Share Button

Conforme publicamos ontem (26), o clássico ZX Spectrum está retornando em uma nova edição chamada “ZX Spectrum Next”, através de uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter. Victor Trucco, um dos principais desenvolvedores do projeto, explicou no grupo de Facebook Clube do TK mais detalhes como tudo começou, e que você confere logo abaixo:

Contando um pouco da história, o Olifiers era meu vizinho em Petrópolis (RJ) e hoje é o meu amigo mais antigo com quem eu mantenho contato com frequência (já são 35 anos de amizade e contando). Tivemos sociedade em duas empresas juntos e se contar a SpecNext Ltd, que apesar de eu nao estar no quadro de sócios legalmente, já seria a terceira. Enfim, oportunidades melhores surgiram que o levaram para o Reino Unido onde iniciou o seu estúdio de desenvolvimento e ganhou o Bafta (tipo um Oscar britânico) com seu primeiro jogo. Fora outras indicações e prêmios ainda na época que ele era funcionário de outras empresas no RU.

O projeto TBBlue (que hoje é um firmware) foi iniciado no final de 2012 com o nome de TKBlue. Eu tinha a intenção de fazer uma nova placa para o TK90X com componentes modernos e que fosse fácil de fazer a manutenção. O Fabio se interessou e como já tinhamos vindo da parceira de sucesso na ULA do TK, aceitei prontamente a ajuda e renomeei o projeto pra TBBlue (o TB é Trucco-Belavenuto, para quem nao entende de onde vem o nome).

No final de 2015, depois da VTrucco TBBlue, eu expliquei ao Henrique que eu queria coloca-la no mercado inglês, a exemplo das primeiras Harlequim que estavam aparecendo. Numa coincidência, ele tinha acabado de conhecer algumas pessoas da Sky UK, hoje dona da marca Amstrad e achava que poderia conseguir os direitos de uso da marca Sinclair. Após mais algumas semanas de expectativa tivemos a autorização formal da Sky e então o Henrique teve a brilhante ideia de contactar o Rick Dickinson, que topou fazer o gabinete 2 minutos depois de ouvir sobre o projeto.

Após todo o alvoraço da apresentação do projeto no dia 30 de abril de 2016, quando o mundo passou a conhecer o Next, foram centenas, senão milhares de sugestões e acabamos abandonando a ideia de fazer apenas uma VTrucco nova e ter muito mais possibilidades de desenvolvimento com uma placa mais elaborada. O próprio Henrique bancou do bolso dele a produção de duas fornadas dos protótipos Issue 0 e Issue 1, além de algumas dezenas da VTrucco e TODAS as TKPie que fiz, para distribuir entre os candidatos a desevolvedores. Sim, todas foram DOADAS sem custo algum, nem para mim.

Nesse meio tempo, surgiu a amizade com o Jim Bagley, programador da época com vários jogos comerciais. Ele sem dúvida talvez seja um dos usuários mais apaixonados que ainda temos na ativa. Ele passou a colaborar desde então com os testes e debugging, além de ter a visão do “programador final” e sugerir como as coisas podem funcionar em determinada parte do hardware“.

Até o momento, a campanha no Kickstarter já arrecadou mais de 312 mil libras, ultrapassando o valor de 250 mil iniciais – e ainda faltando 26 dias para encerrar. Quem quiser garantir o novo sistema, basta acessar o site e fazer um lance de no mínimo 175 libras (cerca de R$ 700 reais). O Lançamento está previsto para janeiro de 2018.

Lançado no Reino Unido em 1982, pela Sinclair Research, foi um dos mais populares microcomputadores de 8 bits durante a década de 1980, fazendo um grande sucesso em todo o mundo, especialmente aqui no Brasil, com o seu genérico TK-90X, da Microdigital e o TK95. Ainda hoje possui uma comunidade ativa, com milhares de sites e revistas eletrônicas em todo o mundo.

O sucesso avassalador do ZX Spectrum garantiu uma biblioteca com mais de 20 mil jogos super criativos e aplicativos produzidos para o sistema, dos quais destacamos cinco para relembrar:

Manic Miner

Desenvolvido por Matthew Smith, “Manic Miner” foi lançado em 1983 e um dos mais emblemáticos do Zx Spectrum, que mistura elementos de plataforma e puzzle de maneiras geniais.

The Great Scape

Produzido pela saudosa Ocean em 1986, este é outro clássico do sistema baseado no filme “Fugindo do Inferno” (de 1963), onde controlamos um prisioneiro que tenta escapar de um campo de concentração da Alemanha nazista de 1942, capaz de prender os jogadores por horas a fio.

Knight Lore

Lançado em 1984 pela Ultimate Play the Game, o jogo se passa durante a idade média e narra a história de um herói que se transforma em lobisomen, que deve percorrer um castelo cheio de puzzles perigosos para tentar se livrar de sua maldição. Um precursor dos RPGs isométricos.

Elite

Fãs de jogos scifi tinham “Elite”, lançado em 1984, como principal representante para despertar a curiosidade de viagens espaciais com revolucionários visuais vetoriais 3D.

Head over Heels

Lançado em 1987, “Head over Heels” possui uma notável semelhança com “Knight Lore” onde o jogador pode controlar dois personagens com diferentes habilidades em cenários isométricos para resolver diversos tipos de quebra-cabeças.

Bônus

Saboteur 1 e 2

Saboteur e Saboteur 2 são dois jogos clássicos inesquecíveis do Spectrum, que se destacam pelos seus enormes sprites coloridos onde o jogador assume o comando de um ninja que deve explorar complexos labirintos.

Aproveite e leia nossa matéria especial A História do ZX Spectrum.