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Elden Ring para PC roda sem travadas no Steam Deck, graças à Valve

Apesar de Elden Ring ter recebido uma atualização substancial esta semana, ela não corrige o principal problema do jogo na versão para PC, que são as engasgadas e travadas constantes que ocorrem durante a jogatina, independentemente do hardware que você está usando. Com o Steam Deck, apesar de ser um computador portátil e com configuração modesta, isso não acontece mais.

As otimizações da Valve realizadas na camada de compatibilidade Proton, que permite a jogos de Windows rodarem em sistemas operacionais baseados em Linux (caso do Steam Deck), eliminaram esse problema, permitindo que Elden Ring possa ser jogado nele sem as travadas irritantes.

Isso sugere que o fato do Steam Deck ter um hardware fechado, da mesma forma que ocorre nos consoles (onde as engasgadas vistas no PC não existem), se mostrou uma vantagem, sendo essencial para remediar essa situação conforme explicado pela Digital Foundry no vídeo a respeito disso.

Com um hardware fixo, o jogo já carrega antecipadamente todos os shaders que precisará, diferentemente do que ocorre no PC, que possui variações infinitas disso. Quando o shader novo carrega em Elden Ring no computador convencional, a travada ocorre. No Steam Deck, graças a uma combinação envolvendo a GPU dele e o driver, a maioria dos shaders rodados localmente são pré-construidos dentro da infraestrutura do aparelho. Desta forma, quando o jogo está tentando fazer que o shader seja compilado por meio de sua API gráfica, este passo é geralmente ignorado, pois o material necessário já está pré-compilado no disco.

Resta aguardar para que a FromSoftware estude a solução aplicada pela Valve para ver se consegue criar algo semelhante para os jogadores de PC que não estão jogando Elden Ring no Steam Deck.

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