Especial (diversos)

De Vegas até ao online: conheça a história do WSOP

Sabia que a Copa do Mundo de poker online se iniciou há pouco mais de 5 décadas e teve como origem uma sala de poker nos Estados Unidos da América. De fato, foi um grupo de amigos que foi o responsável pela criação do WSOP, em 1969. O torneio era tão pequeno que só existiu dois eventos nesse primeiro ano. Contudo, a partir do segundo ano, o número de participantes começou crescendo de forma muito acelerada.

De tal ponto que, atualmente, através de parcerias com salas de poker como o https://ggpoker.com, já é possível você jogar torneios WSOP sem sair de casa. Ou seja, operadores como o GGPoker permitem que você possa entrar no circuito online WSOP, juntamente com outras dezenas de milhares de jogadores que estão participando, um pouco por todo o mundo. Também por isso o WSOP – World Series of Poker – é considerado, unanimemente, a Copa do Mundo de poker em que, cada vez mais, existe uma democratização no acesso aos seus eventos.

Também por isso, para além de Las Vegas e do próprio circuito online, nesse momento já existe o WSOP Europa. Portanto, a limitação de viajar para Las Vegas para jogar o WSOP está desaparecendo, cada vez mais. Ainda assim, é importante notar que o nível de competição e de qualidade de jogadores está também subindo.

Existem dezenas de eventos no WSOP anualmente

Ao contrário do que possa pensar, a Copa do Mundo de poker não protagoniza apenas um torneio, bem pelo contrário. Atualmente, juntando o WSOP Europa e o circuito online WSOP, são quase 100 eventos anuais que poderá jogar, tentando conquistar a tão aguardadas braceletes. Por isso mesmo, o WSOP nunca foi tão inclusivo e moderno como agora.

De salientar que, apesar do Texas Hold´em ser de longe a variante de poker mais jogada nos eventos WSOP – o WSOP Main Event é com esta variante – existem cada vez mais eventos que conseguem englobar uma variedade gigante de diferentes variantes de poker. Atualmente, já poderá jogar por braceletes em variantes como Omaha, Short-Deck ou até mesmo 7 Card Stud. Portanto, também nessa componente já não terá que estar se limitando, necessariamente.

Porém, como já foi realçado, e um pouco como está aconteceu a nível competitivo os eSports, também no poker online o nível de jogo está subindo de forma considerável. De tal forma que mesmo para entrar no circuito online você terá que conseguir ultrapassar um nível muito elevado de competição. Daí ser crucial você encarar o poker como um esporte de habilidade e não somente uma atividade de fortuna ou azar.

Grandes personalidades elevaram o nome do WSOP

Se a popularidade do WSOP tem crescido de forma insana nas últimas duas décadas, tal fenômeno se deve muito ao que acontece com grandes nomes como Doyle Brunson, Phil Ivey, Phil Hellmuth ou mesmo Cris Moneymaker. Esse último, vencedor do WSOP Main Event 2003, foi o que catapultou o WSOP para outros níveis, chegando a um público muito mais global e geral. A partir da vitória de Moneymaker, todo o mundo sentia que tinha uma chance de ganhar o evento mais importe de poker do ano.

Para além disso, personalidades fortes como Hellmuth, Ivey ou até mesmo Negreanu também contribuíram muito para a popularização do poker no WSOP. Eles acabaram por tornar o poker um esporte visto como sendo algo legal e de pura habilidade, combatendo muito o preconceito de que apenas se trataria de um jogo de cartas de cassino, onde a sorte seria sempre o fator decisivo. Felizmente, esses mesmos nomes, com seus excelentes resultados ao longo dos anos nos eventos de WSOP, provaram que esse preconceito não poderia estar mais distante da realidade.

Redação

Fundador do GameHall e produtor do programa Versus.

Artigos relacionados