Share Button

Localizada no Chipre a Wargaming tornou-se mundialmente conhecida pelos seu jogos de MMO, em especial Worl of Tanks, lançado em 2010, e que após quase 8 anos de estrada continua um sucesso total. Conversamos com Eduardo Paredes, atual porta-voz da empresa que nos contou um pouco sobre as novidades do game e também sobre a estratégia da empresa. Confira a seguir nosso bate-papo.

Primeiramente obrigado por nos conceder esta entrevista! Poderia falar um pouco sobre você e seu trabalho na Wargaming para os nossos leitores?

Obrigado pela oportunidade e por permitir que seu público conheça um pouco mais da Wargaming e passar uma visão geral de nossos esforços na rua região, que nós somos apaixonados.

Meu nome é Eduardo Messieu Paredes, Gerente Geral da América Latina na Wargaming, liderando a estratégia de desenvolvimento de projeto go to marketing na sua região. Este projeto inclui construção de infraestrutura, customização criativa regional, parcerias, ações de marketing digital, desenvolvimento de comunidade e eventos para nossos títulos. Mas o mais importante, este projeto consiste em construir e liderar um time de especialistas para entregar a melhor experiência para os jogadores.

Falando sobre World of War Tanks, o jogo recebeu um importante updade com interessantes melhorias. Vocês estão planejando algum conteúdo exclusivo para os jogadores da América Laina/Brasil? O que podemos esperar?

Estamos pensando em como criar o conteúdo mais atraente para os nossos jogadores de todo mundo. Nosso primeiro passo na América Latina foi reduzir os preços para ajustar-se ao poder de compra local e também refazer o trabalho de dublagem com atores conhecidos da língua portuguesa e espanhola, também criamos um programa específico de indicação de amigos com incríveis recompensas, vídeos tutoriais para mestrar os usuários em WoT e o mais importante, uma robusta estrutura de servidos dedicados para melhorar a competitividade das partidas online.

Em termos de puro conteúdo nós começamos com exclusivos eventos in-game para a América Latina baseado em datas festivas e também qualidade do jogo, fazendo com que alguns eventos que estão disponíveis na América do Norte também estejam disponíveis no Brasil de acordo com fuso horário do servidor latino.

Quando a Wargaming percebeu que o Brasil era uma região com potencial para se investir? E por que decidiram investir em nosso país agora?

O Brasil sempre esteve no radar da Wargaming devido ao tamanho do mercado e à paixão de seus jogadores. Sempre tivemos alguma presença de uma forma ou de outra, mas recentemente a levamos para outro nível ao alojar uma equipe local aí. Enquanto o Brasil é um dos mercados que mais crescem no mundo, ainda é investimento arriscado e complexo, o que torna as coisas muito mais lentas do que todos nós gostaríamos, mas com a recuperação da crise, o Brasil parece ser tão atraente quanto nunca para nós.

Não tenho dúvidas de que o Brasil está mudando para melhor, a Wargaming quer estar na vanguarda desse crescimento e ser uma editora relevante que ajude a indústria a amadurecer e competir com mercados como a Europa e a América do Norte.

O novo update mudará os requisitos mínimos para jogar no PC?

NÃO, os requisitos mínimos do sistema permanecem os mesmos. Acompanhar as mais recentes tecnologias e permitir que uma ampla gama de especificações de computadores executem o jogo tem sido um trabalho difícil em termos globais, e é por isso que essa atualização está em andamento há muito tempo.

Embora tenhamos introduzido novos gráficos surpreendentes para o 1.0, os usuários com PCs de baixa especificação infelizmente não podem usá-los, mas ainda podem desfrutar do jogo como de costume.

Imagino que vocês devem receber um constant feedback dos jogadores do mundo inteiro. Como vocês selecionam o que é mais relevante e o que é necessário para melhorar tal ponto?

O feedback da comunidade é tratado com a mais alta prioridade, pois a felicidade do jogador é nossa razão de existir. Nós nos aproximamos em três etapas. Começamos por ouvir as mensagens dos jogadores nos nossos canais sociais, fórum oficial e apoio ao cliente. Pela primeira vez temos gerentes locais da comunidade para ser a ponte entre os jogadores e o jogo. Em segundo lugar, com o feedback coletado, cruzamos com os dados de comportamento do jogador. Em terceiro lugar, compartilhamos o feedback da comunidade e o comportamento do jogador com outras equipes, desenvolvedores e designers para uma avaliação final e pontos de ação.

Um ótimo exemplo são os servidores locais na América do Sul que foram instalados depois de ser uma das principais solicitações feitas pela comunidade, bem como a adaptação de preços para a região.

Quais os desafios para manter um jogo de MMO atraente para o público ao longo dos anos?

A lei básica que sempre seguimos é: o jogo precisa ser divertido e permanecer divertido. Essa é a base de qualquergame junto com sua comunidade.
O segundo maior desafio para qualquer jogo online é acompanhar a evolução natural dos games e da tecnologia. Por exemplo, estamos sempre entregando novos tanques, modos de jogo, atualizações técnicas, novos mapas, melhorias na mecânica do jogo e interface com o objetivo de tornar o loop do core game mais interessante e desafiador.

Atualmente quão relevante são os jogadores brasileiros? Nós atendemos as expectativas?

Os brasileiros sempre foram interessantes devido a sua paixão. O melhor testemunho disso é o fato de a equipe da Wargaming estar sediada no Brasil, criando conteúdo personalizado para a região. O que me fascina sobre os brasileiros é o quanto são vocacionados e competitivos em relação aos jogos, o que nos deixa mais ansiosos para atender às expectativas.

Com os eventos e o suporte que estamos entregando no Brasil tivemos uma grande resposta, o que nos mostra que estamos na direção certa e nos motiva a seguir em frente com o plano em que estamos trabalhando.

Vocês planejam lançar este update para outras plataformas além do PC?

A Wargaming planeja fornecer atualizações gráficas para todas as plataformas à medida que a tecnologia evolui. Algumas plataformas são mais desafiadoras do que outras, mas nos esforçamos para oferecer o melhor jogo de Tanks em todas as plataformas.

O que podemos esperar de WOT para o próximo ano?

Como neto de um imigrante italiano, estou animado com a nova linha italiana de tanques. Também estou ansioso por uma versão atualizada da equipe e, pela primeira vez, pela introdução de tanques com rodas, o que abre a possibilidade de uma primeira linha da América Latina. Emocionante, certo?

***

World of Tanks está com muitas novidades no PC. O game também está disponível para outras plataformas, como Xbox One, Android e iOS. Para mais informações sobre o game acompanhe o GameHall.