Share Button

O primeiro “Forza Horizon” surgiu em 2012 com a proposta de trazer para os amantes de corridas virtuais uma mecânica mais despretensiosa e “arcade”, sem as complexidades realísticas de um simulador. A galera curtiu e hoje já estamos na terceira edição da franquia derivada de “Forza Motorsport”.

Gamehall acelerou fundo e conferiu “Forza Horizon 3” (FH3), lançado recentemente para PC (Windows 10) e Xbox One (com direito a cross-plataform), e podemos afirmar que o título é um dos melhores do gênero que você vai encontrar atualmente! Vem conosco e confira os detalhes em nossa análise abaixo.

forza1

Acompanhando as tendências atuais (e dos seus antecessores), FH3 tem como principal destaque apresentar disputas em alta velocidade em um mundo aberto cheio de possibilidades, ambientado na exótica e bela Austrália em mais um Festival automobilístico, já tradicional da série.

O game inicia com uma atmosfera bem cinematográfica (e que permanece durante todo o tempo), colocando o jogador a bordo da nova Lamborghini Centenario (carrão revelado em março de 2016 em edição limitadíssima de 40 unidades), e já nos primeiros minutos somos apresentados aos belíssimos cenários da paisagem florestal australiana.

Logo em seguida somos transportados para um monstro 4×4 Off Road, acompanhado de uma drástica mudança de cenário, agora passando por trilhas de terra, cavernas escuras e a beira de uma praia com direito a um lindo pôr do sol.

forza8

Essa introdução é apenas uma amostra da variedade de regiões de tirar o fôlego que o jogador encontrará no gigantesco mapa de FH3, duas vezes maior do que o anterior e pronto para ser explorado. O esmero visual pode ser percebido no alto nível de detalhes nos cenários, nas animações, nos efeitos de iluminação e nas mudanças climáticas, como uma chuva repentina que, além de atrapalhar a visão, deixa o asfalto molhado aumentando ainda mais o desafio e a emoção.

O seu objetivo, além de vencer as corridas e de organizar essa festa de quatro rodas, (já que você é a principal estrela do show  isso mesmo, nada de começar como um piloto desconhecido), é popularizar o festival. E para isso é preciso explorar novas regiões (e quem sabe encontrar uma super-máquina abandonada), participar das centenas de eventos e atividades especiais, fazer manobras arriscadas, saltos perigosos e outras maluquices para conquistar um maior número de fãs, ganhar pontos de experiência e desbloquear novas áreas na campanha principal.

forza2

Em se tratando em modos de jogo, FH3 não foge muito do que já foi mostrado nos games anteriores, mas certamente o multiplayer cooperativo é uma das coisas mais legais que você vai encontrar, onde é possível dirigir com outros três amigos (console ou PC) que ajudam a completar as tarefas, deixando a experiência ainda mais divertida.

A jogabilidade é impecável, com respostas perfeitas e acessíveis para jogadores novatos no mundo das corridas, ou para os calejados no volante que gostam de desafios (basta aumentar o grau de dificuldade e desligar as assistências), sem esquecer o mais importante em um jogo de corrida arcade: a diversão!

forza5

Sem as complexidades chatas dos simuladores, aqui o jogador só tem que acelerar e se divertir, com bônus tanto para os motoristas certinhos como também para os “barbeiros” com direção caótica e destrutiva. Seja qual for o seu nível de experiência ou habilidade em jogos de corrida, FH3 oferece diversas opções para que qualquer um possa se divertir.

Outro ponto que merece destaque é parte sonora do game, com uma lista de músicas bem caprichada que vai agradar a todos os gostos, com oito tipos de estações com os mais variados estilos de musica eletrônica, rock, hip hop, entre outros. Além disso, é possível ainda usar a Groove Music, serviço de streaming de áudio da Microsoft, para ouvir a sua playlist personalizada.

forza6

O pacote sonoro é complementado pelos excelentes efeitos sonoros, com o ronco dos motores dos veículos, batidas, derrapagens e outros. A dublagem em inglês também se apresenta bem convincente, e a boa notícia é que o jogo está 100% em português do Brasil, com um altíssimo nível de qualidade tanto da tradução das legendas como na performance dos dubladores – ponto positivaço para a Microsoft Brasil, mostrando aquela atenção especial para o público brasileiro!

Uma das novidades é a possibilidade de se usar um drone, que permite tirar incríveis fotografias ou filmar uma corrida completa – ou simplesmente para você dar uma sapeada e conhecer a região onde vai correr. O inovador sistema de Inteligência Artificial “Drivetar“ está de volta, que permite armazenar a jogabilidade de jogadores reais e os colocar como rivais durante a corrida – e que agora permite contratar para a sua equipe ao vencê-lo. E se o SEU Drivatar tiver um bom desempenho, vai aparecer no jogo de outras jogadores, o que vai lhe garantir uma grana extra sem fazer esforço (ae sim heim!). E dessa maneira a comunidade online vai crescendo, com destaque para os motoristas mais habilidosos.

Por fim, apesar de não ser um simulador, FH3 apresenta opções robustas de customização, passando de partes mais simples aos mais técnicos para dar aquela “tunada pessoal” esperta em sua máquina e deixá-la com a sua cara. Se depois dessa análise você ainda não se convenceu do altíssimo nível de qualidade do jogo, deixo aqui um vídeo/trailer com as belas imagens in-game:

Ah, antes que eu me esqueça, a versão de PC parece estar com alguns problemas de “engasgadas” (a versão testada da análise foi de Xbox One e ela estava rodando lisinha a 1080p/30fps) devido à proteção anti-pirataria, mas alguns usuários já encontram algumas soluções – leia mais aqui.