GamesNotícias

EVGA afirma que placas RTX 3090 pifaram em New World por causa de solda ruim

Diferentemente do que se pensava antes, não foi um erro no controlador da ventoinha que fez várias GeForce RTX 3090 pifarem durante o beta de New World. Após algumas semanas de testes em duas dúzias de placas que foram devolvidas pelos consumidores, a EVGA descobriu que o problema foi causado por uma solda mal feita.

O jogo apresentava uma taxa de quadros incrivelmente alta no menu principal, o que fez muitas placas apresentarem problemas e até pifarem. Em tópicos a respeito da situação, as RTX 3090 da EVGA eram as placas mais mencionadas.

Conforme dito pela EVGA (via PC World), os erros foram causados por um “raro problema de solda” nos circuitos de MOSFET, descoberto após uma análise em raio-X das placas com defeito. Aparentemente, apenas placas produzidas em 2020 foram afetadas.

A EVGA negou dizer quantas GeForce RTX 3090 vendeu, mas disse que o problema afetou apenas 1% das placas vendidas.

Anteriormente, a empresa havia lançado um firmware atualizado para suas placas que resolveu o problema envolvendo o controlador da ventoinha, o qual antes pensava-se que era a causa das placas pifarem. A EVGA declarou que não era este o caso, e a leitura incorreta em aplicativos como HWiNFO e GPUZ era causada na verdade por um barulho vindo do controlador da ventoinha, mas não afetava as operações da placa. O próprio aplicativo Precision da EVGA havia recebido uma atualização para corrigir as leituras erradas do controlador.

A Amazon Games disponibilizou um patch que implementou um limite na taxa de quadros de New World, enquanto que a EVGA ofereceu trocar as placas dos consumidores que foram afetados.

Via Videocardz

Artigos relacionados