Notícias

George Lucas processa empresa de informática “Jedi Mind”

George Lucas, o criador da saga “Star Wars”, está processando a empresa Jedi Mind por uso indevido da marca.

A empresa está comercializando um periférico para games que permite aos usuários controlar os seus movimentos nos jogos utilizando o “poder da mente”, pela detecção das ondas cerebrais. A empresa inclusive faz referência ao “truque da mente Jedi” do universo Star Wars e diz que é possível jogar “World of  WarCraft” e “Call of Duty” usando o periférico. A LucasFilm não gostou da associação do nome Jedi com o produto, e teria enviado uma intimação judicial à Jedi Mind Inc em 2009 pedindo a retirada da palavra e referências Jedi do produto da empresa. Apesar disso, a Jedi Mind não teria tomado as devidas providências, o que levou a LucasFilm a entrar com um processo de infração de copyright.

De acordo com a Reuters, a LucasFilms tem propriedade nos termos “Jedi Knight”, “Jedi Power Battle” e “Jedi Training Academy”, mas não diretamente sobre “Jedi Mind”.

Entretanto, a LucasFilm afirma ter direito não só ao nome Jedi, mas de “todas as características associadas aos cavaleiros Jedi, ainda que elas não constem no registro da marca, como por exemplo as roupas Jedi, os sabres de luz, o poder de levitar objetos, a capacidade de disparar raios de energia a partir da ponta dos dedos”, entre outros.

A LucasFilm está pedindo US$ 5 milhões em indenização.

Confira abaixo um vídeo do Jedi Mouse, um dos produtos da empresa.

E que a força esteja com você!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!