Você adora destroçar seus amigos com a serra elétrica no modo multiplayer de Gears of War? Pois saiba que nem era para o primeiro jogo da série ter isso inicialmente.
De acordo com uma entrevista de Cliff Bleszinski, criador da franquia, ao site IGN, ele explicou que o multiplayer de Gears of War foi adicionado apenas durante o desenvolvimento e que quase foi cortado da versão final do game. Cliff disse que o primeiro Gears of War estava sendo observado bem de perto pela Microsoft pois se tratava de um grande lançamento de final de ano para o Xbox 360, o que quase resultou no modo multiplayer ter sido removido para que o jogo fosse lançado a tempo.
Cliff falou também sobre como foi o processo de criar os mapas para os modos online do jogo, explicando que eles “pareciam muito com Counter-Strike“, assim como sua ideia inicial de fazer os jogadores comprarem armas entre as rodadas.
Houve muita pressão durante todo este processo, e em relação à quase exclusão do modo multiplayer, Cliff disse:
“Foi como nós sempre dissemos mesmo com o jogo atual que estamos desenvolvendo (LawBreakers). Nós estamos construindo uma auto-estrada ao mesmo tempo que o carro está queimando o asfalto a 9000 milhas por hora. Nós estávamos sob imensa pressão da Microsoft para lançar o jogo no final do ano, fazendo as demos da E3 e tudo isso, e eles realmente não achavam que a jogabilidade com sistema de cobertura seria divertida.”
Cliff também revelou que Gears of War 3 foi seu favorito da série, pois segundo ele “Foi quando nós realmente afinamos as coisas e tínhamos servidores dedicados e tudo mais. Nós tínhamos vários modos de jogo, diferentes personagens, mulheres batalhando…era legal”.
O próximo jogo da série, Gears of War 4, está sendo produzido pelo estúdio The Coalition, sem a ajuda de Cliff, e será lançado para Xbox One no dia 11 de outubro.