EspeciaisEventos

E3 – Curiosidades e fatos sobre o maior evento de games do planeta

Você que acompanha as notícias de games já deve estar cansado de ler por aí as novidades da E3, a maior feira de games do mundo a ser realizada nos dias 15 a 17 de junho de 2010. Mas você sabe quando, como e porque ela surgiu? Quantas edições já teve? Quais as histórias, bombas no evento, decepções e outras curiosidades que a feira já passou nesses 15 anos de existência?

Foi pensando nisso que a Gamehall resolveu fazer esse artigo especial, uma retrospectiva para contar a você leitor da história e curiosidades das edições da E3. E aguardem uma cobertura especial da Gamehall da edição de 2010, com detalhes das conferências, notícias e eventuais novidades que irão aparecer durante a feira. Enquanto isso fique por dentro de como surgiu esse importante evento na indústria de videogames.

Para quem não sabe, a sigla E3 significa Eletronic Entertainment Expo, uma feira internacional dedicada aos jogos eletrônicos, considerada a maior e mais importante do gênero, tanto a nível de consumidores como para a imprensa especializada e as produtoras de games que podem fazer propaganda de seus produtos. Realizada geralmente em Los Angeles, na Califórnia, a primeira vez em que foi realizada foi em 1995, coincidindo com o início de uma nova geração de consoles, com o lançamento do Sega Saturn, e os anúncios de novos lançamentos de PlayStation, Virtual Boy, Nintendo Ultra 64 (depois rebatizado de Nintendo 64) e do Neo Geo CD da SNK, eram os principais destaques da feira na época. Sega, Sony e Nintendo eram os principais nomes da feira.

Em 2007 e 2008 a feira passou por mudanças e passou a ser chamada de E3 Media and Business Summit, por diminuir o seu porte e sofrer alterações em seu formato, agora supostamente “mais adulto”, focando em profissionais da indústria. Porém o resultado não foi dos melhores e uma grande queda de visitantes foi notável, fazendo que em 2009 o evento voltasse ao seu antigo formato. Para se ter uma ideia, em 2005 o evento contou com mais de 70 mil visitantes. Em 2008 pouco mais de apenas 5 mil pessoas visitaram o novo formato, que não agradou nem um pouco e felizmente foi deixado de lado. O evento, para efeitos de comparação, é parecido com o nosso Anime Friends aqui no Brasil, claro que em maiores proporções, melhor estruturado e focado na indústria de games. Mas isso não quer dizer que lá não tenha outras “tribos” além dos gamers, há eventos não relacionados com os games, como shows, apresentações e até mesmo luta livre mexicana “Lucha Libre” (que vai ter na E3 2010). Também não é difícil ver celebridades passeando por lá, como a Paris Hilton, Snoop Dog, Elijah Woods, James Cameron e Steven Spielberg, que já estiveram presentes em edições passadas. Se algum game conta com a participação de uma celebridade, certamente ela estará por lá (tem um cara aqui da Gamehall que esbarrou com a Paris Hilton na E3 2006).

Confira o que aconteceu nas edições anteriores

Mas voltando aos anos 90, antes da E3 as desenvolvedoras costumavam mostrar seus novos produtos em outras feiras, como a Consumer Electronic Show e a European Computer Trade Show. A primeira edição da E3 em 1995 foi um dos maiores sucessos da história da mostra de comércios, com um gigantesco espaço físico e mais de 80 mil pessoas. Os principais destaques da feira neste ano foram o Sega Saturn e o Sony PlayStation. A grande “bomba” foi quando o presidente da Sega of America, Tom Kalinske, anunciou o lançamento americano do Saturn (isso no mês de maio, quando foi realizada a E3), até então agendado para setembro. Essa decisão foi feita por causa do anúncio da Sony, que pretendia lançar o PlayStation uma semana depois que o Saturn nos EUA. A Sony, como resposta, disse na própria E3 que o PlayStation iria custar US$299, cem dólares mais barato que o Saturn. Infelizmente o “tiro saiu pela culatra”, já que o lançamento prematuro e inesperado pegou todo mundo de surpresa, inclusive as softhouses que haviam se programado para lançaram os games em setembro. Resultado: Saturn foi lançado, mais caro e sem games no mercado. No mesmo evento a Nintendo anunciou o Ultra 64 para o ano seguinte, assim como o lançamento do Virtual Boy, um dos maiores fracassos comerciais da empresa. Alguns dos games apresentados foram Battle Arena Toshinden, Ridge Race, Panzer Dragoon, Virtua Fighter e D.

a “realidade virtual” da Nintendo, um dos seus maiores micos na E3

Com o grande sucesso da primeira feira, já estava garatindo a segunda edição em 1996, que cresceu ainda mais e se tornou um lugar padrão para revelação de novos produtos. Neste ano os games foram as grandes atrações, com destaque para o desenvolvimento de Final Fantasy VII para o PlayStation, um dos games mais aguardados na época (a Square também surpreendeu a todos ao mostrar o game de luta Tobal No. 1). A Nintendo apresentou o seu Nintendo 64 com o Super Mario 64 e Golden Eye 007, a Capcom mostrava o seu primeiro Resident Evil e a Namco apresentava Tekken 2. A Naughty Dog tinha Crash Bandicoot e a Sega apostava em uma nova mascote, Nights into Dreams para o Saturn. Foi neste ano que a Eidos mostrou Lara Croft em Tomb Raider assim como StarCraft já dava as caras, em uma prévia bastante antecipada.

A edição de 1997 foi dominada pelo surgimentos de vários jogos FPS, como Half-Life e Unreal. Outros jogos FPS apresentados foram SiN, Daikatana, Prey, Quake 2 e Star Wars Jedi Knight: Dark Forces II. Mas a grande sensação foi a apresentação do game Metal Gear Solid para PlayStation. Panzer Dragoon Saga para Saturn também foi revelado nesta edição.

o Dreamcast fazia sua estreia

Em 1998 a edição não teve grandes novidades, Half-Life apareceu em fase final de desenvolvimento e Duke Nukem Forever era apresentado pela primeira vez. A Nintendo impressionou com o seu The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que apareceu pela primeira vez de forma jogável. A edição de 1999 foi marcada pelo nascimento da nova geração de videogames. O Dreamcast, o primeiro console da sexta geração, era apresentado ao público, mas a Sony chamou a atenção com o trailer de MGS2. No ano seguinte, em 2000, o PlayStation 2 era a principal atração, assim como Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, assim como o anúncio de desenvolvimento do Xbox da Microsoft e do game Halo: Combat Evolved. O Dreamcast apresentava alguns jogos como Marvel vs Capcom 2 e a Nintendo não ia lá muito bem com o seu N64, mas rumores do Game Boy Advance começaram a surgir.

Em 2001 a Nintendo apresentava o Game Cube na feira de forma jogável e a Microsoft o Xbox, que seriam lançados no final daquele ano. As duas empresas investiram pesado em suas apresentações, a Microsoft apresentando games como Oddworld: Munch’s Oddysee, Enclave, Jet Set Radio Future, Amped: Freestyle Snowboarding, Mad Dash, Project Gotham Racing, Project Ego, Medal of Honor: Allied Assault, Dead or Alive 3, Gun Valkyrie e Halo: Combat Evolved. Já a Nintendo mostrava os games Luigi Mansion, Pikmin, Wave Race: Blue Storm, Super Smash Bros Melee, Cel Damage, Eternal Darkness: Sanity’s Requiem, Super Monkey Ball e Star Fox Adventures. O Game Boy Advance, anunciado antes em outro evento, quase nem apareceu na E3 2001. A Sony também marcou presença com vários títulos de peso para o PS e PS2. Esta E3 também marca a última presença do Dreamcast no evento, com os jogos Sonic Adventure 2, Ooga Booga e Bomberman Online.

Com a saída da Sega na podução de consoles (mas presente com vários títulos multiplataforma), a E3 de 2002 foi dominada pelas grandes apresentações da Nintendo, Sony e Microsoft. Era anunciado pela primeira vez a Xbox Live, assim como vários games como Ninja Gaiden (anunciado como título exclusivo), Dead to Rights, Panzer Dragoon Orta, Splinter Cell. O Game Cube contava com títulos de peso como Super Mario Sunshine, The Legend of Zelda: The Wind Waker (com um visual polêmico), Metroid Prime, Star Fox Adventures, Resident Evil Zero, Phantasy Star Online, entre outros, assim como vários jogos para o Game Boy Advance. O PlayStation 2 aparecia com games que incluíam Colin McRae Rally 3, Ratchet & Clank, Sly Cooper and the Thievius Raccoonus, Red Dead Revolver, The Getaway e Kingdom Hearts. Os jogos de PC apareciam pela primeira vez na feira, como a revelação de Doom 3, Age of Mythology e Warcraft 3.

Em 2003 o grande destaque foi a revelação do PSP, que mesmo sem o console ou games no evento, virou o principal assunto nas rodinhas. O crescimento dos jogos MMORPG, assim como os games Half-Life 2 e uma demo de Halo 2 também chamaram a atenção. A Nokia anunciou o N-Gage por US$299, mas ninguém realmente deu importância. Em 2004 seria a última feira a destacar os consoles da sexta geração, com grande destaque para os jogos do PS2 como God of War e Gran Turismo 4. Um demo multiplayer com 12 jogadores de Halo 2 foi a grande sensação. O PSP e o NDS foram apresentados e a Sony anunciou o desenvolvimento do PlayStation 3, prometendo a presença do console na E3 do próximo ano. A Nintendo mostrou um trailer de The Legend of Zelda: Twillight Princess que agradou a todos.

o trailer de Killzone 2 gerou muita polêmica

a E3 2005 foi pela primeira vez televisionada, assim como as próximas, pela rede G4. O grande desta da feira foi o desenvolvimento do PlayStation 3, que se apresentava lá na sua forma protótipo com os seus controles “bumerangues” mas não era jogável. Muitos jogos para o sistema foram apresentados em forma de videos, entre eles o então impressionante Killzone 2, que mostrava gráficos incríveis que nenhum outro videogame havia apresentado até então. Porém logo descobriu-se que o vídeo mostrado era na verdade uma cena em CG renderizado em máquinas de altíssima tecnologia – e não cenas ingame – o que gerou uma grande crítica pela “propaganda enganosa” do console, já que os primeiros games do PS3 traziam imagens bem abaixo do trailer de 2005. Provavelmente esse video é uma das maiores “polêmicas” que a E3 já teve durante a sua história. A Nintendo anunciava o desenvolvimento do Revolution (mas sem mencionar os controles de movimento – e que mais tarde seria rebatizado de Wii) e a Microsoft apresentava o Xbox 360 em sua conferência, assim como o game Alan Wake, que seria lançado somente agora em 2010.

A feira de 2006 foi marcada pela apresentação da Nintendo, que segundo muitos críticos “roubou o show” com o seu Nintendo Wii e Nintendo DS, com várias e longas filas com pessoas curiosas para se jogar os novos consoles da empresa, principalmente os games Super Mario Galaxy e Wii Sports, as grandes sensações do evento. A Microsoft anunciou vários games para o Xbox 360, com destaque para Gears of War, assim como planos de expandir o serviço Xbox Live. Já a Sony anunciava o preço do seu PS3, por salgados US$599 (muita gente pensou que era uma piada de mau gosto), assim como vários jogos como Final Fantasy XIII, GTAIV e Gran Turismo e vários títulos para PSP, mas foi considerado por muitos como a pior apresentação da empresa em uma E3. O que também chamou muito a atenção (e inclusive gerou protestos) foi a proibição das “booth babes”, aquelas belas garotas voluptuosas, geralmente em micro roupas fazendo propaganda dos games e das produtoras (havia algumas, mas em menor número e menos ‘apelativas’).

As edições de 2007 e 2008 da E3 foram marcadas pela reestruturação em seu formato, diminuindo o seu espaço e permitindo apenas a presença de pessoas convidadas (e marcada pelas gafes de Peter Moore e Jeff Bell durante apresentação da Microsoft e uma terrível performance do ‘comediante’ Jamie Kennedy na conferência da Activision, insultando gamers e mostrando que não entende nada de videogames). O novo formato foi bastante criticado e mau recebido, até que em 2009 o antigo formato voltasse. Novamente com uma grande área de espaço disponível e aberto ao público em geral, garantiu uma recepção melhor do público e da crítica, que ficaram desapontados nos últimos dois anos, com a presença de mais de 40 mil pessoas (bem mais que os 5 mil do ano passado, mas ainda ainda com uma queda em relação à 2006). Os grandes destaques foram os anúncios dos sensores de movimento para o PlayStation 3 e o Xbox 360, o PlayStation Move e Project Natal respectivamente. Crysis , Halo: Reach, New Super Mario Bros. Wii, Golden Sun DS, Wii Vitality Sensor, WarioWare D.I.Y., Wii Fit Plus, Super Mario Galaxy 2, Metroid: Other M, Final Fantasy XIV, ModNation Racers e Metal Gear Solid: Peace Walker foram os principais jogos anunciados no evento.

as Booth Babes são presença mais que garantida na E3 – nós faremos uma galeria só para elas, aguardem!

O que esperar da E3 2010?

A E3 2010 irá ocorrer oficialmente nos dias 15, 16 e 17 de junho, no Los Angeles Convention Center, que será aberto ao “grande público” (oficialmente é um evento para indústria de games, ou seja, precisa ser um profissional da área, nem que tenha um blog mequetrefe). Porém já no dia 13 (domingo) tem início das conferências de imprensa das produtoras, e claro que as mais importantes e aguardadas são as conferências da Nintendo, Sony e Microsoft. Os dias 13 e 14 só poderão entrar convidados “vips” das empresas que farão as companhias, caso contrário não entra. Os principais sites do mundo, como a IGN, Gamespot, G4 e GameTrailers irão acompanhar, possivelmente com transmissão ao vivo das apresentações principais (quando possível transmitir, é claro, já que algumas companhias proibem uso de câmeras). Nós da Gamehall estaremos antenados para transmitir para você as principais informações que forem surgindo.

Confira abaixo as datas e horários (já revertido para o horário do Brasil) das conferências, e o que podemos esperar das apresentações.

  • Domingo, 13 de junho – Microsoft – 23h

A Microsoft vai inaugurar a E3 com a sua conferência, com o principal destaque sendo o Projeto Natal, com a definição do seu nome (será que ele vai mudar de nome para Wave, como dizem os boatos por ai?), preço e data de lançamento. Se você achava que a E3 já era um “circo”, a Microsoft fará uma apresentação junto com o Cirque Du Soleil para mostrar o seu Projeto Natal. Equipamentos de video e fotografia não serão permitidos na conferência.

  • Segunda-Feira, 14 de junho – Activision – 13h

A Activision provavelmente deve trazer mais informações sobre diversos títulos, como o novo Call of Duty: Black Ops e novidades sobre Guitar Hero e DJ Hero. Também teremos a apresentação do novo game do Homem-Aranha, Spider-Man: Shattered Dimensions e algumas outras surpresas, como a produtora Bungie, famosa pela série Halo, que fechou contrato com a Activision recentemente.

  • Segunda-Feira, 14 de junho – Conferência principal da Microsoft – 14h

O grande destaque será a apresentação do Projeto Natal, mas a Microsoft pode ter algumas surpresas, como o tão especulado Xbox 360 Slim (será que ele vai aparcer?) e informações sobre diversos games, como Halo: Reach e Gears of War 3, uns dos mais aguardados.

  • Segunda-Feira, 14 de junho – Square Enix – 16h

Os principais games apresentados pela Square Enix serão Final Fantasy XIII Versus, Final Fantasy XIV e os novos títulos da franquia Kingdom Hearts (com a presença de Tetsuya Nomura).

  • Segunda-Feira, 14 de junho – Eletronic Arts – 18h

A EA possui uma das maiores listas de apresentações, com diversos títulos a serem mostrados e outros para serem revelados. Pode aguardar surpresas como Dead Space 2, Star Wars: The Old Republic, Mas Effect 3, Need for Speed, Medal of Honor, Crysis 2 entre vários outros.

  • Segunda-Feira, 14 de junho – Ubisoft – 21h

A Ubisoft irá fechar as conferências do dia, apresentando o seu novo Assassin’ Creed: Brotherhood e o ressurgimento da série Driver serão os principais destaques.

  • Terça-Feira, 15 de junho – Conferência da Nintendo – 13h

Como a Sony e Microsoft já revelaram os seus projetos Move e Natal respectivamente, a Nintendo é a companhia que mais pode surpreender na E3, com a revelação de alguma bomba (mas se isso não acontecer, provavelmente será a mais fraca das apresentações). Fala-se muito no Nintendo 3DS (que estará disponível para ser jogado – será ele comparável ao PS3 e X360?) assim como em jogos aguardados como o novo Zelda e Metroid: Other M, ambos para Wii. Há também especulações sobre um novo game Star Fox para o Wii, que deverá ser revelado na apresentação da Nintendo. É claro que novos jogos estrelando Mario também devem dar as caras, entre outras surpresas (Wii HD?) que a empresa deve estar guardando na manga. O conferência da Nintendo será transmitida em seu site oficial.

  • Terça-Feira, 15 de junho – Conferência da Sony – 15h30 (mesmo horário do jogo do Brasil na Copa…)

A conferência da Sony vem logo em seguida da Nintendo e pode ter certeza de que eles irão alfinetar a concorrente em sua apresentação do PlayStation Move, que será o grande destaque. A empresa irá apresentar vários títulos para PS3 e PSP, entre eles Killzone 3, Gran Turismo 5, Little Big Planet 2, Infamous 2 entre vários outros. Com certeza terá algumas surpresas, como o especulado PSP2 que pode aparecer por lá e novidades sobre a tecnologia 3D no PS3.

  • Quarta-Feira, 15 de junho – Conferência de Shigeru Miyamoto – 23h

Pois é, o cara tem a sua própria e exclusiva conferência, a exemplo do ano passado. O famoso game designer deverá falar sobre os seus trabalhos no game Zelda, no Nintendo 3DS e possivelmente sobre o Star Fox e alguns outros títulos. Além dele também estarão por lá (sem conferência exclusiva) Hideo Kojima e Tetsuya Nomura, para falarem dos games Metal Gear Solid e Kingdom Hearts/Final Fantasy XIII Versus.

  • Quarta-Feira, 16 de junho – Konami – 17h

A Konami contará com a presença de Hideo Kojima para apresentar Metal Gear Solid: Peace Walker e MGS: Rising. Outro destaque será o novo Castlevania: Lords of Shadow e provavelmente teremos novidades de Pro Evolution Soccer.

Teremos outras conferências, mas as principais serão essas, com destaque claro para a Sony, Nintendo e Microsoft. Essa E3 promete ser uma das melhores, que contará com muitas novidades e surpresas, além de apresentações de incríveis novos títulos. Lembrando que a Gamehall estará dando cobertura ao evento, então não deixe de nos acompanhar e ver o que está acontecendo por lá.

Confiram abaixo a lista de possíveis games (alguns confirmados, outros não) que estarão ne E3 2010:

2K Games
Mafia II (PC, PS3, 360)
Sid Meier’s Civilization V (PC)
Spec Ops: The Line (PC, PS3, 360)
X-COM (PC, 360)
Bioshock 3(TBA)

505 Games
Grease (DS, Wii)
Naughty Bear (PS3, 360)

Activision
Call of Duty: Black Ops (PS3, PC, 360, Wii)
DJ Hero 2 (TBC)
Guitar Hero: Warriors of Rock (PS3, 360, Wii)
Modern Warfare 3 (PS3, PC, 360)
GoldenEye (Wii, DS)

Bethesda
Brink (PC, PS3, 360)
Fallout: New Vegas (PS3, PC, 360)
Hunted: The Demon’s Forge (PC, PS3, 360)
Rage (PC, PS3, 360)
Elder Scrolls V (360, PS3, PC)

Capcom
Dead Rising 2 (PS3, PC, 360)
Dead Rising 2: Case Zero (XBLA)
Marvel vs. Capcom 3 (PS3, 360)
Okamiden (DS)
Bionic Commando Rearmed 2 (XBLA, PSN)
Sengoku BASARA: Samuari Heroes (PS3)
Ghost Trick: Phantom Detective (DS)
Resident Evil 6 (360, PS3, PC)

cdv Software Entertainment
Divinity II: Ego Draconis (PC, 360)
Divinity II: Flames of Vengeance (PC, 360)

Codemasters
Bodycount (PS3, 360)
F1 2010 (PC, PS3, 360)

Disney
Epic Mickey (Wii)
Guilty Party (Wii)
Pirates of the Caribbean: Armada of the Damned (PC, PS3, 360)
Toy Story 3: The Video Game (PC, PS3, 360)
Tron Evolution (PC, PS3)
Tron: Legacy (iPhone)

Electronic Arts
APB: All Points Bulletin (PC)
Bulletstorm (PS3, PC, 360)
Crysis 2 (PS3, PC, 360)
Dead Space 2 (PS3, PC, 360)
EA Sports Active 2.0 (Wii)
EA Sports MMA(PS3, 360)
FIFA Soccer 11 (DS, PC, PS3, PSP, 360, Wii)
Madden NFL 11 (PS2, PS3, PC, 360, Wii, PSP)
Medal of Honor (PC, PS3, 360)
NBA Jam (Wii)
NCAA Football 11(PS2, PS3, 360)
NHL 11(PS3, 360)
Rock Band 3 (PS3, 360, Wii)
Tiger Woods PGA Tour 11(PS3, Wii, 360)
NBA Elite (360, PS3, PC, PS2)

Konami
Castlevania: Lords of Shadow (PS3, 360)
Def Jam Rapstar (4mm) (Wii)
Lucha Libre AAA: Heroes del Ring (PS3, 360, Wii, PSP, DSiWare)
Metal Gear Solid: Peace Walker (PSP)
Metal Gear Solid: Rising (PS3, 360 e PC)
N3: Ninety-Nine Nights II (360)
Pro Evolution Soccer 2010 (iPhone)
Rocket Knight (PC, PS3, 360)
Rush’N Attack Ex-Patriot (PS3, 360)
Saw II (PS3, 360)
The Cages: Pro Style Batting Practice (Wii)
Metal Gear Solid 5 (PS3)

LucasArts
Lego Star Wars III (DS, PC, PS3, PSP, Wii, 360)
Monkey Island 2 SE (PC, PS3, 360)
The Force Unleashed II (DS, PC, PS3, PSP, Wii, 360)
Star Wars: The Old Republic (PC)

Microsoft
Fable III (360, PC)
Gears of War 3 (360)
Halo: Reach (360)
Project Natal (360)
Ricochet (Natal)
River Rush (Natal)
Joy Ride (Natal)

Namco Bandai
Ace Combat: Joint Assault (PSP)
Clash of the Titans (PS3, 360)
Enslaved (PS3, 360)
Dragon Ball: Origins 2 (DS)
Naruto: Ultimate Ninja Storm 2 (PS3, 360)
Pac-Man 2010 (TBC)
Splatterhouse (PS3, 360)

Nintendo
3DS (Hardware)
Metroid Other M (Wii)
Zelda Wii (Wii)

Sega
Conduit 2 (Wii)
Phantasy Star Portable 2 (PSP)
Tournament of Legends (Wii)
Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 (PS3, 360, Wii, IP)
Sonic Colors (Wii, DS)
Valkyria Chronicles II (PSP)

Sony Computer Entertainment
EyePet (PS3)
Free Realms (PS3)
God of War: Ghost of Sparta (PSP)
Gran Turismo 5 (PS3)
Hot Shots Tennis: Get a Grip (PSP)
Invizimals (PSP)
Killzone 3 (PS3)
LittleBigPlanet 2 (PS3)
Move Party (PS3)
PlayStation Move games (PS3)
SOCOM 4 (PS3)
Sports Champions (PS3)
Slider (PS3)
TV Superstars (PS3)
The Fight: Lights Out (PS3)
The Last Guardian (PS3)
The Shoot (PS3)
PSP2 (Hardware)
Motorstorm 3 (PS3)
Resistance 3 (PS3)
inFAMOUS 2 (PS3)
New Twisted Metal (PS3)

Sony Online Entertainment
DC Universe (PC, PS3)
Free Realms (PC, PS3)

Square Enix
Deus Ex: Human Revolution (PS3, PC, 360)
Dungeon Siege 3 (360, PS3, PC)
Final Fantasy XIV (PS3, PC)
Kingdom Hearts: Birth by Sleep (PSP)
Lara Croft and the Guardian of Light (PS3, PC, 360)
Kane & Lynch 2: Dog Days (PS3, PC, 360)

THQ
de Blob: The Underground (Wii, DS)
Homefront (PS3, PC, 360)
Red Faction: Armageddon (PS3, 360, PC)
Saints Row 3 (TBA)
The Last Airbender: The Movie (DS, Wii)
UFC Undisputed 2010 (PS3, PSP, X360)
Warhammer 40,000 Online (PC)
Warhammer 40,000: Space Marine (PS3, 360)
WWE SmackDown vs Raw 2011 (360, DS, PC, PS2, PS3, PSP, Wii)
WWE SmackDown vs. Raw Online (PC)

Tecmo Koei
Trinity: Zill O’ll Zero (PS3)
Quantum Theory (PS3, 360)
Warriors: Legends of Troy (PS3, 360)

Ubisoft
Assassin’s Creed: Brotherhood (PS3, PC, 360)
R.U.S.E (PS3, 360, PC)
Shaun White Skateboarding (PS3, PC, 360, Wii)
Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier (PS3, PC, 360, Wii, DS, PSP)
Tom Clancy’s HAWX 2 (PC, PS3, X360)
Driver (TBA)

Valve
Portal 2 (PC, 360, Mac)
Half-Life 3/ HL2: Ep 3 (TBA)

Warner Bros.
Batman: The Brave and the Bold (DS, Wii)
Cats & Dogs: The Revenge of Kitty Galore (DS)
F.E.A.R. 3 (PC, PS3, 360)
Lego Harry Potter: Years 1-4 (DS, PC, PS3, PSP, Wii, 360)
Super Scribblenauts (DS)
The Lord of the Rings: Aragorn’s Quest (DS, PS2, PS3, PSP, Wii)
The Lord of the Rings: War in the North (PC, PS3, 360)
Mortal Kombat (TBA)
Batman: Arkham Asylum 2 (PS3, 360 e PC)

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add no Facebook: https://www.facebook.com/marcio.pacheco

Artigos relacionados