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Cuphead

Em desenvolvimento desde 2010, Cuphead vinha com a promessa de entregar um jogo inspirado nos desenhos animados dos anos 1930, especialmente os feitos pelos estúdios Fleischer, que foram responsáveis por fazerem versões animadas de Popeye e também pela série de animações de Betty Boop, personagem criada por Max Fleischer, co-fundador dos estúdios que levavam seu sobrenome.

Para que Cuphead se tornasse o título que seus criadores sempre desejaram desde o começo, eles resolveram deixar seus empregos e até mesmo hipotecaram suas casas de modo a terem o tempo e recursos necessários para desenvolver o jogo.

Será que essas decisões corajosas, que a maioria das pessoas jamais tomaria, realmente deram resultado e ajudaram na produção de algo com qualidade? A resposta você confere a seguir.

A história do game envolve os irmãos Cuphead e Mugman, que moram na Inkwell Isle. Ao serem atraídos para o Casino do Diabo, eles abusam da própria sorte e acabam perdendo suas almas num jogo de azar. O Diabo então lhes oferece um acordo, no qual ambos devem coletar os contratos dos outros habitantes de Inkwell Isle que perderam suas almas, para que possam manter as suas próprias.

De imediato você fica boquiaberto com a qualidade visual que o jogo apresenta. Parece literalmente um desenho feito na década de 30, com animações excelentes e muito fluídas. A soberba trilha sonora, igualzinha aos dos desenhos daquela época, também lhe passa essa sensação. Além disso, por ser um jogo 2D, ele é incrivelmente leve, não exigindo que você possua um computador potente para poder jogar, caso decida fazer isso no PC.

A jogabilidade é baseada quase que totalmente na luta contra chefes, seja usando o personagem na sua forma padrão ou com ele pilotando um avião. Há também fases exploráveis no estilo plataforma, que embora sejam poucas, apresentam um bom desafio e são prazerosas de serem jogadas.

A dificuldade, aliás, é um dos pontos mais chamativos de Cuphead. Prepare-se, pois você vai morrer bastante até terminá-lo. Para deixar a situação um pouco mais amigável, há moedas que você pode coletar para comprar novas armas, upgrades e habilidades especiais. Algumas dessas moedas, inclusive, estão bem escondidas. O tipo certo de arma pode fazer a diferença na hora de enfrentar um determinado desafio. Você também possui vidas infinitas, ou seja, morra à vontade que não tem problema. Se mesmo assim estiver achando difícil demais, pode optar por jogar na dificuldade “Simple” ao invés da “Regular”.

O bom dessa dificuldade extrema de Cuphead é a imensa satisfação que você sente após derrotar muitos dos chefes, algo raro de se ver nos jogos atuais. Entretanto, a provação poderá fazer jogadores menos pacientes desistirem, especialmente ao encararem os chefes da metade final do game.

Falando mais da jogabilidade, ela se destaca por ser incrivelmente precisa e bem trabalhada. Você corre e atira, similar ao que existe por exemplo nos jogos da série Mega Man. Há também uma habilidade Dash, que faz você dar um impulso para frente, podendo executar isso inclusive no ar para alcançar alguma plataforma distante ou desviar de algum perigo. Acertar os inimigos ou efetuar um Parry no objetos de cor rosa irá encher gradativamente um medidor que permitirá a você usar um ataque especial. Aliás, o bom uso dessa habilidade Parry é fundamental para você ser bem sucedido no game.

Caso queira, há um modo cooperativo local disponível, no qual um amigo e você podem jogar juntos, um controlando Cuphead e o outro controlando Mugman. Infelizmente, não há uma opção de co-op online, o que frustra bastante.

O jogo possui uma duração aproximada de 6 a 8 horas, a qual pode ser menor ou maior dependendo do número de vezes que você morrer. Depois de zerar, é liberada uma nova dificuldade chamada “Expert”, voltada para quem quer um desafio adicional. Fuçando mais, os jogadores com maior habilidade poderão até mesmo destravar um modo onde os gráficos ficam preto e branco e o áudio com qualidade vintage, deixando tudo ainda mais parecido com os desenhos dos anos 1930, antes de serem colorizados. Aliás, por falar em cores, há também um modo que faz o visual ficar similar ao visto nas animações de antigamente depois que foram colorizadas pela Technicolor.

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