Share Button

A Epic Games acaba de anunciar a Unreal Engine 5, seu novo motor gráfico voltado para os consoles da próxima geração, com direito a uma demo técnica, chamada “Lumem in the Land of Nanite”, rodando em tempo real no PlayStation 5.

De acordo com a Epic, a demo demonstra as duas principais tecnologias presentes na Unreal Engine 5. A primeira, chamada Nanite, permite aos designers criarem uma quantidade praticamente infinita de detalhes geométricos, sem perda na qualidade.

A outra, chamada Lumem, apresenta uma “solução de iluminação global que reage imediatamente às mudanças de cena e luz”. Com isso, os designers poderão “criar cenas mais dinâmicas” como “mudar o ângulo do sol para um determinado período do dia”, algo que também poderá ser visto ao “ligar uma lanterna ou fazer um buraco no telhado”, e “a iluminação indireta se adaptará de acordo”.

A Epic também informou que a Unreal Engine 5 chegará em versão de preview no começo de 2021, com o lançamento de sua versão final ocorrendo no final do ano que vem. Embora seja focada nos consoles da próxima geração, também poderá ser utilizada nos videogames atuais, PC, Mac, iOS e Android.

O motivo dessa compatibilidade com plataformas disponíveis hoje é para permitir aos desenvolvedores começarem suas criações na Unreal Engine 4 e depois transferirem estes projetos para Unreal Engine 5, quando ela estiver pronta.

Por fim, a Epic disse que disponibilizará Fortnite com Unreal Engine 4 nos consoles da próxima geração no lançamento deles, mas irá convertê-lo para Unreal Engine 5 na metade de 2021.