Conheça o RPG tático “Dofus”, com visuais 2D encantadores

por Márcio Alexsandro Pacheco

Você jogador veterano está com saudades dos bons e velhos jRPGs, que marcaram a geração 16 Bits? Então está na hora de conhecer o game “Dofus“, um MMORPG de ação tática desenvolvido inteiramente em Flash com incríveis visuais 2D nostálgicos para PC. Produzido pela francesa Ankama Games, o jogo existe desde 2004, mas apenas em 2008 foi publicado no Brasil, e hoje já se consagrou como uma franquia de grande sucesso, com mais de 40 milhões de jogadores registrados em todo o mundo. Para começar a jogar basta baixar o game em seu computador em seu site oficial, clicando aqui.

O jogo lembra grandes clássicos como “Shining Force” e “Final Fantasy Tactics“, com uma visão isométrica e personagens estilizados no melhor estilo japonês. O jogo conta com 15 tipos de classes, divididos em várias profissões totalmente distintas, cada qual criada para proporcionar um elevado fator de diversão.

O enredo do game gira em torno da lenda do seis ovos mágicos perdidos, os Dofus, em uma terra de fantasia e magia conhecida como Amakna. Quando reunidos, esses seis ovos concedem poder inimaginável ao seu portador, e após séculos escondidos do mundo, milhares de aventureiros buscam as relíquias nos dias de hoje, mesmo sem saber ao certo o seu paradeiro. Além disso, outras ameaças pairam sobre Amakna, com violentas e misteriosas criaturas aparecendo e causando o pavor na comunidade.

O grande atrativo de “Dofus“, além de seu ambiente 2D supercolorido, é o seu sistema de jogo tático, em que o jogador observa seus personagens situados como num tabuleiro de xadrez, com movimentos demarcados pelo mapa e jogadas em turnos. A ação se desenvolve de maneira lenta e o mais importante aqui é o fator estratégia, já que o jogador possui pontos limitados de movimento e de ação de seus personagens. Assim como a maioria dos RPGs, o jogador ganha levels ao receber pontos de experiência ao derrotar monstros ou concluir quests. Na medida em que os personagens são evoluídos, novas magias e equipamentos são liberados, além de ser possível escolher também mascotes e montarias que ajudam nos ataques e movimentação.

Para vencer, não basta apenas ter maiores níveis e poder, fatores como o tipo de terreno, armas, magias e armaduras são pontos cruciais para realizar um ataque bem sucedido, fazendo com que o jogador tenha que pensar com quem, aonde e contra quem atacar. Com cenários abrangentes e cheios de possibilidades para explorar, é possível participar de várias quests e batalhas PvP (jogador vs jogador) e PvM (jogador vs monstros) e participar de guildas e formar alianças com outros jogadores.

Cada personagem pode exercer uma profissão. Distingue-se os produtores de matéria-prima: alquimista, lenhador, fazendeiro, minerador e pescador. Uma profissão vai do nível 1 até 100. Ao alcançar o nível 30 da profissão escolhida é possível aprender uma nova profissão com limite de três. Quando o jogador alcança o nível nível 65 de um de seus ofícios de criação (caso o tenha escolhido) lhe é permitido alterar as características dos objetos em que é especialista.

Com visuais simples, mas extremamente animados e carismáticos, “Dofus” está sempre recebendo atualizações para aprimorar seus gráficos, melhorar a jogabilidade, adicionar novos mapas, itens, magias e personagens. Seu único ponto negativo é o de ser limitado para jogadores que não sejam assinantes Premium, com todas as suas possibilidades apenas liberadas para jogadores pagantes.

Porém, mesmo para os jogadores que jogam gratuitamente, “Dofus” tem muito a oferecer, podendo rodar facilmente em máquinas menos robustas, com gráficos simpáticos e uma mecânica acessível para qualquer tipo de pessoa, mesmo que nunca tenha jogado esse gênero. Recomendado para você que quer matar dos bons e velhos tempos dos RPGs táticos ou que quer experimentar algo diferente e divertido, ao alcance de alguns poucos cliques de seu mouse.

Confira abaixo trailer de Dofus:

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!