Notícias

“Criei Wonder Boy porque não gostava dos controles de Super Mario Bros”, diz criador do clássico dos anos 80/90

Você gamer veterano, ou fã da Sega, certamente já deve ter jogado algum game da clássica série “Wonder Boy” (também, conhecido como “Monster World”), que fez bastante sucesso, especialmente no Master System e Mega Drive, nos anos 80 e 90.

Pois então, em uma recente entrevista concedida para o livro “Sega Mega Drive/Genesis: Collected Works“, o criador do jogo original, que foi lançado em 1986 para os arcades (e depois transportado para o Master System), Ryuichi Nishizawa, disse que não gostava da jogabilidade do também clássico “Super Mario Bros“, lançado para o Nintendinho em 1985, e que isso o incentivou a criar o seu próprio jogo, o que deu origem ao “Wonder Boy”.

Penso que o que me motivou foi ‘Super Marios Bros.’ para o Famicom [o NES japonês]“,  comentou. “Foi um grande sucesso no Japão naquela época, mas eu não gostava do jogo. Tinha uma péssima jogabilidade. Para alguns era o seu ponto forte, mas eu odiava. Os movimentos não eram bons. Era um jogo muito frustrante. Perguntei-me porque ele não me estimulava, e foi isso que me levou a fazer ‘Wonder Boy’“, revelou.

A série “Wonder Boy” fez um sucesso considerável (não como o bigodudo) e acabou gerando cinco sequências, lançadas para arcade, Master System, Game Gear e Mega Drive. Inclusive três jogos da série foram convertidos pela saudosa Tec Toy com os personagens da Turma da Mônica: “Wonder Boy in Monster Land” virou “Mônica no Castelo do Dragão” para Master System; “Wonder Boy III: The Dragon’s Trap” virou “Turma da Mônica em O Resgate” para Master System e “Wonder Boy in Monster World” se tornou “Turma da Mônica na Terra dos Monstros”, lançado para Mega Drive.

O jogo inclusive também deu origem à serie “Adventure Island” nos sistemas Nintendo, lançado pela Hudson Soft com algumas alterações em suas mecânicas e visuais, que acabou trilhando o seu próprio caminho na Big N.

E você leitor, concorda com o game designer que o clássico “Super Mario Bros” tinha uma jogabilidade difícil? Deixe o seu comentário e confira abaixo um vídeo do primeiro “Wonder Boy” para Master System:

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!