A Square-Enix lançou recentemente o Final Fantasy IV Pixel Remaster, mais uma das várias encarnações do game que foi originalmente lançado para o Super Nintendo em 1991.
Desta vez, o lançamento conta com gráficos em 2D para remeter o game original, porém com a arte inédita e a trilha sonora re-orquestrada pelo próprio Nobuo Uematsu, compositor dos games originais da série, sendo uma ótima oportunidade de revisitar este clássico com o estilo antigo, porém utilizando a tecnologia atual, misturando o melhor dos dois mundos.
As diferenças de Final Fantasy IV Pixel Remaster para o lançamento original de 1991 incluem:
- Nova pixel art para os personagens e cenários;
- Novas animações para magias;
- É necessário metade dos pontos de experiência para avançar de nível;
- As flechas são infinitas desta vez;
- Praticamente todas as passagens secretas foram reveladas, exceto algumas;
- O jogador pode se mover diagonalmente;
- O inventário de itens é infinito, diferente do original que era limitado. Apesar disso, o Fat Chocobo permanece;
- Equipamento usado pelos membros da equipe que vão embora por questões de história são automaticamente removidos;
- Não se perde mais dinheiro ao fugir das batalhas;
- A habilidade “Pray” da Rosa é mais forte;
- A habilidade “Bluff” de Palom está mais fraca;
- Os sprites dos inimigos reutilizam a versão do Gameboy Advance e WonderSwan Color;
- Os mapas são baseados na versão Complete Collection do PSP;
- O diálogo é baseado no lançamento de Gameboy Advance, com algumas pequenas mudanças;
- O mercador Namingway do Giant of Babil do remake 3D está na dungeon;
- Não é mais possível trocar de membros em Mysidia;
- Não há o Cave of Trials ou a Lunar Ruins;
- Os equipmentos exclusivos do lançamento para GBA ou PSP foram removidos;
- O escritório dos desenvolvedores, que era uma passagem secreta no game lançado para SNES foi removida. Agora, há uma nota prestando uma homenagem para a equipe original.