Análises

Daisy Fuentes Pilates

– quer perder peso? está com dores no corpo? quer agradar a namorada? experimente esse jogo 

Quem disse que mulher não gosta de jogar videogame? Elas podem ser em menor número, mas elas existem sim! O número de mulheres gamers cresce cada vez mais, principalmente graças ao Nintendo Wii, que parece ter caído como uma luva no gosto da mulherada. Agora mais um jogo é lançado para o console tendo como público alvo  as mulheres. Mas não apenas elas como também os fãs de ginástica e exercícios físicos, chega ao mercado o game Daisy Fuentes: Pilates para o Nintendo Wii. Desenvolvido pela Sega, o game trabalha uma série de exercícios interativos de Pilates no conforto da sua casa.  Será que a Nintendo  acha que seus jogadores estão muito gordos? Aproveitando o sucesso de vendas do Wii Fit, que caiu nas graças do público feminino (e de seus namorados safadinhos que as gravavam e depois colocam o video no youtube ^^), a Sega oferece um jogo alternativo para exercitar o corpo e a mente. Quem imaginaria, alguns anos atrás, que existiriam jogos com tamanha interatividade para um console caseiro.

O game possui uma professora virtual de Pilates, a própria Daisy Fuentes (a belezura na foto aí do lado), a notória apresentadora e modelo latino-americana, que também já participou de uma série de DVDS com exercícios de Pilates. Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates,  o método Pilates teve influências como o yoga, o zen budismo e artes marciais. É basicamente um método de alongamentos e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade, equilibrio e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Por meio dos sensores de movimento do Wii Remote e da Wii Balance Board, o game indica se o jogador está realizando corretamente os exercícios. Você começa colocando o seu  nome, idade, altura e peso (o Balance Board faz isso para você, nada de mentir o peso heim!). Se você não possui o Balance Board, está tudo bem, você ainda poderá fazer todos os exercícios, mas não ganhará pontos em alguns deles.

São 10 diferentes exercícios em 3 níveis de dificuldade: Iniciante, Intermediário e Avançado. Para te ajudar a entrar em forma, o game oferece uma barra de tempo, que vai acompanhar as suas performances e te dar pontos positivos ou negativos. Se você fizer os exercícios corretamente, irá ganhar mais pontos que serão usados no seu progresso.


você pode escolher entre 10 tipos de exercícios que trabalham em diversas partes do corpo

À primeira vista o jogo apresenta uma boa idéia, afinal se deu certo com o Wii Fit, porque não explorar mais esse tipo de interatividade? Infelizmente Daisy Fuentes Pilates pode ser uma experiência bem frustrante. Após um video de introdução de Fuentes para comprar o seu maravilhoso game, você é jogado dentro de um campo de menus superficiais, música “vagamente” relaxante e o avatar virtual de Fuentes, que mais lembra uma irmã feiosa da Gisele Bundchen. Há várias áreas que você pode visitar no Resort, como a Ilha, Área de Meditação, Piscina, jardim, etc, e cada uma delas com um tipo de exercício. Porém não fica claro qual exercício é localizado em qual lugar. Então seu passeio pode se transformar numa confusão bem rapidinho. O modo Exercícios Simples tem uma bateria de exercícios a sua escolha, caso  não saiba como fazer algum deles, não se preocupe, há um tutorial que mostra a maneira correta de fazer os movimentos. Você ainda pode fazer um aquecimento antes de começar os exercícios, escolhendo entre uma série de alongamentos sentada ou correr no lugar por 5 minutos. Nada muito variado, melhor fazer um aquecimento a parte.

Os gráficos são pobres e simples, alguns podem até achar que voltamos para a época dos 16 Bits. Quem dera esse fosse o único problema, você gasta a maior parte do tempo comprando roupas para a Daisy Fuentes virtual e movimentando a câmera em volta dela enquanto faz os exercícios – o que pode ser uma tarefa titânica, se você realmente estiver fazendo os exercícios. E falando neles…. eles são confusos e chatos. Os iniciantes e aqueles não acostumados ficarão perdidos nos elementos que precisam ser monitorados simultaneamente: há a já citada imperdoável barra de tempo para cada movimento que você fizer na parte superior e igualmente acompanhar sua professora virtual na parte inferior, isso tudo enquando você está deitado no chão, segurando o controle e movimentando sua bunda no Balance Board, e tentando manter seu pescoço no lugar.  Ou seja, ao invés de manter sua concentração na performance dos exercícios e na sua respiração correta, você vai apenas se preocupar em como o game quer que você movimente o Wii Remote. Já as veterenas em Pilates logo perderão o interesse pela falta de opções que o game oferece.


Apesar dos 10 exercicícios que supostamente deveriam variar de intensidade dependendo do nível de dificuldade, coisa que nem sempre acontece, e da opção de você mesmo poder programar seus exercícios, é tudo muito limitado e simples. Mas a maior frustração mesmo é com o Balance Board, que no Wii Fit é bem ajustada e utilizada, o que não ocorre aqui. Em alguns exercícios o Wii Remote não funciona muito bem durante os seus movimentos, a não ser que você o aponte em uma certa direção, que pode ser não natural com o exercício. O game apresenta alguns bugs, o meu favorito foi quando ganhei um ponto positivo mas fui alertado pela voz de Daisy Fuentes, “Uh oh!, cuidado, você ganhou um ponto negativo.” Ah, eu não ganhei não, mas tudo bem.


Daisy Fuentes: “I´ll see you in your living room”

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!