GamesNotíciasr7

DirectStorage, recurso do Xbox Series que permite loadings mais rápidos, chega ao PC

A Microsoft revelou que os jogos para Windows já podem ser lançados com DirectStorage. O recurso permite que os dados sejam enviados diretamente do SSD para a GPU, sem a necessidade da CPU precisar descomprimi-los antes. Desta forma, os jogos conseguem fornecer loadings mais rápidos e mundos mais detalhados.

Apesar do DirectStorage ser compatível com Windows 10, o ideal é que os usuários façam o upgrade para o Windows 11 para obter todas as vantagens dele. Segundo a Microsoft, “o Windows 11 tem as otimizações de armazenamento mais recentes integradas e é nossa recomendação para jogos”.

Um dos primeiros jogos que irão utilizar isso no PC é Forspoken, que foi adiado recentemente. Durante a GDC 2022, que ocorrerá no fim de março, a desenvolvedora Luminous Productions explicará como planeja implementar a tecnologia no game.

Loadings extremamente rápidos têm sido um dos principais chamarizes do PS5 e Xbox Series. No caso do Xbox, a função Quick Resume, que permite aos jogadores alternarem entre um jogo ou outro instantaneamente, sem a necessidade de carregá-los novamente, faz uso da tecnologia DirectStorage.

Embora loadings rápidos já sejam realidade no PC há muitos anos, agora os estúdios poderão incorporar esta tecnologia diretamente no design dos jogos, permitindo a criação de novos aspectos na jogabilidade.

Via VGC

Artigos relacionados