Notícias

Curso pioneiro ensina como abrir uma empresa de games

Para virar objeto do desejo, um game precisa de muito mais do que uma história envolvente ou um design futurista. Um bom plano de negócios com estratégias de marketing e planejamento financeiro é fundamental para que a empresa tenha crescimento e lucro. Foi pensando nisso que o administrador de empresas Marcus Imaizumi, com 15 anos de experiência neste mercado, criou a Escola Brasileira de Games (EBG), projeto pioneiro em treinamento e especialização em gestão de Negócios de Games.

Trabalhei como consultor na área de jogos digitais por alguns anos, e notei que muitos jovens talentosos conseguem produzir games de qualidade, que teriam sucesso, se eles soubessem posicionar seu produto no mercado”, diz Marcus Imaizumi, fundador e professor da EBG. “Mas infelizmente, a falta de afinidade com ferramentas de gestão e marketing, faz com que muitos morram na praia. Nosso objetivo é prover o conhecimento necessário para que os alunos obtenham sucesso com suas criações”, complementa.

A EBG é uma iniciativa da Gamebiz, dirigida por Imaizumi e especializada em desenvolvimento de negócios para jogos online. A escola foi concebida para incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora, que conta com aulas baseadas nas experiências e práticas de gestão reais de empresas do setor, localizadas no Brasil e no mundo.

Entre os cursos mais procurados está o de “Empreendedorismo em Games“, com duração de 8 horas, onde Marcus divide a sala com Marcos Costa, profissional de Contabilidade, que ensina os processos burocráticos pelo qual o empreendedor deverá passar. Ele aborda o passo-a-passo do jovem empresário junto aos órgãos públicos, enquanto Marcus ensina a elaborar o Plano de Negócios e a lidar com os relatórios gerenciais aplicados para o mercado de jogos.

A teoria é ilustrada com cases de sucesso de empresas de jogos reais e nesse curso os alunos aprendem algumas regras de administração que vão ajudar a fazer pesquisa de mercado, analisar a concorrência, elaborar previsão de vendas de seu jogo e plano de promoção.

Além de abordar Gestão e Empreendedorismo, os interessados em temas mais amenos também encontram aulas de “Realidade Aumentada”, “Oportunidades de Marketing em Games” e “Storytelling” na grade da instituição.

Nesse início de atividades, a escola oferece hoje 30 cursos de curta duração, que vão de 3 a 8 horas, focados nas áreas de Administração e Empreendedorismo, Marketing e Publicidade, Monetização, Game Design e Produção, todos ministrados por professores com mais de 10 anos de experiência neste mercado. Os cursos acontecem todos em São Paulo, na região da Avenida Paulista. A instituição já recebeu estudantes do Rio de Janeiro, Recife e de Brasília. A maioria dos alunos vem das áreas de Publicidade, Marketing, Jornalismo, mas a escola já atendeu até advogados.

Imaizumi é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Foi gerente de produtos e negócios noYahoo! Brasil e country manager da rede social teen Habbo e da desenvolvedora de MMO’s alemã Innogames.

Prestou serviços de consultoria para a sueca Stardoll e de adsales para a holandesa Spilgames. Ministrou palestras e workshops sobre empreendedorismo, games e marketing online em eventos da Campus Party, Sebrae, Senac, Fatec e Big Festival.

Para mais informações sobre horários e valores, acesse o site oficial da EBG.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!