Share Button

Com a revelação oficial de “Fallout 76” na conferência da Bethesda na E3 2018,decidimos revisitar a franquia da produtora, que é uma das mais queridas na indústria dos videogames e existe há 18 anos. Mesmo assim muitos jogadores conhecem apenas os últimos títulos da série, como Fallout 3 e Fallout New Vegas. Portanto, preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre a série para você ficar por dentro das referências antes do lançamento de Fallout 76.

 

A FRANQUIA

Fallout (1997)

A franquia começou em 1997 com Fallout, uma inspiração de Westland – jogo da Interplay de 1988 para Commodore 64, Apple II e DOS – que apresentava a história de uma pessoa que nasceu e cresceu na Califórnia pós-apocalíptica de 2161. O game foi aplaudido na época por trazer uma jogabilidade imersiva, com uma ambientação que contava com câmera isométrica (que possibilitava uma visão de cima, dando impressão dos objetos serem em 3D) e elementos de RPG. O que vemos nos últimos jogos é herança do que este título trouxe na época: melhorias nos atributos do personagem através da aquisição de XP, experiência em mundo aberto, interação entre personagens e coleta de equipamentos.

Fallout 2 (1998)

No ano seguinte, Fallout 2 foi lançado e com o intuito de ultrapassar o sucesso de seu antecessor, a desenvolvedora manteve a estrutura do primeiro jogo, mas apostou em melhorias gráficas (com texturas detalhadas e novos cenários), novos personagens, armas e itens, apresentando uma jogabilidade muito mais diferenciada. O jogo, que se passava em 2241, oitenta anos depois do primeiro Fallout, agradou a crítica e gerou uma legião de fãs que aguardavam ansiosos pela sequência, que chegaria 10 anos depois.

Fallout 3 (2008)

Em 2004 a Bethesda Game Studios, famosa por produzir “The Elder Scrolls”, comprou os direitos da franquia e lançou em 2008 o Fallout 3. Para a alegria dos fãs, a sequência foi recebida com glória e faturou diversas vezes o título de “Jogo do Ano”. Desta vez, o enredo acontece no ano de 2277 em Washington, nos Estados Unidos, e apresenta a evolução do protagonista. A Bethesda ganhou mais uma vez o carinhos dos fãs por fazer com que os jogadores pudessem realizar inúmeras missões e explorar o jogo o quanto quisessem, da forma que bem entendessem, além de incontáveis caminhos que influenciavam o progresso da campanha. Ou seja, o jogador tinha poder supremo no comando da vida do personagem.

Fallout: New Vegas (2010)

Ocupada na produção de “The Elder Scrolls V: Skyrim”, a Bethesda passou o comando para a Odsidian Entertainment que desenvolveu “Fallout: New Vegas”. Lançado em 2010, o jogo trouxe uma versão pós-apocalíptica de Las Vegas em 2281 e trouxe tudo o que fez sucesso no antecessor: herdou os gráficos, a jogabilidade, o estilo das missões e a evolução do personagem.

Fallout 4 (2015)

A última aparição da franquia, considerada como um dos maiores lançamentos de 2015, conseguiu entregar uma experiência refinada para o público que acompanhou toda a série. No jogo, a aventura pós-apocalíptica veio cheia de reviravoltas, de incontáveis formas de construções de cenários (desta vez é possível construir até prédios), criação de itens, busca de recursos entre outras atividades. A Bethesda adicionou um sistema melhorado de desenvolvimento do personagem, o mesmo para armas e equipamentos com opções de evolução e uma variedade de missões.

 

SPIN-OFFS (jogos fora da ordem cronológica)

Fallout: Tactics (2001)

O primeiro jogo paralelo da franquia, que também foi o primeiro a trazer a opção do sistema por turnos, combinou elementos de RPG com FPS: podendo controlar, alterar habilidades de combate desde um personagem até um esquadrão. Apesar de ser a mesma trama, a localização é diferente, neste jogo tudo acontece na cidade de Chicago.

Fallout: Brotherhood of Steel (2004)

Esquecido por muitos fãs, “Brotherhood of Steel” foi a primeira versão lançada em consoles e o primeiro jogo da franquia onde o jogador poderia controlar um membro da Brotherhood of Steel, uma irmandade tecno-militar das forças armadas americanas. O RPG de ação com mundo aberto de jogabilidade linear perdeu por trazer poucas áreas de exploração.

Fallout: Shelter (2015)

Totalmente diferente de tudo já visto na série, Fallout Shelter colocou o jogador no comando de um abrigo nuclear para gerenciar recursos e fim de seus sobreviventes terem uma vida feliz. No game é possível praticar exercícios físicos, ordenar grupos de sobreviventes para combater invasores e até mesmo construir uma família.

 

A HISTÓRIA

Fallout 4

A série é construída em torno da Grande Guerra de outubro de 2077, várias nações nucleares entraram em conflito e causaram uma destruição em massa onde metade de toda a população mundial foi dizimada. Os jogos rodam entre 90 anos à dois séculos depois da Grande Guerra em um futuro distópico, onde a humanidade luta para sobreviver e reconstruir o mundo, alguns destes grupos de sobreviventes buscaram abrigo em fortes subterrâneos, conhecidos por Vaults. Enquanto procuram sobreviver e sustentar a raça humana, o que sobrou da civilização é ameaçado por mutantes psicóticos, máquinas descontroladas e diversos tipos de criaturas.

O QUE ESPERAR DE FALLOUT 76

Ontem (10), a Bethesda revelou tudo sobre o novo título durante sua conferência na E3 2018, e Fallout 76 será um jogo online multiplayer mas com a possibilidade de jogar sozinho ou com os amigos. O jogo estará dedicado para a personalização de equipamentos, o que será um atrativo para os jogadores que quiserem construir o personagem da forma que quiser.

No game, será possível realizar missões com amigos em diversos modos: eliminando mutantes, negociando com outro jogador que estiver ameaçando a região e até mesmo ativar uma bomba nuclear capturando os itens necessários. O estúdio ainda revelou que o mapa e todo o conteúdo do Fallout 76 será quatro vezes maior do que Fallout 4, querido entre os fãs pela sua grandiosidade. Historicamente, Fallout 76 será o primeiro jogo na cronologia de Fallout e girará em torno do Vault 76, um dos primeiros abrigos da história do jogo. O título será lançado em 14 de novembro, para PS4, Xbox One e PC.

Acompanhe mais novidades de games no GameHall.