Curiosidades

Conheça o jogo lançado em 2000 que previu os ataques as Torres Gêmeas

Deus Ex foi lançado um ano antes do ataque terrorista

O jogo Deus Ex, lançado para PlayStation 2, Windows e Mac OS no dia 23 de junho de 2000, tem uma história, no mínimo, curiosa. Se passando em Nova Iorque, Estados Unidos, no ano de 2052, vemos que lá não tem as Torres Gêmeas, e o jogo diz que isso acontece porque houve um ataque terrorista no passado que destruiu ambos os prédios.

Segundo o canal GotGame, há os dados de ambos os prédios no game, mas pelas limitações técnicas da época, os desenvolvedores decidiram remover ambos e dar essa desculpa para justificar a ausência das Torres Gêmeas. Os mais céticos vão dizer que se trata de uma coincidência, enquanto os mais crentes vão dizer que isso prova que o futuro “fica no ar” e que, de algum jeito, o game previu os ataques.

No game, a cabeça da Estátua da Liberdade também está faltando na paisagem de Nova Iorque. Será que nos próximos quarenta anos veremos um ataque terrorista a estátua da liberdade?

Conheça o jogo lançado em 2000 que previu os ataques as Torres Gêmeas
O game não tem as Torres Gêmeas no cenário

Quanto ao jogo em si, o game rendeu um razoável sucesso comercial e foi massivamente bem recebido pela imprensa da época, especialmente por misturar vários tipos de gameplay de modo inovador para a época, incluindo elementos de RPG, tiro em primeira pessoa e stealth. Além disso, o game também foi muito elogiado pela narrativa, que potencializa toda a experiência do game.

Apesar de ser bem recebido, o game recebeu algumas críticas perante os gráficos, considerados fracos para até então nova geração de videogames, e também algumas missões repetitivas e pouco interativas.

Mesmo assim, o título recebeu mais de 40 prêmios nos mais diversos canais da época e teve várias indicações como “jogo do ano”. Também acabou sendo o primeiro de uma série que perdura até os dias de hoje e seus seis títulos já venderam um total de 4,5 milhões de unidades. Seu último jogo, Deus Ex Manking Divided, foi lançado em 2016.

Artigos relacionados