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Para virar objeto do desejo, um game precisa de muito mais do que uma história envolvente ou um design futurista. Um bom plano de negócios com estratégias de marketing e planejamento financeiro é fundamental para que a empresa tenha crescimento e lucro. Foi pensando nisso que o administrador de empresas Marcus Imaizumi, com 15 anos de experiência neste mercado, criou a Escola Brasileira de Games (EBG), projeto pioneiro em treinamento e especialização em gestão de Negócios de Games.

Trabalhei como consultor na área de jogos digitais por alguns anos, e notei que muitos jovens talentosos conseguem produzir games de qualidade, que teriam sucesso, se eles soubessem posicionar seu produto no mercado”, diz Marcus Imaizumi, fundador e professor da EBG. “Mas infelizmente, a falta de afinidade com ferramentas de gestão e marketing, faz com que muitos morram na praia. Nosso objetivo é prover o conhecimento necessário para que os alunos obtenham sucesso com suas criações”, complementa.

A EBG é uma iniciativa da Gamebiz, dirigida por Imaizumi e especializada em desenvolvimento de negócios para jogos online. A escola foi concebida para incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora, que conta com aulas baseadas nas experiências e práticas de gestão reais de empresas do setor, localizadas no Brasil e no mundo.

Entre os cursos mais procurados está o de “Empreendedorismo em Games“, com duração de 8 horas, onde Marcus divide a sala com Marcos Costa, profissional de Contabilidade, que ensina os processos burocráticos pelo qual o empreendedor deverá passar. Ele aborda o passo-a-passo do jovem empresário junto aos órgãos públicos, enquanto Marcus ensina a elaborar o Plano de Negócios e a lidar com os relatórios gerenciais aplicados para o mercado de jogos.

A teoria é ilustrada com cases de sucesso de empresas de jogos reais e nesse curso os alunos aprendem algumas regras de administração que vão ajudar a fazer pesquisa de mercado, analisar a concorrência, elaborar previsão de vendas de seu jogo e plano de promoção.

Além de abordar Gestão e Empreendedorismo, os interessados em temas mais amenos também encontram aulas de “Realidade Aumentada”, “Oportunidades de Marketing em Games” e “Storytelling” na grade da instituição.

Nesse início de atividades, a escola oferece hoje 30 cursos de curta duração, que vão de 3 a 8 horas, focados nas áreas de Administração e Empreendedorismo, Marketing e Publicidade, Monetização, Game Design e Produção, todos ministrados por professores com mais de 10 anos de experiência neste mercado. Os cursos acontecem todos em São Paulo, na região da Avenida Paulista. A instituição já recebeu estudantes do Rio de Janeiro, Recife e de Brasília. A maioria dos alunos vem das áreas de Publicidade, Marketing, Jornalismo, mas a escola já atendeu até advogados.

Imaizumi é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Foi gerente de produtos e negócios noYahoo! Brasil e country manager da rede social teen Habbo e da desenvolvedora de MMO’s alemã Innogames.

Prestou serviços de consultoria para a sueca Stardoll e de adsales para a holandesa Spilgames. Ministrou palestras e workshops sobre empreendedorismo, games e marketing online em eventos da Campus Party, Sebrae, Senac, Fatec e Big Festival.

Para mais informações sobre horários e valores, acesse o site oficial da EBG.