Share Button

Cuphead, um dos jogos mais legais do ano também é um dos mais difíceis, tanto que muitos jogadores, incluindo até alguns famosos, ficaram bastante frustrados com a dificuldade imposta pelo game.

Nossa, mas é tão complicado mesmo? Mais ou menos. Está longe de ser um jogo fácil, com menos de 5% dos usuários no Steam (no dia em que este artigo foi publicado) que possuem o game tendo obtido a conquista “Swing You Sinner”, ganha ao derrotar o último chefe, mas também não é esse pesadelo que algumas pessoas andam dizendo. Há jogos de antigamente, especialmente se você olhar na biblioteca do NES, consideravelmente mais desafiadores.

Se você deseja apenas terminar Cuphead e não se importa com o conteúdo extra, onde a dificuldade mostra sua verdadeira face, siga as dicas abaixo para, quem sabe, conseguir entrar ao seleto grupo de jogadores que zerou este game. Caso já faça parte dele, vá até o final do texto para ver o que mais você pode fazer estender seu tempo no jogo.

Primeiro de tudo – Mude o mapeamento dos botões

É possível terminar o jogo com o mapeamento original? Sem dúvida. Eu mesmo fiz isso, só que você ganhará mais agilidade na hora de enfrentar os inimigos e chefes se colocar as funções Dash (Arrancada) e Ex Shoot (Especial) nos botões de cima do controle.

Fazendo isso, você consegue atirar, trocar de arma, dar arrancadas, especiais, pular e travar a mira com muito mais rapidez, pois terá ajuda dos seus dedos indicador e médio de ambas as mãos, deixando seu polegar livre para cuidar apenas de pular e atirar.

Resumindo, com o novo mapeamento, fica assim:

A – Pula
X – Atira
RB – Dash
RT – Ex Shoot
LB – Lock
LT – Switch Weapon

Você pode alternar os botões se quiser, deixando Lock no RB, Dash no LB, Ex Shoot no LT e Switch Weapon no RT, por exemplo. Vai da sua preferência nesse caso. O importante é deixar este comandos longe dos botões da face.

Use seu dinheiro sabiamente

Existem 40 moedas ao todo em Cuphead, sendo que 30 delas você consegue jogando as fases exploráveis e as outras 10 fazendo o tutorial, conversando com outros personagens e até mesmo fuçando locais escondidos nos quatro mapas de Inkwell Isle.

No começo do jogo, você obtém 1 moeda no tutorial e mais 3 falando com o personagem sentado na ponte. Eu recomendo muito que a primeira coisa que você compre na loja de Porkrind seja a Smoke Bomb, pois com ela equipada você fica invencível durante o Dash, algo que te ajudará muito em diversas situações de aperto. Após isso, faça a fase Forest Follies, coletando todas as 5 moedas que estão bastante visíveis, volte até a loja e compre agora a arma Spread, que é uma das mais úteis graças ao seu disparo que alcança várias direções. Outras armas excelentes para você comprar são a Charge Shot, que pode não ter tiro automático, mas causa um tremendo estrago no adversário, e a Chaser, que lhe dá um disparo teleguiado.

Fique craque em executar o Parry

Os objetos e inimigos rosas que aparecem no jogo, estão dessa cor para te mostrar que você acertá-los apertando o botão de pulo duas vezes, ou apenas uma se estiver pilotando o avião. Acostumar-se a fazer isso é de suma importância, pois cada Parry bem sucedido em inimigos ou objetos destrutíveis faz aumentar em 20% seu medidor de ataques especiais, representado pelas cartas de baralho ao lado de seu HP. Quanto maior a velocidade que você encher ele, mais especiais poderá executar ou mais rapidamente conseguirá lançar sua Super Art.

Não se esqueça, tudo que for rosa pode ser atingindo com o Parry, então pratique. Há chefes onde isso pode significar a diferença entre vencer ou perder.

Antes de lutar contra qualquer chefe, visite o Mausoléu do Mundo 1

Depois que você passar da fase Forest Follies, uma ponte surgirá. Atravesse-a e siga pelo mapa até chegar no Mausoléu. Lá dentro você precisará derrotar uma certa quantidade de fantasmas rosados para adquirir a Super Art Energy Beam, a mais útil do jogo. Além de ser um ótimo local para você treinar seu Parry, ter essa habilidade poderosa equipada antes de encarar os chefes é uma verdadeira mão na roda.

Lembre-se que você pode transformar seu avião

Os chefes de Cuphead que você enfrenta no avião requerem tremenda agilidade em muitos momentos para desviar de suas investidas. Muita gente esquece, no entanto, que o avião no seu formato normal é lento. O modo miniatura dele, embora seja péssimo para causar dano, tem uma mobilidade excelente. Portanto, caso veja que não está conseguindo se esquivar a tempo com sua aeronave de alguma investida do inimigo, transforme-a para fazer isso e depois volte ao normal para continuar atirando.

Após você se habituar a fazer essa troca, as batalhas aéreas ficarão muito mais fáceis.

Preste atenção nos ataques dos chefes

Embora os chefes tenham vários ataques e formas, a grande maioria segue um padrão. Fique atento aos ataques para entender a melhor maneira de se esquivar. O jogo lhe dá vidas infinitas porque a ideia é que você morra várias vezes mesmo, para aprender com seus erros e não repeti-los mais.

Troque de arma

Tem sempre um chefe ou etapa dele onde uma determinada arma funciona melhor do que a outra. Após comprar a Smoke Bomb na loja, foque em adquirir todas as demais armas antes de ir atrás de outras coisas. Desta forma, você terá rapidamente seu arsenal completo, tendo mais opções de ataque.

Converse com todos os personagens nos mapas

Os habitantes de Inkwell Isles lhe fornecem pistas sobre coisas que você pode fazer ou descobrir. Às vezes, falar com um deles depois de realizar uma determinada ação, como por exemplo encontrar um caminho escondido dentro do mapa, o fará lhe dar uma recompensa.

Não gosta da Smoke Bomb? Equipe o Heart ou Twin Heart então, mas…

A Smoke Bomb é, na minha opinião, o melhor Charm desse jogo. Ficar invencível durante o Dash ajuda, e muito. Agora, se isso não estiver te auxiliando, pode optar por usar o Heart ou Twin Heart para ficar com, respectivamente, 4 HP e 5 HP. Mas lembre-se que isso tem um preço. No caso, seu dano cai 5% com o primeiro item e 10% com o segundo, significando que você vai demorar mais para matar os inimigos.

O que dá para fazer depois de zerar?

Como assim, terminou o jogo? Então meus parabéns! Depois que você chega ao fim do game existem cinco coisas que você pode fazer para continuar jogando.

Encontrar as moedas que faltaram

Conforme foi dito mais acima, há 40 moedas para você pegar e a chance de você não ter apanhado todas após finalizar o game é considerável. Se você coletou todas as trinta que estão nas seis fases exploráveis, a do tutorial e as três com o personagem na ponte do Mundo 1, faltarão apenas seis. Confira abaixo como consegui-las.

Moeda escondida no Mundo 1:

  • Fale com o personagem com cabeça de machado após derrotar todos os chefes deste mundo, aí conseguirá pegar uma moeda nas árvores ao lado dele.

Moedas escondidas no Mundo 2:

  • Vá até o local da fase Aviary Action e ande pelo caminho por trás dela, pelas montanhas, até chegar do outro lado. Depois disso, volte e converse com a garota com cabeça de pão de gengibre para que ela lhe dê a moeda.
  • Perto da fase do Dragão, converse com o malabarista depois de executar Parry 4x seguidas sem cair no chão e ele lhe dará uma moeda por seu esforço.
  • Perto da saída para o Mundo 3 há uma carroça verde com outra moeda.

Moeda escondida no Mundo 3:

  • Olhe atrás do estande perto da loja para achar a moeda.

Moeda escondida no Finale:

  • Atrás dos dados vermelhos do lado de fora do casino, no lado esquerdo.

Dificuldade Expert

Vencer cada um dos chefes no novo nível de dificuldade Expert. Se você achava o jogo difícil, prepare-se, pois o Expert sim vai testar suas habilidades, com inimigos muitíssimo mais agressivos.

Dificuldade Expert + Nota S

Realizar o objetivo descrito acima, mas de maneira perfeita, derrotando cada chefe no Expert sem tomar dano, fazendo três parry e usando 6 cartas de ataque especial para ganhar a nota S. Vale ressaltar que você não precisa disso para obter uma Conquista. Faça apenas se gostou muito mesmo do jogo e está interessado neste grande desafio proporcionado por Cuphead.

Atualização: Descobri que o tempo também é um fator determinante para obter o S, embora às vezes você consiga essa nota mesmo demorando mais de 2 minutos para vencer o adversário, ou um tempo maior do que esse no caso do King Dice.

Modo Preto e Branco

Sua quarta opção do que fazer depois de zerar é desbloquear o modo Preto e Branco. Conforme o próprio nome do modo diz, ele permite que você jogue com visual monocromático, podendo também alterar o áudio do jogo para que fique ainda mais de época. Para habilitar isso, é necessário completar todas as seis fases exploráveis sem disparar um tiro sequer, o que também lhe dá uma Conquista. Quando tiver sucesso nisso numa fase, ganhará nela a nota P, de Pacifista.

Utilize Smoke Bomb de modo a desviar dos inimigos com mais facilidade ou então Twin Heart para ter 5 HP e aumentar suas chances de sobreviver sem atirar, lembrando que Parry está liberado, então use e abuse disso. Sua Super Art deverá ser Invincibility, que lhe dará alguns segundos preciosos de invulnerabilidade, os quais você deve usar nos momentos mais complicados. A exceção fica por conta da fase Forest Follies, onde vale mais a pena utilizar a Super Art Giant Ghost, manipulando seu fantasma perto da máquina Acorn Maker para que ele suma ao lado dela e você possa fazer uso do Parry no coração rosa que surge, para pular por cima deste inimigo. Dá também para passar dessa etapa da fase pegando impulso nos disparos rosa efetuados pelos cogumelos.

Terminando as fases sem atirar, fale com a tartaruga do Mundo 3 e pronto, poderá jogar o game em Preto e Branco.

Modo 2-Color (Technicolor)

Este modo faz com que as cores do jogo fiquem mais vibrantes, como se fosse um desenho preto e branco de antigamente colorizado pela Technicolor. Para habilitá-lo, você precisa ter pelo menos 15 notas A ou superior na soma das fases exploráveis e chefes. Depois, fale com o personagem com cabeça de garfo no Mundo 3.

Espero que essas informações lhe ajudem um pouco que seja. Não desanime, com empenho você eventualmente conseguirá terminar Cuphead e poderá ser gabar desse feito com seus amigos.