Entrevista – Chris Cook, da Wargamming (World of Tanks)

World of Tanks - XMA Mega Arena 01

Por Petar Neto – Do Fallen TV e do GameHall

Estivemos na X5 – Mega Arena e tivemos um bate-papo muito legal com Chris Cook, Diretor de Comunicações América Latina da Wargamming, produtora de “World of Tanks” e de outros títulos. Confira abaixo como foi!

GAMEHALL: Primeiramente, é um prazer conhece-lo Chris, vimos o stand de “World of Tanks” na BGS-2014, porém não houve toda essa empolgação com “World of Tanks” que estamos vendo agora. Podemos dizer que as pessoas estão conhecendo, de verdade, “World of Tanks” HOJE na XMA – Mega arena ? E porque aqui ?

CHRIS COOK: O prazer é todo meu. Porque aqui na XMA? Bom, isso se deve a algumas coisas. A primeira e mais importante é provavelmente o e-Sport que para a Wargamming como empresa, especificamente sobre “World of Tanks” que é o nosso principal foco, não há melhor evento de e-Sports que a X5 Mega – Arena. Nós podemos ver milhares de pessoas de cidades a fora assistindo as partidas jogadas aqui, dando audiência, mostrando sua paixão pelo e-sport e tão dedicadas a ele, que para nós faz todo sentido trazer “World of Tanks” de PC para esse tipo de evento e para seu público.

 Qual a estratégia para trazer o público que não conhece ou não joga/jogou “World of Tanks” ainda?

São várias coisas, por exemplo:

– A primeira é, estar presente aqui na XMA – Mega Arena, expondo o jogo para pessoas que talvez não conheçam quem somos e como somos, e para os que conhecem mas nunca jogaram “World of Tanks” é uma das formas. Talvez algumas pessoas que não gostassem do jogo, após jogarem aqui, passem a gostar, assim como você.

– A segunda coisa é, nós criamos eventos para engajar e interagir com o público no Brasil, por exemplo, nós temos especificamente para o Brasil uma transmissão ao vivo sobre tudo no jogo, temos vendas especiais, atividades dedicadas ao modelo “Card of All” (tipo Gift Cards para compra de ouro, moedas ou tanques dentro do jogo), e apenas para os jogadores brasileiros, mesmo com esse modelo “Card of All” nós impulsionamos em 60% a base de jogadores brasileiros apenas porque vocês viram que nós queremos ajudá-los e que não fizemos um jogo qualquer e pronto.

Nós decidimos fazer um jogo especificamente para o público brasileiro e estamos investindo tempo, esforço, atenção, pois queremos que o público do Brasil sinta-se especial, faça parte da comunidade e interaja com ela.

Reparamos que o processo de tradução do jogo (áudio, menus, descrições e etc) foi muito bem feito e bem detalhado. O público gosta disso.

O sons do jogo são algo menor nesse processo, mas é crucial que esteja em português do Brasil para que a experiência seja muito melhor. Nem todo mundo entende, fala ou lê em inglês e nós precisávamos fazer em PT-BR exclusivamente para os jogadores brasileiros.

Chris Cook - Wargamming - World of Tanks

Esse cenário de guerra, está muito presente nos FPS’s, conte-nos sobre o desafio de criar um jogo do tipo MMO em um ambiente de guerra focado em tanques e com o modo de Guerra entre Clãs. E como será a estratégia de divulgação do game, para que os jogadores olhem para o marketing “Jogue World of Tanks” e pensem: “como será esse jogo” ?

É uma pergunta muito interessante. Nós somos únicos não somos “Call of Duty”, “Counter-Strike”, “Point Blank”. Está muito ligado a conectar os jogadores através de aspectos únicos do jogo que o tornam divertido e interessante. Não é como em “Call of Duty” por exemplo, em que um cara de um time sai correndo e ganha a partida sozinho para o time. Em “World of Tanks” você precisa jogar como parte do seu time, junto com eles, para que você possa ganhar.

Tudo no nosso jogo é historicamente assertivo, o jeito do tanque, o quão rápido ele é, o poder de fogo das armas, tudo é meticulosamente pesquisado, detalhado e traduzido para o jogador brasileiro. Honestamente nem todo mundo que joga “World of Tanks” liga para essas coisas mas existem muitas pessoas que ligam e nós queremos ter certeza que, se você se importa com esses detalhes você irá se divertir pra valer, você olhará para um tanque e dirá: “- Wow! Eu sei exatamente como esse tanque é, como funciona e está idêntico dentro do jogo”. Por outro lado alguém que simplesmente escolha um tanque qualquer terá o mesmo nível de detalhes nas informações disponível para jogar, tornando o game divertido e dificilmente entediante para ambos os públicos.

Os elementos de MMO estão bem claros, até porque se você não jogar em equipe, provavelmente seu time irá perder! Inclusive, você encontra muitos jogadores assim, que gostam do modo cooperativo, da estratégia e do trabalho em equipe. Para vencer o time oponente ao invés de assistir um cara sair correndo e ganhar tudo por conta própria, no fim é bem interessante para nós recompensar esse trabalho conjunto do time vencedor.

O mais interessante de “World of Tanks” é que todos esses detalhes tornam o jogo muito mais real.

Sim muito real, inclusive nós temos mais de 3 mil tanques disponíveis no jogo e todos eles podem ser melhorados. Partes podem ser trocadas, você pode personaliza-los do seu jeito. Por exemplo: alguns tanques foram feitos para reconhecimento, ele não tem um poder de fogo grande nem uma blindagem muito forte porém é muito rápido e pode identificar inimigos mais facilmente. Você pode melhorar esse tanque para ter um poder de fogo melhor e um pouco menos de velocidade e gastar mais com uma boa blindagem. Nós damos esses opções aos jogadores para customizar os tanques a sua maneira.

É como se fossem as classes de “Call of Duty”. Você tem o Sniper, o Médico dentre outras opções, dependendo de qual você escolher isso mudará a estratégia e sua experiência de jogo de uma maneira única.

Vamos falar de DLC’s, se eles existirem serão pagas ou não ? Vocês pretendem manter o modelo “Freemium” (onde o jogo é grátis e vocês compra itens dentro dele) ?

Toda atualização de World of Tanks é grátis. As atualizações incluem novos tanques, novos mapas, novas nações, afinal é tudo grátis! O que você consegue comprar especificamente são os “Tanques Premiums”, Itens consumíveis (por ex: camuflagens), porém o que mais amo nos nossos jogos é o fato de que você comprar algo não o torna melhor no jogo! Não é porque você comprou um tanque premium que você irá detonar no jogo, você ainda terá que saber jogar e ter habilidade para vencer, mostrando assim que o jogo não é “pay-to-win”. Nós não queremos compradores de tanques e sim queremos que os jogadores joguem bem por isso não temos melhorias que deem vantagem para os compradores.

Vimos diferentes modos de jogo online apenas para Clãs. Como vocês criaram essa ideia focada em “Guerra entre equipes” ?

A “Guerras de Clãs” é um modo de jogo de média duração com jogadores bem habilidosos, que independe dos tanques e idades dos jogadores, é um jeito que encontramos de ensinar a interação entre os times. Nesse modo você tem um mapa global e clãs diferentes, que controlam diferentes territórios e eles entram em guerra entre si para ver quem controlará qual território.

Vencer partidas controlando territórios rendem ouro, que é a moeda dentro do jogo (que representa o dinheiro real). Fazer os jogadores ganharem ouro no jogo é bem legal pois você faz com que eles criem rivalidades entre si, interagem e tornam esses jogadores mais fiéis ao jogo a longo prazo. Mas eles querem mais, sempre mais.

World of Tanks - XMA Mega Arena 02

Estamos vendo aqui na X5 – Mega Arena o público muito mais envolvido que em 2014 na BGS (Brasil Game Show). Vocês estão investindo bastante em marketing esse ano, pois até ano passado os jogos da Wargamming não estavam em evidência na mídia (World of Tanks, World of Planes e World of Ships).

Nós começamos algumas campanhas de marketing, propagandas focadas diretamente para o público brasileiro.

Podemos dizer que “World of Tanks” é a “menina dos olhos” da Wargamming ?

Os outros dois jogos estão em Beta fechado nesse momento e para nós, mais especificamente no Brasil, o foco é primeiramente no “World of Tanks” para PC. Queremos montar uma grande base de fãs do jogo, uma grande comunidade e solidificar o jogo no cenário do e-sport e isso leva algum tempo, quando tivermos sucesso começaremos a olhar os outros dois jogos.

Nós devemos esperar que os jogos cheguem para os consoles da nova geração (PS4 e XOne) ? E o universo mobile ?

“World of Tanks” já existe para Xbox 360 e a alguns meses atrás anunciamos também para Xbox One. Não definimos a data de lançamento ainda mas será em breve.

O mais legal nisso é que você poderá jogar o modo online entre as plataformas, ou seja, quem joga no Xbox 360 e no Xbox One jogarão juntos online.

Já temos o “World of Tanks Blitz” que é a versão mobile para tablets que está sendo um grande sucesso até o momento. Se você nunca jogou, você deveria experimentar. É quase igual ao jogo no PC porém dentro de um tablet. Temos também “World of Tanks Generals” que é mobile porém roda em navegadores.

GAMEHALL: Obrigado Chris pela atenção e por toda paciência em responder as questões para o público brasileiro, foi ótimo conversar com você.

CHRIS COOK: Eu que agradeço, foi fácil e muito legal poder falar com vocês.

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Sobre a Brasil Mega Arena – A Brasil Mega Arena é o maior evento de e-Sports da América Latina, com campeonatos dos jogos de PC mais populares da atualidade, como League of Legends, Dota 2, Point Blank, entre outros. As partidas são disputadas em um mega palco com transmissões ao vivo e narrações eletrizantes. Paralelamente às competições, importantes empresas do setor mostram novidades, youtubers famosos atendem aos seus fãs e o público joga à vontade em diversos computadores espalhados pelo evento. Os presentes ainda podem conhecer os jogadores profissionais de e-Sports, comprar produtos oficiais dos times e outros itens do universo gamer.

Rodrigo Flausino

Editor de conteúdo do GameHall e do Select Game e desenvolvedor de softwares nas horas vagas. Meio ranzinza de vez em quando, mas é gente boa. Vivia reclamando. Gamer quase hardcore. Tem um PS3, um PlayStation 4 e um PC razoável que roda a maioria dos games atuais!

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