Curiosidades

Final Fantasy Origins: Relembre a primeira coletânea de remakes que chegou ao ocidente

Final Fantasy I e II do Nintendinho chegou ao PS1 em 2003

Pegando carona com o relançamento do Pixel Remaster, você sabia que a primeira coletânea de remakes dos dois primeiros jogos vieram para o PlayStation I em 2002 com o game Final Fantasy Origins? Antes dele, os dois games haviam tido remakes para o portátil WonderSwan Color, da Bandai, mas ficaram restritos ao Japão, sendo que a versão do primeiro console da Sony foi baseada nele.

Os dois jogos foram lançados no Japão em 2002 como games separados, ou em um pacote chamado Final Fantasy I & II Premium Package. Quando chegou aos Estados Unidos, os dois jogos foram combinados em um único disco, sendo a primeira vez que o Final Fantasy II teve um lançamento oficial na América do Norte.

Se aproveitando da tecnologia muito superior do primeiro PlayStation quando comparado ao Nintendinho 8 bits, os games foram refeitos para terem gráficos semelhantes aos do Super Nintendo, trilha sonora remixada, além de cenas em vídeo para a introdução e o encerramento do game. Além disso, cada um dos games possui dois modos de jogo: Fácil e Normal, sendo este último o mesmo dos lançamentos originais que são bastante difíceis. Mesmo o modo fácil pode soar “pedreira” para jogadores de “primeira viagem”,

Segundo o compositor Nobuo Uematsu, a ideia de remixar as faixas era que eles atingissem a mesma qualidade técnica do Final Fantasy IX. Curiosamente, ele ficou responsável pelos remixes do primeiro Final Fantasy, enquanto o segundo ficou a cargo de Tsuyoshi Sekito, que compôs para Brave Fencer Musashi e atualmente para o remake de Final Fantasy VII.

Além disso, todo o texto do primeiro jogo foi retraduzido para que se aproximasse mais ao script original quando comparado ao lançamento do Nintendinho 8 bits, já que a tradução deste ficou a cargo da própria Nintendo.

Vale dizer que Final Fantasy Origins foi reeditado anos mais tarde para o Gameboy Advance sob o nome Final Fantasy I & II: Dawn of Souls.

Artigos relacionados