Análises

FIFA Manager 09

FIFA Manager 09

Depois que Will Wright trouxe ao mundo em 1989 o revolucionário SimCity, os gamers do mundo inteiro começaram a simpatizar com jogos que ofereciam a possibilidade de gerenciar algo, desde uma cidade inteira, como no caso de SimCity há, por exemplo, gerenciar a vida de pessoas como em The Sims, outro clássico de Will. FIFA Manager 09 – ou somente FM 09 – não é um jogo do famoso designer americano, mas consegue desempenhar bem seu papel no que se propõe, permitindo que todos os jogadores sintam na pele como é ser dirigente e técnico de um time de futebol profissional.

Na pele de um técnico

Abordando inicialmente a jogatina como técnico, o estúdio Bright Future surpreendeu os jogadores, trazendo uma experiência bem próxima do que é o dia-a-dia de um treinador, claro, com suas devidas ressalvas. Ao começar o jogo é dada ao jogador a possibilidade de escolher qual time gostaria de treinar e também se quer treinar uma seleção nacional, ou pode, por exemplo, seguir no modo carreira, escolhendo o país e a divisão que deseja iniciar sua longa jornada na beirada dos gramados.

Uma vez no comando da equipe o jogador começa a ter noção da quantidade absurda de tarefas de um treinador, desde a organização do time a indicar jogadores, observar time adversários com as informações dos olheiros entre outras várias opções. Treinar o time, por exemplo, é uma tarefa bem complexa já que podemos criar grupos de treinos para melhorar fundamentos específicos de cada jogador, uma vez que determinado grupo de jogadores possuem suas deficiências em comum e individual, obrigando que cada um deles necessite de uma atenção diferenciada. O treinamento é importante também para manter a condição física dos jogadores, evitando que seu time caia de rendimento durante as partidas, não esquecendo também que é importante trabalhar os vários atributos do seu time conforme o plantel de jogadores a disposição, tais como jogar pressionando adversário, melhorar marcação, contra-ataque e assim por diante.

Taticamente também temos boas opções, definindo a formação do time entre as já pré-configuradas (que são totalmente personalizáveis) ou escolhendo uma formação totalmente original, além de estipular para cada posição o comportamento que o jogador deve ter, como a frequência de vezes que o jogador irá ao ataque, estilo de passes, frequência de cruzamentos, entre outras opções. Também há uma opção que permite que os jogadores sejam livres para atuar de acordo com suas características, alias, outra questão que tem bastante variedade, com jogadores com características de ousar mais em dribles e arrancadas ou até mesmo em ser um forte marcador ou aquele jogador que faz passes simples de lado.

Nas partidas em si é possível mudar as táticas de seu time livremente conforme sua necessidade, porém vale ressaltar que cada jogador possuí um nível de obediência tática distinto, então nem todos os jogadores irão desempenhar de modo adequado suas ordens.

Em linhas gerais, para não estender mais ainda essa parte, como técnico você irá desempenhar quase todas as tarefas de um verdadeiro profissional e o caminho para o sucesso será bem complicado mesmo em times de grande porte.

Dentro dos gramados

Complementando a parte de toda preparação técnica e tática do time chega a hora das partidas, aqui temos quatro meios distintos de acompanhar o jogo: 3D Match, Text Mode, Videotext Mode e Instant Results.

Os modos de jogo Videotext Mode e Instant Results é para quem não quer perder tempo ou não tem paciência, já que aqui o jogador apenas acompanha o resultado das partidas, com a diferença que no Videotext Mode é possível acompanhar todos os jogos da rodada e definir a velocidade que o tempo irá passar ao passo que no Instant Result as partidas acontecerão bem rápidas e somente seu jogo é mostrado. Vale ressaltar que esses modos de jogo não há qualquer informação ou detalhes das partidas, apenas são mostrados os placares e o tempo restante de cada jogo, sendo que a única interação é no intervalo para fazer mudanças na equipe.

Já o Text Mode é uma opção bem mais completa. Como estamos acostumados a ver em sites que acompanham em tempo real as partidas, como por exemplo, o Placar ao Vivo do Uol Esportes, aqui todas as situações do jogo serão descritas através de textos, além de um medidor que mostra o quão perigosa está sendo a jogada efetuada. Conforme o que você vai lendo o que acontece no jogo e acompanhando as dicas de seu assistente, além de várias ferramentas de estatísticas é possível definir se é preciso alterar alguma coisa no seu time, se ele está sendo ou não pressionado, se está jogando mal, etc. É um modo de jogo bacana e bem desafiador, já que é preciso ter um senso apurado para interpretar todas as informações e tomar ações corretas para cada situação.

O ponto negativo desse modo é a sensação que seu time não rende o que deveria, não importando as mudanças que faz em dados momentos, mesmo contra time muito inferiores. É claro que é plausível que um time não esteja em um dia inspirado, mas esse tipo de situação ocorre com grande frequência nos primeiros jogos e deixa o sentimento que seu time precisa jogar mal para que o aspirante a técnico sinta a dificuldade de ser um treinador, mesmo que suas escolhas sejam ótimas, o que incomoda em dados momentos. Não será incomum ver seu time perdendo jogos para times muito mais fracos; convenhamos, quais são as chances do Barcelona ou Real Madrid perder para times como Espanyol e Getafe?

E, finalmente, temos o 3D Match, um modo de jogo que leva o jogador a partidas 3D, apesar de os gráficos nesse modo não serem nem de longe bonitos; é no mínimo razoável para ruim. Em contra-partida, essa é a melhor maneira de jogar FM 09, já que você vê o que seu time está fazendo de errado e consegue tomar decisões mais precisas, além de poder observar o comportamento do time adversário, algo que todos os outros modos deixa a desejar. É muito bacana também ver seu time desempenhando com maestria suas ordens e deixa um sentimento de realização dominar os times adversários, principalmente contra equipes fortes.

Esse modo seria perfeito se não fossem a quantidade absurda de problemas que o acompanha, mesmo desconsiderando os gráficos pobres. Não será incomum, por exemplo, ver seu lateral ou ponta tocar a bola para trás mesmo quando o centroavante estiver livre na área somente com o gol a sua frente, ou ver um jogador em um contra-ataque em que não há nenhum jogador além do goleiro a sua frente correr para a linha lateral ao invés de ir em direção ao gol. Há outras centenas de comportamentos de pura burrice de seus jogadores, como o goleiro que toma gols ridículos porque não consegue agarrar uma bola que está rolando em baixa velocidade de determinados ângulos, já que ele precisa estar sempre de frente para a bola para poder pega-la do chão. O que dizer também, quando seu goleiro simplesmente espalma a bola para dentro do gol, mesmo quando a dita cuja iria para fora caso ele a deixa-se passar.

São muitos erros na inteligência artificial e em dados momentos esses erros prejudicam demais o desempenho dos aspirantes a técnicos e, sendo bem franco, é extremamente frustrante perder jogos porque seus jogadores são burros como uma porta, perdendo oportunidades de gols incríveis ou sofrendo revés de modos tão ridículos.

Seja um dirigente

Essa parte do jogo, felizmente, funciona muito bem e bota o jogador na pele de um dirigente de futebol, podendo gerenciar praticamente tudo dentro de seu clube, desde contratações de jogadores a administrar o caixa do clube, negociar com patrocinadores, investir ou não no mercado de ações, definir mimos para sua torcida, expandir as instalações do clube e uma infinidade de opções.

Não importa se quando você iniciou sua carreira você escolheu gerenciar somente o time de futebol, o jogador tem toda a liberdade para mudar o que bem entender, mas é bom lembrar que determinadas situações podem leva-lo a ser demitido, desde a mal resultados em campeonatos como decisões equivocadas na hora de gerenciar o clube. Caso o jogador escolha fundar uma nova equipe, se exagerar nos gastos pode levar o clube à falência.

Felizmente, existem vários assistentes e delegar as tarefas com as quais não está habituado, claro que isso também deixa cada jogador à possibilidade de apenas trabalhar com o que ele realmente gosta, delegando as funções de administrar o caixa para seus assistentes e cuidando só do time e da transferência de jogadores, por exemplo.

Em resumo, gerenciar o clube é um passatempo bem próximo do que acontece nos clubes profissionais e é bem divertido, com atividades típicas de funcionários do ramo, como por exemplo, negociar novas transferências que inclui vários desafios, como achar jogadores dispostos a jogar por seu time e ainda se adequar a situação financeira da equipe.

Licenças e ótimo trabalho na apresentação

FM 09 é um jogo publicado pela EA e se beneficia das vantagens que a empresa tem junto a FIFA, permitindo que milhares de times e ligas apareçam no jogo totalmente licenciados. Uniformes, estádios, jogadores e até mesmo alguns patrocinadores e jornais famosos, como o The Sun são reproduzidos com certa fidelidade.

A apresentação do jogo também é de gala, tentando sempre transmitir ao jogador a sensação de ser um técnico profissional, com direito a entrevistas e comentários semanais nos jornais locais de cada país. A ainda uma extensa lista de ferramentas com estatísticas e números sobre as ligas e times, resumo da temporada, lista de jovens jogadores com grande potencial para virarem craques, premiações e muito mais.

Há única decepção foi o descaso com os times da América do Sul, incluindo o Brasil, com muitos times que não foram licenciados e descaso com nossos vizinhos, como Chile e Argentina e até mesmo com torneios importantes de nosso continente, como a Copa Libertadores, que apenas é uma cópia genérica da Champions League.

Para tentar compensar o descaso, a Bright Future deixou a disposição dos jogadores um robusto editor do Banco de Dados de FIFA Manager, permitindo que os jogadores editem completamente os times e ligas. É possível, por exemplo, definir até mesmo o calendário de cada país, definindo datas para jogos de todas as competições; recomendo que tente ajustar o calendário brasileiro. A comunidade também disponibiliza pacotes de atualização que traz emblemas, uniformes, escalações e deixa os clubes sul-americanos como deveriam estar desde o lançamento do jogo.

Multiplayer

Menção honrosa vai para o multiplayer local para até quatro pessoas, o que adiciona e muito a jogabilidade de FM 09, uma vez que seu amigo é bem mais desafiador que o computador, principalmente na hora de disputar contrações, deixando o jogo mais dinâmico e divertido.

Gráficos razoáveis

No quesito gráficos, FM 09 é um misto de altos e baixos, dependendo de como você aproveitará a jogatina. Caso desconsidere as partidas em 3D tudo será quase perfeito, já que os menus são muito bem distribuídos e cheios de informações e detalhes importantes e, apesar da complexidade do jogo, é fácil de acessar e gerenciar boa parte das funções do seu clube graças à divisão dos menus. Muitos jogadores, por exemplo, possuem fotos reais o que aumenta ainda mais a imersão e realismo.

Em contrapartida, os gráficos 3D do jogo, como as próprias partidas no modo 3D Match são muito ruins, ainda mais se levarmos em consideração que é um jogo de 2008 e FIFA 2009 possuía uma engine gráfica suficiente para deixar as partidas de FM 09 mais bonitas. Os modelos em 3D são pobres em detalhes, as texturas deixam muito a desejar e os efeitos de luz e sombra são simplórios, além de contar com animações mal feitas e um sistema de física ruim. Sim, eu sei que as partidas em 3D não é bem o foco de FIFA Manager, mas o mínimo que se espera é um jogo com algum polimento nos gráficos e física. Não da para perdoar, por exemplo, a inteligência artificial ainda mais se considerarmos que o jogador não controla seus jogadores, então os mesmos têm que saber o que fazer com a bola e como eu disse acima, eles claramente deixam a desejar quando precisam usar um pouco que seja a “cabeça”.

A parte sonora também fica no arroz e feijão, com algumas trilhas agitadas sem vocal, mas esse ponto é amenizado graças a possibilidade de importar as músicas do seu PC para o jogo.

 

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