GamesNotíciasr7

Designer por trás do sistema de conquistas do Xbox deixa a Microsoft após 20 anos

Chris Novak, designer por trás do sistema de Conquistas do Xbox e Game Pass anunciou que deixou a Microsoft após trabalhar lá por 20 anos.

Ele começou como diretor de design do Xbox em 2002, em seguida se tornou arquiteto de design em 2009 e por fim chegou ao cargo de chefe de design e pesquisa em 2016, quando a empresa voltou a focar nos jogos, três anos após o lançamento do Xbox One.

Novak revelou ao site Polygon que saiu da empresa porque quer ficar um tempo sem trabalhar e focar na vida pessoal, dizendo que não trabalhará em outra empresa no momento. Ele também afirmou que há muitas coisas “tremendamente empolgantes” em andamento para Xbox, mas que levariam anos de comprometimento dele na empresa e ele acredita já ter feito o bastante.

O sistema de Conquistas foi uma de suas criações. Originalmente a Xbox Live seria lançada com um máximo de cinco conquistas por jogo, mas jogar Project Gotham Racing 2 deu para sua equipe e ele a ideia de que poderiam fazer algo que fosse além disso, para se adaptar aos diferentes estilos de jogo de cada jogador.

Novak também afirmou que um dos seus produtos favoritos era o Touch Adaptation Kit, que permitia aos jogos de Xbox funcionarem em dispositivos mobile, algo no que ele trabalhou depois que Phil Spencer passou a focar nos jogos em nuvem.

O maior desafio de seu trabalho, segundo ele próprio, era inovar a todo momento.

“É muito fácil construir coisas que são novas mas não melhores, e a maioria das pessoas quer que sua experiência de jogo seja confortável, familiar e rápida”, disse ele. “Deve conectá-los ao que elas querem o mais rápido possível, e sempre que você fizer algo novo, você pode estar pedindo que elas usem um botão diferente ou pensem de forma diferente. E elas podem ficar frustradas com isso. Esse equilíbrio é um desafio contínuo”.

Ainda não sabemos quem ocupará o cargo deixado por Novak na equipe do Xbox, mas a posição deverá ser preenchida muito em breve.

Via IGN

Artigos relacionados