Share Button

Produzido pela Codemasters, a série DiRT faz sucesso e acumula fãs há muito anos e após diversas tentativas com jogabilidades diferentes, retorna às origens com um jogo mais bruto e desafiador, removendo diversos “facilitadores” que estavam disponíveis nos jogos anteriores da franquia e deixando o jogador ainda mais imerso na intensidade das corridas de rali.

Em DiRT Rally, o jogador poderá pilotar carros de diversas décadas dos campeonatos de rali e em diversos terrenos e sentirá nos dedos as diferenças de dirigibilidade em cada situação e escolha feita.

Ao participar da primeira corrida fica claro que o jogo quis aproximar o jogador da experiência de ser um piloto de rali, pois removeu diversos dos mecanismos de auxílio tradicionais em jogos de corrida, como os mini-mapas e as setas e indicativos de rotas. O jogador terá apenas as indicações do copiloto que serão ditas em português e representadas por simbolos bastante minimalistas exibidos no topo da tela. Essas indicações representam os próximos passos imediatos para que seja possível se preparar para as condições das pistas e saber quando executar as manobras.

Tendo pouco conhecimento dos jargões de rali, me vi obrigado a ver os tutoriais em vídeo que explicavam o funcionamento da mecânica do jogo e também dos direcionamentos do copilioto. Com um pouco mais de informação, ficou um pouco menos confuso, mas é necessário jogar algumas horas para realmente se acostumar e começar a entender os comandos de forma a não ser surpreendido pelas curvas e acidentes de terreno.

O carro pode ser ajustado em diversos níveis de detalhe e isso fará o jogador gastar diversas horas encontrando o ajuste ideal para seu estilo de jogo e também para cada pista, pois as diversas variações de terreno farão com que cada decisão nos ajustes do carro cobrem seus preços.

Toda essa dificuldade poderia ser problemática, entretanto ela é extremamente necessária para a imersão do jogador e para tornar DiRT Rally um jogo ainda melhor, pois faz um excelente papel em representar o mundo das corridas offroad e aproveita para diferenciá-lo de possiveis concorrentes no quesito simulação de corrida.

Os gráficos do jogo são belíssimos, mesmo nas versões de console, que tiveram alguns detalhamentos gráficos reduzidos ou removidos para garantir a experiência de jogo com a taxa de quadros rodando a 60fps.

O som do jogo é bastante afinado e permite ao jogador diferenciar os terrenos e veículos apenas pelo barulho que eles fazem. A música está presente nas telas de menu e entre corridas mas não são relevantes para o contexto do jogo.

DiRT Rally é um excelente jogo que traz diversas possibilidades para o jogador e que permite explorar diversos estilos de corrida e veículos em corridas bastante disputadas, então, se você gosta de simulação de corridas e da série DiRT, não perca a chance de jogá-lo!