Eventos

Direto da E3 2012 – Impressões de Pikmin 3 (Wii U)

Por Pedro Guarani, enviado especial a Los Angeles

Não tive a oportunidade de jogar Pikmin e Pikmin 2 quando foram lançados, mas é algo que sempre esteve em minha lista de coisas a fazer algum dia. E aconteceu que o dia de jogar Pikmin 3 chegou antes do dia de jogar os anteriores. Como sempre, o demo é curto e o tempo para apreciá-lo ainda mais, de qualquer modo pude ver que o game tem um grande potencial.

Para quem não conhece, Pikmin foi criado por Shigeru Miyamoto e é um jogo de estratégia em tempo real onde o simpático Olimar ordena pequenas criaturas (os Pikmins) a realizarem tarefas como carregar frutas, atacar inimigos e destruir paredes.

Em Pikmin 3 a idéia é a mesma: em um certo período de tempo você precisa realizar as tarefas daquela área, no caso da área que estava disponível era recolher frutas e construir uma ponte. Segundo o pessoal da Nintendo, será possível utilizar tanto o Wii U GamePad quanto o Remote+Nunchuk, mas no estande só era possível utilizar o combo Remote+Nunchuk, e a explicação deles foi que os controles através do GamePad ainda estão sendo aperfeiçoados.

A jogabilidade é bem simples. Com o remote você aponta a mira de Olimar para qualquer lugar na tela. Esta mira é onde Olimar irá enviar os Pikmins selecionados para realizar uma tarefa qualquer. Por exemplo, se apontar para uma fruta e apertar o botão “A” uma vez, ele enviará um Pikmin até aquela fruta e este Pikmin automaticamente começará a carregá-la.

Para cada tarefa uma certa quantidade de Pikmins é necessária. Com o botão ‘B‘ é possível chamar de volta os Pikmins enviados e apertando “C” no Nunchuk é possível selecionar o tipo de Pikmin que será enviado. Como foi anunciado na conferência da Nintendo, novos tipos de Pikmin estarão disponíveis, como os Rock Pikmin, que são criaturas de pedra utilizadas para quebrar superfícies mais duras, como a carapaça do Boss presente no demo.

Os gráficos são lindos. É emocionante ver um jogo da Nintendo em alta definição, finalmente. Colei o rosto na TV e fiquei reparando nas texturas, que não ficam devendo em nada para os títulos mais bem feitos de PS3 e X360.

Cores, iluminação, efeitos de água e sombra também estão impecáveis, e o melhor de tudo é que tenho certeza que vai melhorar ainda mais para a versão final. Dos títulos disponíveis para o Wii U na E3, creio que Pikmin 3 era o mais bonito e detalhado.

No final, fiquei pensando como será controlar a mira de Olimar pelo GamePad, sem o Remote. Acho difícil inventarem algo mais rápido e prático que simplesmente apontar na tela onde você quer realizar a ação. Vamos ver o que o Miyamoto vai aprontar dessa vez.

Pikmin 3 será compra certa no dia do lançamento, este não deixarei passar!

Redação

Fundador do GameHall e produtor do programa Versus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!