Share Button

A Sony defendeu sua posição de bloquear o cross-play (jogabilidade entre plataformas diferentes) de PS4 com Xbox One e Switch logo após ser criticada por vários jogadores esta semana.

Durante a sua conferência da E3 2017, a Microsoft anunciou que haverá cross-play no Minecraft, um dos jogos mais populares do planeta, significando que todos os jogadores do game no PC, Switch, Xbox One, mobile e RV poderão jogar juntos.

Ontem, depois que a Nintendo anunciou Rocket League para Switch, outro jogo imensamente popular, sua desenvolvedora Psyonix confirmou cross-play entre Xbox One, Switch e Steam.

Em ambos os casos, nada de PS4. Mas por quê? O questionamento foi levado pelo site Eurogamer até o chefe global de vendas e marketing da Sony, Jim Ryan.

“Precisamos estar atentos à nossa responsabilidade com a nossa base instalada,” disse ele. “Expor o que em muitos casos são crianças à influências externas que nós não temos nenhuma habilidade para gerenciar ou tratar, é algo que nós temos de pensar a respeito muito cuidadosamente.”

Depois disso, o site disse que isso não parecia ser um problema para a Nintendo, “talvez a mais atenta empresa de videogames para com a proteção de crianças”.

Ryan então respondeu concordando, e dizendo também que, “Todos tem que tomar suas próprias decisões. Faremos isso. Como eu disse, nós não temos nenhuma posição filosófica contra cross-play”.

No final da conversa, apesar de Ryan não ter dito que jamais haveria cross-play de PS4 com plataformas que não sejam da Sony, ele afirmou que “não há uma conversa em andamento no momento” com relação a permitir que jogadores de PS4 joguem online com outros que possuam o mesmo jogo em uma plataforma diferente.

Resumo da obra, se você está jogando Minecraft ou Rocket League ou qualquer outro jogo no PS4, não espere jogá-lo com donos de Switch ou Xbox One.