Share Button

Sonic: O Filme foi lançado nos cinemas no dia 14 de fevereiro e já atraiu milhares de fãs em todo o mundo, especialmente aqui no Brasil – atualmente o longa-metragem arrecadou mais de US$ 266 milhões na bilheteria mundial.

No filme, Sonic fica preso na Terra e conta com a ajuda do policial Tom Wachowski (James Marsden), para escapar de Dr. Robotnik (Jim Carrey) e suas invenções robóticas.

E como já era de se esperar, o filme do ouriço é recheado de easter eggs e referências do seu próprio universo dos games e também da cultura pop em geral. Nós listamos algumas delas abaixo, mas várias outras ficaram de fora – fique a vontade para lembrá-las nos comentários!

Vale lembrar que o texto abaixo contém spoilers, por isso é recomendado que você já tenha visto o filme!

1 – Green Hill Zone e Tribo Equidna

No começo do filme vemos Sonic correndo pela icônica Green Hill Zone, a primeira fase do game original para Mega Drive. Nesta parte também vemos um baby Sonic fugindo de uma tribo ancestral de equidnas, a mesma de onde surgiu Knuckles (que apareceu pela primeira vez nos games em Sonic 3, para Mega Drive).

No entanto, essa tribo apresentada no filme é um “clã maligno”, conhecido como Clã Nocturnus que tem como plano conquistar o mundo. Essa tribo aparece como principal antagonista no game Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood. Em Sonic Adventure também é possível saber mais sobre a tribo dos equidnas.

2 – The Flash

Já na Terra, Sonic é apresentado como um típico adolescente, mas vivendo em uma caverna. Ele é fã de gibis e seu herói favorito só poderia ser o The Flash, possuindo uma pilha de HQs do herói.

3 – Obi-Wan Kenobi, Keanu Reeves, Vin Diesel e The Rock

Em vários momentos do filme, Sonic demonstra ter conhecimento da cultura pop da Terra, confira alguns deles abaixo:

Ao descrever a personagem Longclaw (Garra Longa, em tradução), a coruja que cuidou de Sonic quando criança, ele diz que “ela era basicamente Obi-Wan Kenobi, se ele tivesse um bico e comesse ratos“.

Em outro momento, Sonic também revela ser um grande fã de Keanu Reeves, ao assistir empolgado o clássico filme Velocidade Máxima, de 1994.

Durante uma perseguição de Dr. Robotnik, o ouriço faz uma referência ao longa Velozes e Furiosos, dizendo que se sente como Vin Diesel ao dirigir um carro em alta velocidade (e até com direito a discurso sobre a família).

E por fim, quando acorda após ser desnorteado, o herói pergunta em que ano estamos e se The Rock já é presidente dos Estados Unidos – o ator já fez diversas declarações sobre concorrer à presidência dos EUA.

3 – Sanic

Até mesmo o infame meme Sanic (que surgiu pela primeira vez em 2010) aparece no filme, por meio de um desenho feito por um andarilho considerado louco pelos habitantes da cidade. Segundo ele, o desenho retrata um “demônio azul” que corre pela floresta.

4 – Logo de Abertura

Quando Sonic está dentro de sua caverna treinando com dois nunchakus, ele está usando uma bandana na cabeça com o desenho da moldura com asas, a mesma que aparece na abertura dos games clássicos do personagem.

5 – Badniks

Os Badniks são os inimigos robóticos, construídos por Dr. Robotnik, que Sonic derrota nos jogos. Em uma cena do filme, em que o vilão está fazendo experimentos dentro de seu caminhão, é possível ver um quadro de energia com a palavra “Badniks”.

6 – Chili Dogs

O Chili Dog, ou cachorro-quente apimentado, é uma das comidas favoritas de Sonic nos quadrinhos e nas animações. Durante a cena da briga do bar de motoqueiros, Sonic é visto comendo vários Chili Dogs.

7 – Planeta Cogumelo

Durante o filme, Sonic diz que não quer sair da Terra pois o seu próximo destino seria o “planeta cogumelo”, que pode ser uma referência para a Mushroom Hill Zone, primeira fase de Sonic & Knuckles.

Porém, no jogo o cenário é bastante colorido e cheio de vida, bem diferente do que Sonic comenta no filme, dizendo ser “um planeta terrível e sem graça com cogumelos nojentos e fedorentos“, o que poderia indicar uma alfinetada ao seu maior concorrente, Mario Bros e sua turma, com aventuras que se passam justamente no Reino do Cogumelo. Será?

Robotnik é enviado para o planeta cogumelo no final do filme, onde aparentemente enlouquece (será que comeu muitos cogumelos?) e assume uma aparência mais parecida com a do vilão nos games (imagem acima).

8 – Gotta Go Fast!

Gotta Go Fast (Preciso ir Rápido, em tradução), é o famoso lema de Sonic (além de ser tema musical) e é dito pelo herói e pela sobrinha do policial Tom de forma bem hilária durante o filme.

9 – Carro-Cama e Mega Drive

Na caverna e no final do filme, quando Sonic ganha seu próprio quarto na casa de Tom e Maddie, é possível ver uma cama em formato de carro (e também um console Mega Drive perdido por ali). Uma cama muita parecida já apareceu nos quadrinhos do ouriço (e também nos games Sonic Drift para Game Gear, na imagem acima), além claro de servir como referência aos games de corrida como Sonic All-Stars Racing.

10 – Tails

Se você saiu do cinema assim que os créditos apareceram, provavelmente não deve ter visto a cena extra com Tails, que chega na Terra à procura de Sonic, e que com certeza estará presente na sequência do filme! Confira a cena no vídeo abaixo: