Análises

Exit 2

Quando se fala em jogos adequados para todas as idades, normalmente o que vem à mente são o gêneros plataforma e puzzle. Nos dois é possível encontrar títulos bem produzidos que possuem apelos a qualquer faixa etária, sem que isso signifique simplificações ou subestimar a inteligência de quem joga. Exemplos disso são Mario e Tetris, maiores representantes de cada gênero citado.

Falar sobre os dois gêneros é necessário para entender o funcionamento de Exit 2, pois este título para PSP é uma mistura genial entre os dois. Enquanto aqui você encontra diversas plataformas e obstáculos que devem ser contornados com habilidade, a grande parte das partidas é gasto na resolução de desafios que se tornam cada vez mais complicados conforme se progride.

O jogador assume o papel do misterioso Mr. Esc, uma espécie de detetive que tem como especialidade ajudar outras pessoas a sair de locais perigosos. Seja incêndios, florestas tropicais perigosas ou nevascas, sempre é possível contar com sua habilidade lógica e liderança para levar outros até um lugar seguro.

Desafie sua capacidade de raciocínio

Exit 2 é dividido em 100 fases rápidas em que o jogador tem como objetivo resgatar no menor tempo possível pessoas presas em situações de perigo. Para isso, você conta com as habilidades de Mr. Esc, que pode pular longas distâncias, arrastar caixas nadar durante períodos curtos em busca de soluções para tirar os obstáculos encontrados pelo caminho.

Para ajudar na missão, pelo cenário estão disponíveis diversos itens, como escadas, picaretas e extintores de incêndio. Eles devem ser utilizados de maneira inteligente conforme o jogador progride, já que em muitos casos utilizá-los na ordem errada significa falhar na missão.

Além dos acessórios encontrados, o jogador conta com a habilidade de cada uma das pessoas resgatadas para auxiliá-lo. Não consegue empurrar uma caixa pesada? Basta pedir o auxílio de uma pessoa mais forte. Já para andar em caminhos mais sensíveis ao peso é só mandar uma criança ou um cachorro fazer o trabalho em segurança. Muitas vezes é preciso combinar de forma inteligente as habilidades de cada pessoa resgatada, o que traz um ar constante de novidade e aumenta o desafio das partidas.

Felizmente, a dependência de outros personagens para realizar ações importantes é feita de forma bastante confortável, cortesia dos controles simples e que respondem bem ao jogador. Embora disponha de um modo tutorial que ensine como controlar o personagem e suas companhias, basta alguns minutos de jogo para dominar completamente cada comando disponível. Em caso de dúvidas, o sistema de ajuda rápida do jogo é capaz de responder rapidamente qualquer questão que possa surgir.

Dezenas de hora de diversão

Um dos aspectos mais interessantes de Exit 2 é que, ao iniciar o jogo, o jogador logo de cara tem acesso à metade dos estágios disponíveis. Isso faz com que seja possível conhecer rapidamente grande parte dos cenários disponíveis, além de poder pular qualquer fase que se julgue muito difícil ou chata. Porém, para destravar novos locais é preciso completar grande parte dos desafios disponíveis – tarefa que deve levar entre 6 a 7 horas, dependendo da habilidade do jogador.

O tempo de jogo é prolongado se levar em conta o sistema de pontuação, que premia jogadores capazes de pensar rapidamente na resolução de problemas. E pode confiar, há fases em que você irá se aventurar diversas vezes, tudo isso para tentar obter a máxima pontuação possível ou simplesmente testar novos caminhos para solucionar os problemas.

O que decepciona um pouco em Exit 2 é a sensação de falta de liberdade que algumas fases proporcionam. Enquanto na maior parte do jogo é possível decidir a ordem do resgate das pessoas, em muitas delas é necessária seguir os passos determinados pelo desenvolvedor. Nessas situações, um pequeno erro é suficiente para fazer o jogador recomeçar tudo de novo e ter que planejar sua rota de fuga novamente.

Embora esse seja um aspecto que incomoda depois de certo tempo, a satisfação de desvendar os mistérios de cada fase é muito grande. Isso faz com que, mesmo com alguns estágios pouco inspirados ou que exigem várias tentativas, Exit 2 seja um dos títulos mais viciantes disponíveis no PSP. Caso você seja capaz de se adaptar aos pequenos defeitos de execução, terá em mãos um título bastante divertido que, apesar das 100 fases, parece bastante até bastante curto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!