GamesNotícias

Engenheiros criam Game Boy que funciona sem bateria

Um grupo de engenheiros desenvolveu um Game Boy que obtém energia por meio do apertar de botões do jogador, permitindo que ele funcione sem bateria.

Chamado de Engage, o portátil é uma versão reimaginada do clássico videogame da Nintendo, utilizando tecnologias atuais e que roda cartuchos originais, como Tetris e Super Mario Land.

O dispositivo foi feito por pesquisadores da Universidade Northwestern nos Estados Unidos e da Universidade de Tecnologia Delft na Holanda.

“É o primeiro aparelho interativo que obtém energia pelas ações do usuário,” disse Josiah Hester, professor assistente de engenharia elétrica e da computação da Universidade Northwestern. “Quando você aperta um botão, o aparelho converte essa energia em algo que alimenta o seu jogo.”

Atualmente o portátil funciona apenas com uma pequena tela de LED, não reproduz som e ele ocasionalmente se desliga sozinho por falta de energia. Por causa disso, ele foi projetado para desligar sem que o progresso do jogo seja perdido e pode ser reativado apenas com o apertar de um botão. Em volta da tela, ele tem painéis solares que também servem para obter energia.

Os engenheiros esperam que eventualmente consigam fazer com que a jogatina “dure para sempre”, sem a necessidade de recarregar os portáteis. O objetivo do projeto também é reduzir a dependência da sociedade na cara tecnologia de bateria, que é ambientalmente perigosa e quase sempre acaba em aterros sanitários.

Um documento detalhando essa tecnologia que permite utilizar aparelhos portáteis sem bateria será apresentando virtualmente no dia 15 de setembro, durante a conferência da UbiComp 2020.

Via Independent

Artigos relacionados