EspeciaisGamesNotíciasPop Nerd

Especial South Park – Relembre de todos os jogos da famosa animação

Devido a seu humor politicamente incorreto e pesadíssimo, South Park não somente se tornou uma animação “ame ou odeie”, também se tornou uma das animações de maior sucesso na história. É claro que com tanto sucesso e longevidade (já são 20 anos em exibição), a animação já ganhou algumas adaptações para os games.

Com a estreia de sua vigésima temporada marcada para hoje (26) às 22h no canal pago Comedy Central, resolvemos fazer um pequeno especial sobre os games de South Park ao longo dos anos.

Listaremos abaixo todos os games de South Park já lançados e que estão previstos para lançamento oficialmente para alguma plataforma. A questão aqui não é realizar nenhum tipo de review dos games, apenas exibi-los e dar um pequeno background de cada um deles.

South Park

South Park

Publicado pela Acclaim, lançado originalmente em 1998 para o Nintendo 64 e posteriormente portado para PC e Playstation, South Park é um game de tiro em primeira pessoa que se passa no universo da animação. Uma versão para Game Boy Color começou a ser anunciada, mas foi eventualmente cancelada pelos próprios criadores da animação, Matt Stone e Trey Parker.

No jogo um meteoro está se aproximando na Terra, descrito pelo game como uma força maligna imbatível. Essa aproximação está fazendo com que coisas e seres estranhos apareçam em South Park. Cientes disso graças ao eterno Chef, os quatro protagonistas pegam suas “armas” e vão resolver essa situação por eles mesmos.

O game não fui muito bem recebido por público e crítica. A versão para Playstation, não portada pela mesma empresa que originalmente desenvolveu o game, é considerada a pior em todos os aspectos. A versão original, a de Nintendo 64, teve médias medianas e é considerada a melhor das versões, o que não elimina o fato de o game possuir visuais abaixo da média (para a época) e um gameplay fraco.

South Park: Chef´s Luv Shack

South Park Chef Luv Shack

Publicado pela Acclaim, lançado 1999 para Nintendo 64, Playstation, Dreamcast e PC, South Park: Chef´s Luv Shack é um game esquisito. Ele é um mix entre mini games e quiz. O jogador escolhe entre um dos personagens principais da animação e participa de um show de TV em que deve responder perguntas sobre a série e participar de mini games para aumentar sua pontuação. O jogo é unicamente multiplayer, não sendo possível jogar contra CPU.

Assim como no jogo anterior, Chef´s Luv Shack não foi bem recebido por gamers e crítica especializada, ganhando médias igualmente medíocres nas reviews mundiais.

South Park Rally

South Park Rally

Também publicado pela Acclaim, lançado originalmente para Playstation e PC em 1999 e um ano depois para Nintendo 64 e Dreamcast, South Park Rally é, direto e reto, mais um clone de Mario Kart.

No game a prefeita de South Park tem a ideia de realizar uma competição de Rally na cidade. Como é possível imaginar, a seleção de personagens é satisfatória, mesmo que contando com somente uma fração dos cativantes personagens da animação.

A recepção de South Park Rally foi a pior dentre os games lançados até o momento, bem como foi o último jogo da franquia sob a tutela da Acclaim.

South Park Let´s Go Tower Defense Play

South Park Tower Defense Play

Publicado pela Microsft Studios, lançado para a Xbox Live no ano de 2009, Let´s Go Tower Defense Play (que nome enorme!) é não somente o primeiro game de South Park sem o envolvimento da Acclaim, mas foi o primeiro a ser relativamente bem recebido por gamers e crítica.

Como o próprio nome do game denuncia, esse é um jogo de “defense tower”, ou seja, no controle de seu grupo é necessário impedir que os inimigos invadam e conquistem a torre defendida. No modo multiplayer cada player controla um dos personagens principais ao longo da batalha, em single player o jogador pode intercalar entre os personagens a bel prazer.

South Park Let´s Go Tower Defense Tower é um bom entretenimento, em especial quando jogando com os amigos online. Foi o primeiro game que trouxe esperanças de um futuro bom jogo da série, que atendesse os anseios dos gamers fãs da animação.

South Park: Tenorman´s Revenge

South Park Tenorman Revenge

Publicado pela Microsoft Studios, lançado em 2012 para Xbox Live, Tenorman´s Revenge é um game de plataforma.

A “épica” aventura começa com a explicação da história: O meio irmão de Eric Cartman e vilão Scott Tenorman invadiu o quarto de Cartman em uma noite e roubou o HD do Xbox. Nesse HD estavam não somente os jogos de Cartman, mas também os saves dos games de toda a turma. Catman e seus amigos, os protagonistas da série animada, terão de passar pelas mais diversas provações para recuperar HD roubado e dar uma lição em Scott.

Tenorman´s Revenge conta com a equipe americana de dublagem do desenho animado, o que faz com que os diálogos tenham toda a irreverência encontrada no material base. Não que os games anteriores não possuíssem os mesmos dubladores, mas nesse jogo a história possui uma importância maior e os diálogos são bem melhores.

A recepção de gamers e da crítica especializada a South Park: Tenorman´s Revenge foi similar a recebida por South Park Let´s Go Tower Defense Tower. Pessoalmente, Tenorman´s Revenge é muito melhor do que Let´s Go Tower Defense Tower.

South Park: The Stick of Truth

South Park The Stick of Truth

Publicado pela UbiSoft, lançado em 2014 para Xbox 360, Playstation 3, Xbox One, Playstation 4 e PC, South Park: The Stick of Truth é um RPG que teve uma ativa participação dos criadores da série animada em todo o processo de desenvolvimento.

O jogo acompanha um novo menino em South Park, personagem controlado pelo jogador, que entra na turma de Cartman e os demais. As crianças estão no meio de uma batalha épica medieval (a lá Senhor dos Anéis ou Game of Thrones) entre duas fações, uma liderada por Cartman e outra liderada pelo Kyle, pela posse do “Stick of Truth”. No clima dessa brincadeira o jogo se desenrola.

O jogo foi aclamado pela crítica e é amado pelos gamers. Entre seus pontos fortes se destacam a ambientação, a história, os personagens e o carisma do enredo. Todo o humor negro e pesado das animações estão presentes no jogo, que possui situações tão desconfortáveis e engraçadas quanto os presentes na animação. Jogar The Stick of Truth é como estar no controle de um episódio interativo do desenho.

South Park: The Fractured but Whole

South Park The Fractured but Whole

Contando com a mesma equipe de desenvolvimento responsável por South Park: The Stick of Truth, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2017, South Park: The Fractured but Whole (oficialmente traduzido pela Ubisoft Brasil como South Park: A Fenda que Abunda Força) é possivelmente o game anunciado da UbiSoft mais aguardado entre os gamers.

A história se passará em South Park e terá como foco da história da equipe “Guaxinim e Amigos”, um grupo de super-heróis composto por Cartman (o próprio Guaxinim) e seus companheiros.

As promessas de melhorias no gameplay incluem um sistema de batalha por turnos mais elaborado, com elementos de RPGs táticos. De antemão já é possível afirmar que The Fractured but Whole é o game com o melhor subtítulo já criado.

Esses são todos os games de South Park oficialmente já lançados até o momento. Apesar de um início ruim, com jogos muito fracos, os games da franquia foram gradativamente evoluindo até que a UbiSoft resolveu investir pesado em Stick of Truth, trazendo South Park para a nata do universo do entretenimento eletrônico.

Tudo leva a crer que The Fractured but Whole manterá a qualidade do game anterior e esperamos que o futuro continue a trazer bons games de South Park, bem como que jogos de qualidade da franquia possam ter a mesma longevidade da própria animação.

Não se esqueçam da estreia da vigésima temporada de South Park hoje às 22h, no canal Comedy Central. Boas risadas a todos!

South Park 20 anos e um monte de piada. 20 anos de zoeira e muita palhaçada. 20 anos só fodendo gente alucinada. E agora tá na hora de uma nova temporada!

Eduardo Farnezi

De volta como contribuidor freelancer do site GameHall, um dos fundadores do não mais existente blog Canto Gamer, fundador do blog Gamerniaco e ainda atuante nos projetos do grupo Game Champz e Agência Joystick. Gamer por paixão, cinéfilo por vocação, leitor de mangás e HQs por criação e nerd pela somatória dos fatores. Acredita que os únicos possíveis cenários de apocalipse são Zumbis e Skynet e não sai para noitadas por medo do que Segata Sanshiro pode fazer se encontrá-lo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!