Pop Nerd

Família investe em criação do primeiro ‘Maid Café’ em Manaus

Você provavelmente nunca deve ter ouvido falar dos “Maid Cafés“, a não ser que seja ligado na cultura japonesa. Os Maid Cafés são um estilo de cafeterias criadas no Japão, onde as atendentes vestem roupas vitorianas do século XIX com estilo lolitas, parecendo saídas de um mangá ou anime.

Pois bem, o primeiro Maid Café será inaugurado em breve no Brasil, em Manaus, através da contadora Rosana Leite, que ficou desempregada recentemente e inspirou-se em uma ideia da filha Beatriz Leite para criar o “Maid Café Rosas“.

A ideia foi da Beatriz, que convive muito com a cultura japonesa e eu acabo acompanhando, até quando vai ao Anime Jungle Party“, contou Rosana. O projeto já está a todo vapor, mas o empreendimento ainda não tem uma data específica para inaugurar na cidade. “Pretendemos abrir a empresa no final de março ou início de abril, pois estamos no processo de documentação, criação das roupas e do cardápio“, explicou.

Segundo Beatriz, uma maid é inspirada nas empregadas que trabalhavam nas mansões durante a Era Vitoriana e tratam os clientes como mestres. O primeiro maid café foi criado em 2001 no bairro de Akihabara, em Tóquio, capital do Japão. Para Rosana, o atendimento prestado pelas maids é o diferencial da cafeteria.

A vestimenta é inspirada nesta época e mesclada com o estilo lolita, e se você frequenta eventos de anime, já deve ter visto várias delas andando pela área ao lado de outros cosplays. “Meu hobby é ver animes e a personagem principal de que mais gosto é uma maid. Eu já queria fazer algo do tipo aqui e mamãe falou que queria montar um negócio próprio. Foi o momento certo“, explicou a jovem.

Saí do meu emprego e queria fazer algo diferente, sair da minha área. Com a ideia da Beatriz vi que realmente não tem nada assim em Manaus e então resolvemos apostar“, concordou a contadora.

O local já foi escolhido: é na Rua Barroso, no Centro de Manaus, próximo ao Teatro Amazonas, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

A ideia é que não seja apenas para o público jovem, mas para todas as idades. Vamos trabalhar com comidas leves, sucos, sorvetes, mas o nosso diferencial mesmo, mais uma vez, é o atendimento. Aqui em Manaus, o atendimento em restaurantes deixa muito a desejar, então vamos fazer disso o nosso ponto forte“, afirmou Rosana.

Mesmo com a crise e com a atual situação caótica na política brasileira, Rosana está confiante em poder administar o novo empreendimento. “Está difícil, mas quando a gente acredita, por mais que haja crise, tem que insistir e apostar. Com o tempo vamos melhorando o serviço, vendo o que agrada o público, ajeitando as coisas porque é algo novo aqui“, disse.

Para Beatriz, que está tão engajada quanto a mãe no novo negócio da família, a responsabilidade e a ansiedade são grandes. “Eu estou super nervosa, ensinando minhas primas [que irão atender junto a Beatriz] a falarem alguns cumprimentos em japonês e me preparando também“, disse a estudante de língua japonesa.

E aí, bacana a iniciativa delas, não é? Quem sabe a ideia pegue e se espalhe pelo Brasil.

Confira abaixo algumas imagens de Maid Cafés japonesas:

cafe2

cafe3

cafe4

cafe-maid-1

cafe6

[via Pandanime (Facebook)]

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!