Share Button

Uma das principais desenvolvedoras indies presentes na Brasil Game Show 2018, a empresa brasileira Oktagon Games, que começou pequena, está em plena ascensão pois vem mostrando ser muito competente naquilo que faz.

Durante o evento tivemos a oportunidade de conversar com Ronaldo Cruz, CEO e um dos fundadores da Oktagon, que nos contou um pouco mais a respeito da desenvolvedora e do novo projeto no qual está trabalhando.

“A Oktagon foi formada em 2009 e o foco da empresa é desenvolver jogos de estratégia e ação para um público mais adulto, que gosta de jogar no celular mas que quer ter aquela experiência de jogos hardcore com visuais bonitos no celular,” disse Cruz.

Em 2013, a empresa lançou um jogo de estratégia chamado Armies & Ants, o qual, segundo o executivo, foi escolhido naquele ano como um dos melhores jogos da América Latina na App Store.


Gameplay de Armies & Ants, um dos jogos da Oktagon Games
 

O sucesso desse game impulsionou a empresa a buscar mais, conseguindo ser escolhida para gerenciar Magic: The Gathering – Puzzle Quest, lançado em 2015. É um dos jogos oficiais de Magic de maior êxito atualmente, misturando quebra-cabeças juntamente com os elementos do universo criado pela Wizards of the Coast, dona da franquia.

“Nós assumimos o jogo em setembro do ano passado, ” explicou Cruz. “A empresa que criou o jogo, a Hibernum, que é canadense, ela teve de fechar as portas e aí haviam muitos usuários no jogo, que tinha uma comunidade gigantesca e aí a Oktagon entrou e assumiu a operação do jogo. Foi legal pois foi a primeira vez que um estúdio brasileiro conseguiu trabalhar com a marca de uma franquia tão importante. ”

Localizada em Londrina, no Paraná, a Oktagon atualmente possui 30 profissionais, de acordo com Cruz, sendo que 10 deles são dedicados exclusivamente para cuidar de Magic. A experiência obtida ao longo dos últimos anos permitiu ao estúdio começar a trabalhar em seu mais novo projeto, um jogo de estratégia chamado Raidboss, patrocinado pela Ancine, similar ao Magic, só que ao invés de cartas são utilizados personagens.


Magic: The Gathering – Puzzle Quest marca estreia de um
estúdio brasileiro a trabalhar com a franquia da Wizards of the Coast
 

“Ele é um jogo pensado em você montar seu deck e ir para a batalha, é turn-based (turnos), você vai sempre enfrentar um outro oponente em tempo real e você pode jogar contra a IA também. ”

“A ideia é que você entenda muito de jogo de estratégia e você vá aprendendo conforme for jogando, tendo que ser simples no começo, mas difícil depois de dominar, de continuar evoluindo. Você vai ter de colecionar heróis que substituem as cartas. ”

Ainda de acordo com a explicação dada por Cruz, Raidboss tem esse nome pois os chefes influenciam tudo no jogo. Haverá vários chefes no lançamento, com mais sendo disponibilizados depois disso.


Dungeon Battles: Heroes of the Throne, também da Oktagon Games
 

Cruz também disse que os jogadores poderão influenciar na produção do jogo, escolhendo por meio de uma votação os novos recursos a serem implementados.

“A comunidade vai ter um lugar onde ela vai votando em tipos de características ou mecânicas que eles querem que o desenvolvedor crie no jogo. Isso é bem único. Ninguém nunca fez um jogo do estilo desse. O jogador vai estar jogando e vai estar votando em coisas dentro do jogo para influenciar o que a empresa vai produzir. ”

Raidboss está sendo desenvolvido para sistemas Android e iOS, e a Oktagon pretende concluir uma versão inicial para testes em março de 2019, que será colocada em alguns mercados com o intuito de “começar a testar e balancear porque é um jogo de estratégia complexo”. O lançamento da versão final está previsto para ocorrer no segundo semestre do ano que vem.

A Oktagon está presente neste fim de semana na Brasil Game Show 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo. O estande da empresa está localizado na ala reservada aos estúdios indies e quem der um pulinho lá poderá ganhar prêmios ao participar do campeonato de Magic: The Gathering – Puzzle Quest que ocorre em todos os dias do evento.