Share Button

Tekken 7 está previsto para chegar aos consoles e PC no dia 2 de junho. Após um hiato de praticamente 5 anos desde Tekken Tag 2 a série está de volta com força total, mas devido ao sumiço é natural que muitos jogadores estejam enferrujados e também existam aqueles que devido à idade vão jogar o game pela primeira vez. Por isso separamos algumas dicas para não passar vergonha nas partidas online e conseguir tirar um melhor proveito do game.

Tekken é diferente

Antes de qualquer coisa é preciso saber que Tekken não é como Street Fighter, Mortal Kombat, Guilty Gear ou BlazBlue, por exemplo. Tekken é um jogo 3D com uma jogabilidade mais complexa e de certa forma “mais humana” que a de outros games, seguindo um estilo similar a Virtua Fighter e Dead or Alive.

Movimentação dos personagens

Assim como em outros jogos de luta cada personagem tem o seu próprio estilo e mesmo personagens que compartilham da mesma arte marcial os seus movimentos são específicos. Mas uma das principais diferenças de Tekken é que aqui as piruetas e apoio dos cantos da tela para dar um salto maior ficam de fora. Como dito anteriormente a movimentação tenta ser mais humana.

O jeito de abaixar e pular são diferentes, os personagens são mais pesados e se recompõem destes movimentos um pouco mais devagar do que eu em outros jogos de luta. Por isso é importante ter bastante atenção para não deixar a guarda baixa nessas horas.

Alguns personagens como Hwoarang e Ling Xiaoyu, por exemplo, fazem muita “pose”, que são movimentos que antecedem um ataque. Eles por si só não fazem nada, pois precisam de uma próxima sequência de botões para finalização. Se você ficar preso numa situação execute qualquer comando para voltar ao normal.

Muitos jogadores de atrapalham com esta posição de Ling Xiaoyu

Uma habilidade interessante é a possibilidade de esquivar-se para os lados pressionando duas vezes para baixo, desta forma seu personagem andará fazendo um movimento no sentido circular no cenário, evitando golpes e também aproveitando para pegar o adversário pelas laterais.

Golpes e mais golpes

Lista de golpes de Jun

 

Em Tekken os movimentos básicos são raramente utilizados, aqui o foco são os combos e ataques especiais. As move lists são extensas, passando facilmente dos 100 golpes por personagens. É indicado que para começo se decore entre 5 a 10 sequencias, pois quanto mais básica for sua jogabilidade mais fácil o adversário entenderá o jeito que você jogar.

O chão é o limite

Em Tekken quando está no chão também apanha. Se o jogador for rápido o suficiente consegue bater no adversário sem dar chance para ele se levantar. Muitos gamers consideram esse tipo de jogada injusta, mas lembre-se que pode acontecer com você (ou você pode querer aplicar contra outro jogador, mas prepare-se para receber reclamações inbox).

Desbalanceado?

Alguns personagens destoam dos demais por seu estilo de luta e podem pegar jogadores novatos de forma despreparada levando este a derrota. Isso não significa que o jogo seja desbalanceado, mas sim que para obter sucesso é preciso conhecer bem seu personagem e já ter em mente como irá combater determinado inimigo antes da luta começar. Paul Phoenix é um grande exemplo isso. O personagem tem um golpe (um soco) que é capaz de retirar 90% da barra de vida de uma vez só. Yoshimitsu é outro personagem complicado que se equilibra no cabo da espada, prevenindo-o do recebimento de chutes. Devil Jin, com seu “raio lazer” atravessa o cenário te acertando a qualquer distância levando muito life. Ou seja, esteja sempre preparado para ser surpreendido.

Conclusão

Tekken é uma franquia complexa e desafiadora, porém a recompensa vem rápido assim que se aprende a jogar. Os diferentes estilos de artes marciais e jogabilidade distintas garantem atender a todos os gostos, mas é preciso se dedicar para jogar bem no online. Esperamos que as dicas tenham sido úteis para quem deseja comprar Tekken 7!