Uma das principais desenvolvedoras indies presentes na Brasil Game Show 2018, a empresa brasileira Oktagon Games, que começou pequena, está em plena ascensão pois vem mostrando ser muito competente naquilo que faz.
Durante o evento tivemos a oportunidade de conversar com Ronaldo Cruz, CEO e um dos fundadores da Oktagon, que nos contou um pouco mais a respeito da desenvolvedora e do novo projeto no qual está trabalhando.
“A Oktagon foi formada em 2009 e o foco da empresa é desenvolver jogos de estratégia e ação para um público mais adulto, que gosta de jogar no celular mas que quer ter aquela experiência de jogos hardcore com visuais bonitos no celular,” disse Cruz.
Em 2013, a empresa lançou um jogo de estratégia chamado Armies & Ants, o qual, segundo o executivo, foi escolhido naquele ano como um dos melhores jogos da América Latina na App Store.
O sucesso desse game impulsionou a empresa a buscar mais, conseguindo ser escolhida para gerenciar Magic: The Gathering – Puzzle Quest, lançado em 2015. É um dos jogos oficiais de Magic de maior êxito atualmente, misturando quebra-cabeças juntamente com os elementos do universo criado pela Wizards of the Coast, dona da franquia.
“Nós assumimos o jogo em setembro do ano passado, ” explicou Cruz. “A empresa que criou o jogo, a Hibernum, que é canadense, ela teve de fechar as portas e aí haviam muitos usuários no jogo, que tinha uma comunidade gigantesca e aí a Oktagon entrou e assumiu a operação do jogo. Foi legal pois foi a primeira vez que um estúdio brasileiro conseguiu trabalhar com a marca de uma franquia tão importante. ”
Localizada em Londrina, no Paraná, a Oktagon atualmente possui 30 profissionais, de acordo com Cruz, sendo que 10 deles são dedicados exclusivamente para cuidar de Magic. A experiência obtida ao longo dos últimos anos permitiu ao estúdio começar a trabalhar em seu mais novo projeto, um jogo de estratégia chamado Raidboss, patrocinado pela Ancine, similar ao Magic, só que ao invés de cartas são utilizados personagens.
estúdio brasileiro a trabalhar com a franquia da Wizards of the Coast
“Ele é um jogo pensado em você montar seu deck e ir para a batalha, é turn-based (turnos), você vai sempre enfrentar um outro oponente em tempo real e você pode jogar contra a IA também. ”
“A ideia é que você entenda muito de jogo de estratégia e você vá aprendendo conforme for jogando, tendo que ser simples no começo, mas difícil depois de dominar, de continuar evoluindo. Você vai ter de colecionar heróis que substituem as cartas. ”
Ainda de acordo com a explicação dada por Cruz, Raidboss tem esse nome pois os chefes influenciam tudo no jogo. Haverá vários chefes no lançamento, com mais sendo disponibilizados depois disso.
Cruz também disse que os jogadores poderão influenciar na produção do jogo, escolhendo por meio de uma votação os novos recursos a serem implementados.
“A comunidade vai ter um lugar onde ela vai votando em tipos de características ou mecânicas que eles querem que o desenvolvedor crie no jogo. Isso é bem único. Ninguém nunca fez um jogo do estilo desse. O jogador vai estar jogando e vai estar votando em coisas dentro do jogo para influenciar o que a empresa vai produzir. ”
Raidboss está sendo desenvolvido para sistemas Android e iOS, e a Oktagon pretende concluir uma versão inicial para testes em março de 2019, que será colocada em alguns mercados com o intuito de “começar a testar e balancear porque é um jogo de estratégia complexo”. O lançamento da versão final está previsto para ocorrer no segundo semestre do ano que vem.
A Oktagon está presente neste fim de semana na Brasil Game Show 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo. O estande da empresa está localizado na ala reservada aos estúdios indies e quem der um pulinho lá poderá ganhar prêmios ao participar do campeonato de Magic: The Gathering – Puzzle Quest que ocorre em todos os dias do evento.