GamesNotícias

Erro no Denuvo fez com que vários jogos para PC ficassem injogáveis no fim de semana

O Denuvo, sistema de proteção antipirataria que vem sendo criticado duramente pelos jogadores há tempos por uma série de razões, passou por um problema de domínio no último final de semana, o que resultou em muitos jogos ficando injogáveis.

De acordo com comentários do fórum ResetEra, entre os jogos afetados estão o recém-lançado Marvel’s Guardians of the Galaxy e também Yakuza: Like a Dragon, Persona 4 Golden, Shadow of the Tomb Raider, Wolfenstein Youngblood, Planet Zoo, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2, Mortal Kombat 11, Total War Warhammer, entre outros.

A empresa Denuvo divulgou um comunicado ao site PC Gamer, confirmado que houve erros de domínio no último fim de semana, mas não explicou o que causou isso.

“Um domínio Denuvo estava inacessível ontem à tarde. O problema foi corrigido depois que fomos notificados por nosso controle automático do sistema. Após a correção, não houve qualquer restrição ou limitação para o jogador. Denuvo está trabalhando para implementar melhorias adicionais para evitar um tempo de inatividade semelhante no futuro.”

Um dos motivos que fazem os jogadores reclamarem do Denuvo é justamente o fato de que ele se comunica com um servidor em certos jogos para autorizar seu funcionamento (mesmo aqueles que são apenas single player), e se o servidor está inacessível, os jogos não podem ser jogados.

Outra reclamação constante é que muitos usuários alegam que o Denuvo impacta negativamente o desempenho dos jogos. Pudemos ver isso recentemente em Resident Evil Village, o que resultou em uma ação da Capcom para sanar a situação, e também no lançamento de Doom Eternal, com alegações de crashes e problemas de performance, o que precisou da intervenção da id Software para ser resolvido.

Artigos relacionados