red Dead Redemption”, acho que a franquia que mais odeio é a de jogos LEGO, quando começo a jogar aquilo me sinto mal, hehehehehe, só jogo eles mesmo para fazer os pontos de gamerscore, por que por mim essa franquia poderia ser enterrada no deserto junto dos cartuchos do E.T. , hehehehehehe, desculpe quem gosta, mais eu ODEIO jogos LEGO…

3 – Quando comprou seu primeiro Xbox? Você já comprou um Xbox One? O que acha dos videogames da nova geração?

Resposta – Meu primeiro Xbox 360 eu comprei no dia 5/5 de 2007, depois de pesquisar muito, e ficar dias olhando videos no youtube decidi comprar um Xbox 360, depois que vendi meu Playstation 2 consegui juntar a grana para compra-lo, acho que o “Gears of War” na época foi o grande responsável na minha decisão, pois eu vinha seguindo a linha PlayStation desde 1997, com o Play 1 passando pelo 2, o “Gears of War” foi decisivo para minha escolha.

Já comprei meu Xbox One na semana de lançamento, fiquei bastante decepcionado com alguns aspectos dessa nova geração, acho que ambas as plataformas principais (PS4 e One) saíram muito cedo e com alguns problemas que me incomodam muito, no caso do One é a Dashboard que ao invés de melhorar o que tínhamos no 360 piora tudo em todos os aspectos, velocidade, funcionalidade, e customização, tudo para fazer o usuário ”engolir” essa interface estilo Windows 8.

4 – Como, quando e por que você decidiu se tornar um “Caçador de Conquistas”? Quando você se deu conta que poderia ser o brasileiro com a maior pontuação?

Resposta – Quando comprei meu primeiro Xbox 360 eu não tinha ideia da existência dessas tais conquistas, nem sabia o que era, a primeira conquista desbloqueada na minha gamertag foi no “Dead Rising”, meu amigo Fábio Alves, vulgo CyberAkuma, estava aqui em casa para ver a nova máquina, deixei ele jogar o “Dead Rising”, quando vi o troféuzinho na tela logo pensei: já fez alguma besteira né Fábio? Mal sabia que aquela coisinha pipocando na tela seria meu vício nos próximos anos e de certa forma mudaria a minha forma de jogar para sempre…

Logo no começo, quando comprei meu Xbox descobri um site muito bom, na época chamado de Portalxbox, hoje pxb, lá havia um ranking brasileiro, na época o primeiro colocado, o lendário BCLourenco, tinha por volta de 90.000 se não me engano, minha meta inicial era ficar entre os 25 maiores do Brasil, depois que cheguei nessa marca minha meta se tornou entrar entre os 10 maiores, depois os 5 maiores, depois disso fiquei uns 3 anos em segundo, tentando passar o monstro das conquistas BCLorenco, também levei um tempo para passar alguns viciados como o AndCardoso8, THML, SonicSam, Secoutinho, os principais jogadores naquela época, quando o BClourenco parou de jogar eu acabei passando ele e herdando a primeira posição e estou mantendo o primeiro lugar desde 2010, sendo o primeiro brazuca a chegar nas marcas de 300 mil, 400 mil, 500 mil e espero 600 mil.

Quem quiser acompanhar o ranking Brasileiro Oficial acesse e se cadastre no site mygamerscore.com.br.

5 – Você possui algum método quando vai jogar? Ao começar um game, você sempre visa jogar para conquistar pontos? Isso não tira um pouco da “graça” e “curtição” que o game proporciona?

Resposta – Eu sempre analiso as conquistas antes de começar qualquer jogo, evito jogos que liberam poucos pontos, mas quando vou jogar um jogo realmente bom eu desencano das conquistas no primeiro gameplay, depois que termino a campanha corro atrás do que ficou faltando, mas a grande maioria dos jogos eu faço um estudo nas conquistas antes de começar a jogar, ou quando vou jogar algum multiplayer tipo “Battlefield” ou futuramente o “Titanfall” (\o/ UHU !!!), eu desencano de me preocupar com qualquer conquista online, evito fazer boosts online pois não gosto de depender de ninguém para fazer conquistas, combinar para um ficar matando o outro eu acho um saco, não condeno quem faz, mais acho muito chato ficar parado horas e horas para fazer umas malditas conquistas, ainda mais as onlines que são geralmente terríveis e demoradas.

6 – Você joga de tudo? Mesmo que seja um jogo muito ruim? Quanto tempo passa jogando por dia?

Resposta – Já joguei coisas grotescas como os lendários “Hanna Montana”, “My Horse And Me 3”, “Avatar” (aquele que dá 1000g em 10 minutos), “Jumper”, “Ride To Hell Retribution” (O PIOR JOGO DA HISTÓRIA), “Larry Suit Larry”, “Prison Break”, D”amnation”, já joguei a maioria dos jogos de Xbox 360, todas as tranqueiras que você possa imaginar…

7 – Qual Conquista lhe deu mais trabalho para ser desbloqueada? Já chegou a desistir de alguma por ser muito difícil?

Resposta – No começo, como eu tinha poucos jogos, tentava fazer 1000g em tudo que colocava a mão, hoje em dia eu não tenho tanto tempo e tanta paciência quanto eu tinha há 7 anos atras, na época a conquista mais difícil para mim foi a Miles High Club no “Call of Duty 4 Modern Warfare”, geralmente eu evito pegar colecionáveis, passo longe de qualquer conquista online que envolva multiplayer, geralmente eu nem tento, prefiro ganhar 500g em 5 horas terminando a campanha de um  jogo do que gastar 30 horas para fazer 1000g e completar o jogo 100% com coletáveis e qualquer coisa que tenha para fazer online.

8 – Você acha que o sistema de Conquista aumenta a longevidade/fator replay de um game?

Resposta – Aumenta e muito, se não fosse uma coisa legal a Sony nunca teria copiado, hehehehe…

Você não ficando extremamente viciado e deixando as conquistas te escravizarem, são legais, se o ”gamer” fica muito encanado com elas acaba perdendo o sentido de ”jogar” e se divertir, ou você conquista os Achievements ou eles Conquistam a sua alma, seu tempo, seu bolso, sua vida…

9 – Quantos games diferentes você já jogou até hoje? Você os coleciona ou depois de ganhar as Conquistas os vende/troca? 

Resposta – No sistema Xbox, somando o Xbox 360 + Xbox One + Windows Phone e Windows 8 são mais de 1000 jogos e mais de 24.000 conquistas desbloqueadas, geralmente eu compro os jogos, termino e troco, ou revendo mais barato, só coleciono as edições especiais, no caso, o capacete do Master Chief eu tenho guardado com maior carinho aqui na minha coleção.

10 – Manter a liderança do Gamerscore não deve ser uma tarefa fácil. Como fica a vida social? Você sai com os amigos, namorada, pra beber aquela cervejinha no fim de semana? 

Resposta – Realmente não é fácil, ainda mais tendo um desgraçado na minha cola (AndCardoso8), hahahahaha, brincadeira, o cara é uma lenda, quando comecei ele já estava entre os maiores do Brasil, isso em 2007, sempre encontro um tempo para praticar esporte (corrida), trocar uma ideia com os amigos, comer um pizza, ir no cinema, que é um dos meus Hobbys prediletos, gosto muito de ir em shows de rock e punk, tenho uma vida normal, como qualquer ser humano normal, hahahahaha, não sou um alienígena das conquistas… hahahahahahaha…

11 – Há um tempo atrás você foi acusado de usar cheats e trapacear para conseguir sua pontuação, inclusive sendo banido da lista da TrueAchievements (site de leaderboards). O que você tem a dizer sobre a situação e como lidou com ela?

Resposta – Essa situação é peculiar, no sentido de que o site não tem prova nenhuma para me acusar, me removeu do ranking por denúncias de uma galerinha que se sente incomodada comigo, ou por não gostar de mim, ou sei lá, pura e simples inveja, eu passei 3 anos lutando, jogando, e acumulando pontos para conseguir me tornar o Nº 1 do ranking brasileiro, quem acompanha gamerscore nos últimos 7 anos sabe bem quem eu sou, não apareci do nada com 500.000 de gamercore da noite para o dia, acho que não preciso provar nada para ninguém, além do mais, fui removido há 2 anos atrás dos ranking do TrueAchievements, se eu tivesse feito alguma coisa errada a Microsoft já teria tomado alguma providência há muito tempo, e zerado meu gamerscore, como já aconteceu com tantos outros ”Bugadores Assumidos” de conquista.

Eu GOSTO de jogar, sempre fui viciado em games, não vejo sentido algum de burlar o sistema que é tão bacana para ficar se exibindo com coisas que nunca fiz, só um idiota para perder tempo trapaceando e se enganando dessa maneira.

O fato de ter sido removido do site só me despertou mais vontade de continuar jogando, fazendo videos idiotas (vide meu canal no youtube), divulgado meus Hobbies para a galera, e conhecendo novas pessoas na Live e fora da Live que compartilham desse ”vício” por conquistas, fiquei muito chateado, pensei até em parar de jogar quando fui removido do site, mas graças a força de alguns amigos como AndreFlash83, Marcos Daniel, MAXMOTORMOUTH, XD Dante Ssp, SECOUTINHO, IronRush, MrSlashBR, dfs1402eX, xD PK, Pototox, que continuei jogando e fazendo minhas conquistas…

12 – Você alguma vez já usou cheats em algum game (mesmo antes das Conquistas aparecerem)?

Resposta – Eu nunca usei cheat nem para liberar armas em GTA, hehehehehe, o que eu já fiz foi aproveitar alguma falha do jogo para conseguir alguma conquista mais rápido, como no game “Turning Point”, que você pode terminar o jogo no easy, dar load no último checkpoint da última fase, mudar a dificuldade para very hard e ganhar a conquista de terminar no very hard sem precisar jogar o jogo inteiro no very hard, usar cheats, bugar, burlar o sistema eu nunca fiz.

Nunca fui de usar macetes, desde o tempo do Atari, Nintendinho com seus jogos impossíveis, Super Nintendo, Play 1 e 2, Dreamcast, todas as plataformas que tive, nunca tive esse hábito de usar cheats…

13 – Como as pessoas lidam com o seu empenho em ser o primeiro colocado? Já teve problemas com outros usuários? Há muita competitividade?

Resposta – Eu tenho inimigos declarados, do tipo que me vigiam e não tem vida, pessoas que ao menor movimento me atacam sem dó, infelizmente existem pessoas que preferem ser seu inimigo sem nem ao menos trocar uma ideia e se dar conta de que sou um cara ”gente boa”, em particular um ex amigo com o qual eu não tinha muito contato mais sempre respeitei, conheci esse cara no Brasil Game Show pessoalmente, gente boa, mas que decidiu se tornar meu amigo ”do nada”, inclusive é um dos responsáveis pela minha remoção, tanto do portal Xbox quanto do TrueAchievements, algumas pessoas mudam sua forma de pensar e agir quando se tem alguma coisa em jogo, no caso o Gamerscore que não passa de uns pontinhos de videogame, mas algumas pessoas levam o négocio muito a sério e tornam o ”gamerscore” sua principal razão de vida, puxando o tapete de qualquer um que estiver na frente, incluindo amigos…

Caráter, personalidade, humildade, são coisas que faltam para algumas pessoas, nesse mundo dos games, infelizmente para alguns a competição se torna algo a mais, no melhor estilo Dick Vigarista, ficam dispostas a qualquer coisa para chegar no topo, inclusive pisar e puxar o tapete das pessoas, não se importando com mais nada, a não ser o próprio nariz, e almejando o topo.

Sou um cara de origem humilde, filho de um Taxista e uma Empregada Doméstica, NUNCA tive nada de graça, na mãozinha, ralei muito para chegar aonde estou, e para ter condição de ter todos os jogos e consoles que possuo, algumas pessoas pensam que ArnaldoDK é apenas uma Gamertag, existe um cara por trás desse cartão de jogador, um Homem, um cara que tenta ser gentil com todo mundo, tenta tratar bem a todos, um cara com caráter que nunca usou de nenhuma artimanha para conseguir chegar aonde esta, sou apenas um cara que curte games, e respeito a todos que jogam e que compartilham o mesmo vício em Gamerscore.

14 – O que você diria para as pessoas que te criticam e dizem que isso é “a maior perda de tempo”?

Resposta – Acho que cada um tem direito de pensar da maneira que quiser, tem louco para tudo nesse mundo, não tem gente que gosta de Funk? eu  gosto de Gamerscore, e Mostarda ;-D hehehehehehe.

Acho que a maioria das pessoas que criticam, no geral, criançada que nem tem Xbox, ou sei lá, gostaria de ter um Gamerscore alto, mass não consegue, eu realmente não me importo com a opinião dessa galerinha do barulho, pode me chamar de sem vida, de virgem, de que não como ninguém, hahahahahaha, esses comentários são sempre os melhores, e tenho certeza de que vai aparecer muitos aqui na entrevista, eu só me divirto, esse é o meu Hobby, essa é a MINHA diversão!!!

15 – Que dicas você daria para as pessoas que gostariam de começar uma vida de “Caçador de Conquistas”?

Resposta – A dica é NÃO COMECE, é um caminho sem volta…

Brincadera, problema é que hoje em dia é muito difícil achar os games mais antigos, que são os melhores e mais fáceis, a dica é, jogue os jogos horríveis, faça pontos, mas não deixe isso subir a sua cabeça, pois você pode ficar louco como eu, hahahahaha, acho que chegando nos 100.000 já está muito bom, crie metas, como eu fiz no começo, tentar chegar no top 50 brasileiro, e depois vai tentando subir, estabeleça prioridades, não jogue muitos jogos ruins de uma vez só, tente equilibrar, dois Legos e um Call of Duty, hehehehehe, dois ruinzões e um bom, se não a cabeça não aguenta…

Você pode ser um caçador de conquistas visando pontos como eu, ou visando porcentagem e tentando completar tudo, visando apenas pontos você fica mais light, joga mais jogos, faz muito mais pontos, consegue se divertir, agora, se quiser completar todos os jogos com 1000g, ae é outro nível de vício, como dos meus amigos AndreFlash83 e MAXMOTORMOUTH, com eles a brincadeira é outra, esses caras são muito mais insanos que eu, pode parecer mentira mais é verdade, hehehehehehe.

Coma vegetais, respeite papai e mamãe, hahahahaha já ajuda um pouco né ?

16 – Quais são os planos para o futuro? Por acaso competir com o norte-americano Raymond Cox, também conhecido como “Stallion83”, e que está no “The Guinness World Record Gamers Edition como maior Gamerscore do mundo (com 979.630)?

Resposta – O Stallion é inalcançável, eu só quero competir aqui no Brasil, ”brigar” com meu parceiro AndCardoso8 já está de bom tamanho para mim, até por que o tempo que o Raymond dedica às conquistas é insano, e ele tem o apoio da Microsoft, tem patrocínio, enfim, não estou nessa profissionalmente, para mim é apenas um Hobby que cultivo desde moleque, a única  diferença de antigamente, quando eu jogava pacas e hoje, é que existem as conquistas para mostrar o quanto eu jogo…

17 – Ser o líder na pontuação brasileira mudou de alguma forma a sua vida? A Microsoft já chegou a entrar em contato com você?

Resposta – Ser o maior Gamerscore do Brasil me fez ver que existem pessoas extremamente podres no mundo, caras que te dão um tapinha nas costas e apertam sua mão em um dia e no outro estão enfiando uma faca nas suas costas.

Chegar aonde estou hoje não foi uma coisa fácil, da noite para o dia, exigiu muita dedicação e paciência, conheci varias pessoas muito bacanas, que não teria oportunidade de conhecer se não fosse o Xbox e seu fantástico sistema de jogatina online, a Live.

A Microsoft NUNCA entrou em contato comigo, para eles é como se eu não existisse, algo estranho, pois tenho tudo relativo a Microsoft e seu sistema, desde celular, sistema operacional e consoles, sou praticamente uma vadia deles e eles nem me dão uma ligadinha 😉 …

Nesses 7 anos passei por bons e maus momentos, mas quando um site tão bacana como o de vocês entra em contato, pedindo uma entrevista (na verdade eu que perturbei vocês, hahahahaha), me dá um ânimo para continuar jogando, muito obrigado a vocês pelo reconhecimento, de coração, grande abraço a todos os meus amigos da Live, galera que já falei lá em cima, Olakristal (maior gamerscore feminina do Brasil), Misty BR (outra guria fera), Aloneinthedark (é a gamertag dele, kkk), Flavinhu2011, EduardoStriffer, PedroRuas, Nox N7 BR, HenriqueBR, meus parceiros de “Battlefield 4”, meu irmão mais velho que é responsável indiretamente pelo meu vício CyberAkumaDK ou Fábio Alves Gomes, meu vizinho e grande amigo Daniel, vulgo MrSlashBR, que sempre me ajuda nos vídeos do meu canal, OnaxLiveBR, criador do site mygamerscore pela força, Screamfa, Tatobr, amigos do portal Xbox (PXB), DonReparus aqui na Uruguaiana, centro do Rio, que sempre me ajuda com jogos e acessórios, todos meus grandes amigos e amigas da Live e fora da Live.

* O site Gamehall agradece a entrevista concedida pelo ArnaldoDK e estaremos torcendo para que ele continue jogando, se divertindo e aumentando ainda mais o seu Gamerscore!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!