Brad Wardell, CEO da Stardock, empresa de desenvolvimento de softwares, fez alguns comentários em sua conta do Twitter, dizendo que o DirectX 12 no Xbox One vai ajudar os desenvolvedores a criarem jogos com resoluções maiores e com mais detalhes.
O tema controverso é recorrente entre as guerras de discussões entre os fãs da Sony e Microsoft, com o console da gigante americana levando desvantagem em games multiplataforma (como “Metal Gear Solid V: Ground Zeroes“), com uma resolução ou taxa de quadros por segundos menores do que no rival.
“Uma forma de olhar para o Xbox One com o DirectX 11 é que ele tem 8 núcleos, dos quais apenas um funciona. Com o DX12, todos os 8 funcionarão“, disse ele no Twitter.
“Acho que será mais fácil para os games rodarem numa resolução maior e com mais objetos na tela de uma só vez“, respondeu ao ser perguntando por um usuário como o DX 12 pode beneficiar o Xbox One.
Entretanto, Wardell também indicou que a nova tecnologia não será um tipo de elixir mágico que fará do console de uma hora para outra superar a performance do PlayStation 4.
“O hardware do PS4 é substancialmente melhor no geral“, comentou quando perguntando sobre a performance da API do PS4 em comparação ao DX12.
Recentemente Stewart Gilray, fundador do estúdio Just Add Water, também deu seu pitaco sobre o assunto e disse que é “fisicamente impossível” para o Xbox One se igualar ao poder de computação do PS4.
Mas claro, só saberemos o impacto que o DX12 terá no Xbox One apenas quando for lançado, no entanto, os primeiros jogos usando a tecnologia só devem aparecer no final de 2015.