Share Button

Lançado originalmente em junho de 2017, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy agora está também disponível para PC, Switch e Xbox One. Esta versão remasterizada traz de volta os primeiros jogos de Crash, lançados nos anos 90 para PS1. Confira agora a nossa análise.

N.Sane Trilogy traz remasterizações de Crash Bandicoot (1996), Cortex Strikes Back (1997) e Warped (1998), que foram desenvolvidos pela Naughty Dog. Os games tem como protagonista Crash, que viaja por diversas regiões lutando contra os planos diabólicos de Dr. Neo Cortex, que deseja dominar o planeta. Nesta nova edição foram mantidos os elementos de sucesso que fizeram de Crash um sucesso na 5ª geração de consoles. Golpes giratórios, caixas com maçãs, dinamites e a clássica máscara Aku Aku estão de volta.

A trilogia original de Crash é união de todos os elementos que fizeram sucesso nos games de plataforma em 2D numa visão tridimensional. Agora, com gráficos revisados, os jogos estão mais bonitos do que nunca. Como estamos falando de um jogo “raiz” é válido lembrar de que as coisas não são tão simples e nem um pouco balanceadas. A dificuldade dos níveis não é progressiva, ou seja, às vezes você está numa fase complicada e em seguida numa fase curta e simples. É este dinamismo que torna o game divertido e estimulante, pois nunca se sabe quando virá um grande desafio.

O conteúdo é fiel ao das versões dos anos 90 mantendo os comandos e perspectivas de câmera, por exemplo, como no original. É necessário treinar os movimentos do personagem para pegar o ritmo do game e conseguir pular plataformas e desviar de obstáculos com precisão e evitar mortes desnecessárias.

Jogar Crash mais de 20 anos depois e sentir-se diante um game novo mostra como o título estava à frente de seu tempo. A Vicarious Visions não precisou fazer alterações em jogabilidade ou acrescentar elementos nos jogos para torna-los divertidos e nos “moldes” de 2018. Bastou retocar a maquiagem, e pronto, a trilogia já estava perfeita.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é uma experiência indispensável para conhecer um pouco dos jogos dos anos 90 e também uma das franquias que construiu os pilares dos games de plataforma modernos. Para quem já jogou vale a pena revisitar a série e ver como esta remasterização ficou decente, e é exatamente o que todo fã espera ver quando um game do passado é refeito. Três jogos num único pacote, com troféus/conquistas independentes e ainda por cima mais barato do que preço padrão de lançamento, N. Sane é um título indispensável na estante de qualquer jogador.

Uma cópia do game para Xbox One foi fornecida pela Activision para elaboração desta análise.