Notícias

Doze trilhas sonoras de games entram para o Hall da Fama das Músicas Clássicas 2015

O “Classic FM Hall of Fame” é uma compilação anual muito respeitada no mundo todo que reúne 300 temas musicais clássicos através de votação do público. Essa lista é bastante notável, já que conta com nomes de gigantes do gênero com peças de Beethoven e Mozart, ao lado de compositores contemporâneos tais como John Williams, Karl Jenkins, Ludovico Einaudi, entre outros.

E agora (para ser mais exato desde 2012), os compositores de videogames também estão sendo reconhecidos neste cenário de trilhas sonoras sofisticadas. Na lista de 2015 foram indicados 12 temas de games, oito a mais do que no ano passado, um recorde que apenas tende a crescer nos próximos anos.

A entrada mais alta no ranking foi para o compositor japonês Nobuo Uematsu (só podia ser ele!) com a série “Final Fantasy“. Ele é conhecido por aí como o “John Williams dos videogames“, fama mais do que merecida, caso você nunca tenha jogado algum FF com trilha sonora assinada por ele.

Na décima primeira posição temos Jeremy Soule (de apenas 39 anos) com a popular e premiada série “The Elder Scrolls“. O compositor escocês Grant Kirkhope garantiu o décimo terceiro lugar com a série “Banjo Kazooie“, somando assim três trilhas sonoras de games no Top 20.

Confira abaixo os outros nove títulos que entraram para a lista e seu respectivo lugar no ranking:

  • Kingdom Hearts – Yoko Shimomura – #30
  • Viva Pinata – Grant Kirkhope – #41
  • World of Warcraft – Russell Brower – #53
  • Kingdoms of Amalur – Grant Kirkhope – #59
  • The Legend of Zelda – Koji Kondo – #84
  • Blue Dragon – Nobuo Uematsu – #118
  • StarCraft – Glen Stafford – #163
  • The Last of Us – Gustavo Santaolalla – #193
  • Halo series – Marty O’Donell – #244

Eu não esperava agradecer a indústria de videogames pela introdução do gênero clássico para uma nova geração de pessoas, mas isso é maravilhoso“, disse James Hannigan, um premiado compositor de games (Command & Conquer, Dead Space, entre outros), ao jornal britânico The Independent: “Os jogos estão sendo reconhecidos e eles realmente são sinfônicos“.

Mais de 200 mil pessoas votaram o Hall da Fama deste ano. “The Lark Ascending” de Ralph Vaughan William foi a peça clássica favorita pela sexta vez. Para ver a lista completa, acesse o site oficial.

Sem dúvida isso é um marco significativo para o cenário musical dos videogames, que vem conquistando respeito e reconhecimento em um meio que é levado bastante a sério, e assim ganhando uma audiência maior, especialmente com o público jovem, que pode conhecer belíssimas composições ao estilo clássico.

E você amigo leitor, qual seria o seu Top 5 para trilhas de games? Comente aí para nós os seus temas favoritos.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!